Os esteróides anabolizantes são hormônios sintéticos com efeitos semelhantes aos da testosterona, utilizados mediante aconselhamento médico em doses controladas para tratar certos problemas, como por exemplo, a deficiência de hormônio masculino na adolescência.
Contudo, são também consumidos, em grande quantidade e sem qualquer aconselhamento especializado, por pessoas (normalmente jovens) que querem aumentar sua musculatura rapidamente.
O nome anabolizante indica justamente que essa substância estimula o metabolismo, induzindo a síntese de proteína no músculo.
O problema é que o uso descontrolado de esteróides, por meio da automedicação, pode interromper o desenvolvimento e crescimento de um indivíduo (adolescente), provocar esterilidade, diminuição dos testículos, depressão, câncer no fígado e na próstata, alteração da pressão arterial e até um ataque cardíaco.
Na mulher pode agir diminuindo o tamanho dos seios, desequilibrar o ciclo menstrual e promover o aparecimento de características masculinas, como a presença de pêlos na face.
www.mundoeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário