Colégio Estadual Dinah
Gonçalves
Planejamento anual 2020
Disciplina: Matemática
Aulas semanais: 3
Série: 2º ano Ensino Médio
Turnos:
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
01 – COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da
BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento
didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e
valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
02 – Temas a serem trabalhados:
Previsão
|
Eixo temático/ Tema do CBC
|
Tópicos
|
1º Bimestre
|
Unidade I:
Matrizes
Unidade I:
Trigonometria
|
1) Estudo das Matrizes
6) Função Seno
2) Determinantes
7) Função Cosseno
3) Sistemas Lineares
8) Função Tangente
4) Circunferência trigonométrica. 9) Lei dos
senos.
5) Razões trigonométricas na circunferência. 10) Lei dos cossenos.
|
2º Bimestre
|
Unidade II:
Geometria
Espacial
|
1) Área de figuras planas
3) pirâmides
2) prisma
4) cilindro
|
3º Bimestre
|
Unidade II:
Geometria Espacial
Unidade III:
Analise
combinatória
|
5) cone
6) esfera
1) princípio fundamental da contagem
2) fatorial
3) agrupamento simples
|
4º Bimestre
|
Unidade III:
Analise
combinatória;
Unidade III:
Probabilidade.
|
4) Permutação
6) Combinação
5) Arranjo
1) Definição Probabilidade 4)
Probabilidade da interseção de dois eventos
2) Probabilidade da união de dois eventos 5) Eventos independentes.
3) probabilidade condicional
|
03 – Metodologia:
Aulas expositivas;
Trabalhos em equipes;
Vídeo
aulas;
Class
room (sala digital).
04 – Recursos didáticos:
- Lousa, giz;
- Instrumentos de medidas;
- Jornais e revistas;
- Jogos.(xadrez) ;
-software;
-lousa digital.
05 – Avaliação da aprendizagem:
-Participação dos alunos em sala
de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina
0bservações:
As
turmas serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade
verificada pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o
planejamento anual será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao
professor, junto à supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias
conforme surgirem as necessidades de intervenção;
Os
projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do
desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão
apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho
cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da
transdisciplinaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário