construindo o jogo trilha matemática
Objetivos do jogo
Em geral, os jogos matemáticos têm como finalidade fazer com que a criança construa novos conhecimentos na área e que, através do lúdico, ela modifique algumas concepções sobre a disciplina, de que é complexa impossível de aprender e o que é pior, pensar que a matemática não pode ser encontrada nem utilizada no cotidiano.
Sendo assim, no presente jogo listamos alguns objetivos, em que as crianças ao jogarem podem alcançar:
· Compreender noções de sequência numérica;
· Incentivar o cálculo mental e o raciocínio lógico;
· Trabalhar número antecessor e sucessor;
· Resolver cálculos matemáticos a partir das quatro operações;
· Resolver situações-problema;
· Resolver expressões numéricas que envolvam duas ou mais operações.
DESCRIÇÃO DO JOGO
è Regras do jogo
O jogo “Trilha matemática” pode ser jogado por até quatro crianças. Cada uma ficará com um pino, feito a partir da tampinha de garrafa “pet”. Ao serem laçados os dados, iniciará aquele que conseguir obter o maior valor. Os participantes terão um minuto para responder as perguntas contidas nos cartões. Porém, ao pegar o cartão o jogador, sem olhá-lo, deverá entregar para outro competidor ler sua questão, pois no cartão também conterá a resposta. Vencerá aquele que conseguir chegar primeiro na última casinha da trilha matemática.
è Modo de jogar
O jogo será da seguinte forma: o primeiro jogador lançará o dado; o número que aparecer no dado será a quantidade que o competidor avançará com a sua tampinha. Se a tampinha se posicionar na cor rosa, por exemplo, o jogador terá que escolher um cartão da mesma cor e responder o problema escrito nesse cartão. Respondendo corretamente, ele avançará uma “casa” na trilha; se omitir a resposta ou errar o problema, retrocederá uma “casa”. Se, por acaso, a tampinha se posicionar na cor azul, o participante deverá responder a questão e avançar duas “casas”, quando a pergunta for respondida corretamente, mas, caso erre deverá voltar duas “casas”. Em último caso, se o jogador parar na cor marrom, irá responder ao desafio do jogo e se errar estará sujeito as seguintes determinações que dependerão da complexidade do problema:
- Retorne ao início do jogo;
- Passe uma rodada sem jogar;
-Troque de posição com o competidor que está em menor colocação.
Logo em seguida será a vez do outro jogador repetir esse mesmo processo, até a chegada.
è Composição do jogo:
O jogo “trilha matemática” consiste de:
· Um tabuleiro, com um “caminho” que deve ser percorrido pelos jogadores;
· Um dado - para saber a ordem dos participantes em cada jogada e para determinar quantas casas os competidores devem andar;
· Quatro tampinhas de garrafa “pet” - representando os pinos dos jogadores;
· Três tipos de cartões – 36 ou mais cartões disponíveis nas cores rosa, azul e marrom. O cartão da cor rosa será o das questões que envolvem uma única operação; os cartões de cor azul serão questões com duas operações e os cartões de cor marrom representarão os desafios com problemas matemáticos e expressões numéricas com mais de duas operações.
è Material necessário para construção:
· Cartolina rosa e azul para a construção dos cartões e identificação das cores das casas no tabuleiro;
· Papel madeira para a base do tabuleiro;
·Cola, tesoura, régua, hidrocor, lápis de cor e giz de cera para construção dos cartões e tabuleiro.
· Tampinhas de garrafa “pet” representando os pinos dos jogadores.
fonte:aprendendoconosco2012.blogspot.com.br
Olá !Bom dia gostei muito deste método dá para ensinar matemática brincando,muito divertido mesmo.Parabéns!
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