Professor de Matemática e Ciências Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com.br
www.accbarrosogestar.blogspot.com.br
O que é Avaliação?
Avaliação é um processo continuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre
professor e aluno .Neste caso avaliação não pode ser vista como método de reprovação mais uma especialidade para promover o conhecimento participativo ,coletivo e construtivo entre ambos. Podemos afirmar também que avaliação se divide em diversas modalidades como formativa,diagnóstica,somatica entre outras. Mais vamos realizar uma análise rápida sobre a avaliação formativa "é um ponto de partida ,útil para assimilação ou retificação dos conteúdos abordados em aula e aplicando uma estágios para um processo de aprendizagem avaliativo e possibilitando ao professor abordagens mais didáticas . Avaliação somativa está integrada ao objetivos específicos a serem aplicados em aula e captar a rentabilidade cognitiva dos alunos na compreensão e aquisição dos conhecimentos adquiridos pelos educandos. Outra modalidade trata-se da diagnóstica seria a mais complexa entre as demais pois a diagnóstica trabalha com a visão do o todo das demais acima . Vamos compreender então a avaliação diagnóstica serve para nos educadores realizarmos os parâmetros do conhecimento dos nossos alunos do início ao fim de todo os processos avaliativos, ela avalia os conhecimentos dos alunos quantos aos conteúdos que ele captou durante o percurso aprendido.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.
Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.
Existem inúmeras técnicas avaliativas como, por exemplo, a prova de consulta, trabalhos e pesquisas, resolução de soluções problemas, entre muitas outras técnicas, as quais permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, essas técnicas apresentam algumas características como:
• Possibilidade de professor e aluno dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem;
• A motivação para a correção e o progresso do educando, sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe.
O importante é entender que avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando corrigir erros e construir novos conhecimentos.
Tipos de Avaliação
Avaliação Diagnóstica
Tanto no âmbito geral do curso, como nas ações do professor, é utilizada a avaliação diagnóstica, visando identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz, tanto antes de iniciar o curso, como ao iniciar uma nova prática, mesmo que seja em menor escala, “(...) buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permite a averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem.” (SANT’ANA, 1997, p. 33)
Avaliação Formativa
Alguns educadores utilizam a avaliação formativa, visando identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo. Para Perrenoud (1999) esta prática de avaliação pode ser entendida como uma prática "contínua que pretenda melhorar as aprendizagens em curso, contribuindo para o acompanhamento e orientação dos alunos durante todo o seu processo de formação. É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”.
Avaliação Somativa
Essa modalidade, geralmente, é aplicada ao final de cada período de aprendizado, com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário