Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
• Os sons são produzidos pela matéria em vibração; ao se deslocar no meio (o ar) qualquer corpo pode ser sede de um movimento vibratório
• Os diferentes níveis de pressão do ar que provocam o som são a base para calcular caixas acústicas
• O som se propaga em todas as direções dentro de um meio apropriado
• No ouvido as ondas atingem o tímpano, q começa a vibrar na mesma freqüência dessas ondas, e transmite ao cérebro por impulsos elétricos o som.
• O ouvido é um transdutor receptivo (dispositivo q transforma um tipo de energia em outro tipo)
• Ondas sonoras são longitudinais (pulsos longitudinais)
• Ouvido humano: 20Hz – 20000Hz (abaixo = infra-sons e acima=ultra-sons)
• Ondas sonoras audíveis: vibração de cordas, de colunas de ar, discos e membranas
• O som musical (agradável) é produzido por vibrações periódicas; o ruído (desagradável) é produzido por vibrações aperiódicas
• A maioria se transmite pelo ar, mas nas grandes altitudes os sons não são muito audíveis pq o ar é menos denso. (no ar denso as mols. gasosas estão mais próximas e transmitem a energia cinética entre si mais facilmente)
• Por isso sons não se transmitem no vácuo (não existe meio material para sua propagação)
• Os sólidos transmitem o som melhor q os líquidos, e estes melhor que os gases.
• Qto maior a vibração da fonte, maior a energia sonora, então qto maior a amplitude da onda maior a intensidade do som.
• Intensidade sonora: bel (B) ou decibéis.
• Acima de 160 dB podem romper o tímpano
• Altura do som: graves ou baixos têm freqüência menor - Agudos ou altos têm freqüência maior
• Onda sonora = onda material = onda mecânica (ondas na água, na corda ou mola tb são mecânicas)
REFLEXÃO
• ECO = é o som refletido q se distingue do som direto
• Para ouví-lo é preciso estar a mais de 17m de distância do obstáculo refletor, pq o ouvido humano só distingue sons com intervalo de 0,1s
• O som (v =340m/s) percorre 34m nesse tempo
• REVERBERAÇÃO = reflexões múltiplas q reforçam o som e prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão
• É o prolongamento propriamente dito
• Ocorre qdo o som refletido atinge o observador no instante em q o som direito está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva
ABSORÇÃO
• Propriedade dos materiais e formas existentes onde o som se propaga
• O raio refletido guarda menor potencial sonoro q o incidente
VELOCIDADE DO SOM
• o que se desloca são as ondas
• o deslocamento do feixe sonoro depende diretamente do meio onde ele se propaga
• qto mais denso o meio, maior a velocidade da propagação (levando em conta as características internas de cada material e a temperatura, sendo q a última pode alterar bastante as mols. do material)
• qto mais denso o material, mais próximas e rigidamente ligadas estão suas mols, o q aumenta a velocidade do som; a temperatura atua diretamente nessas 2 características
• a velocidade do pulso depende da intensidade da força de tração e da densidade do meio em q se propaga, qto maior a força de tração maior a velocidade de propagação.
• Qto mais a corda estiver esticada maior será a intensidade da força q uma parte exerce sobre as mais próximas.
• Qto maior a densidade do meio, menor a propagação do pulso. (fórmula de Taylor)
EFEITO DOPPLER
• É a variação do comprimento de onda (λ) devido ao movimento (afastamento/aproximação) da fonte emissora
• Mais comum o efeito Doppler sonoro
• fa= freqüência da fonte; vo= velocidade do observador; v = velocidade do som
• a freqüência aparentemente aumenta qd o observador se aproxima da fonte, e ao se afastar dela vo deve ser subtraído de v.
• no caso de movimento, temos
• um corpo plástico (q se recupera de uma deformação) devolve a energia armazenada na deformação (resiliência); corpos elásticos conduzem melhor o som
RESSONÂNCIA
• todo sistema elástico possui uma freqüência natural de vibração; todo corpo reage a uma vibração em virtude de sua inércia;
• qd uma fonte sonora vibra na mesma frequencia de um sistema este passa a vibrar com grande intensidade = é a ressonância.
Autoria: Natalie Rosa Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário