Sabemos que com dois pontos formamos uma reta, mas três pontos só irão formar uma reta se estiverem alinhados, ou seja, deverão ser colineares.
Uma das formas de verificar a condição de alinhamento de três pontos é graficamente, mas não é tão precisa, pois um dos pontos pode estar fora da reta a uma distância mínima que não seja detectada pelo gráfico, assim teremos que utilizar outros recursos para encontrar a condição de alinhamento de três pontos.
Considere os pontos A (2,5), B (3,7) e C (5,11). Para verificar se eles pertencem a uma mesma reta é preciso levar em consideração dois teoremas. Um deles é a propriedade que diz: se duas retas são paralelas e têm um ponto em comum, então são paralelas coincidentes. O outro é a fórmula para calcular o coeficiente angular de uma reta.
Considerando as retas AB e BC, o ponto B é comum, as duas retas e os seus coeficientes angulares são iguais a: mAB = 2 e mBC = 2, como são iguais podemos dizer que os três pontos pertencem a uma mesma reta.
Com esse exemplo podemos concluir que três pontos quaisquer A(xA,yA), B(xB,yB), C(xC,yC) serão colineares se o coeficiente angular de AB for igual ao coeficiente angular de BC.
Exemplo 1:
Verifique se os três pontos são colineares: A (3,6) B (1,4) C (4,1).
MAB = 6-4 = 2 = 1
3-1 2
MBC = 4-1 = 3 = -1
1-4 -3
Como os coeficientes são diferentes, os três pontos não são colineares.
Exemplo 2:
O valor de x para que os pontos A(1,3), B(-2,4) e C(x,0) no plano sejam colineares, deverá ser?
MAB = MBC
4 - 3 = 0 – 4
-2 - 1 x - (-2)
1 = -4
-3 x + 2
x +2 = 12
x = 12- 2
x = 10
Portanto, para que A, B e C sejam colineares, x deverá ser igual a 10.
extraido de www.mundoeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário