segunda-feira, 20 de abril de 2020

Adição de números Inteiros

Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso
Ensino no Colégio Estadual Dinah Gonçalves
WWW.twitter.com/profbarroso email accbarroso@hotmail.com
Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com e http://accbarrosogestar.blogspot.com.brextraído do
www.mundoeducacao.com.br
Em um jogo de somar, as fichas são amarelas ou vermelhas.
Ao tirarmos uma ficha temos que adicionar o número tirado, se a ficha for amarela o número é positivo e se a ficha for vermelha o número é negativo.



Ganha aquele jogador que conseguir ter maior quantidade de pontos.

Eduardo e Mônica começaram a jogar. Eduardo na primeira rodada ficou com +16 pontos, retirou nas rodadas seguintes as fichas . Qual é a situação de Eduardo.

Vamos fazer os cálculos:



Portanto, Eduardo ao final do jogo estava com – 97 pontos.

Com os cálculos acima podemos concluir que:
Na soma de dois números inteiros com sinais iguais, o valor absoluto será a soma das parcelas, e o sinal será o mesmo das parcelas.
Exemplo: (+ 5) + (+ 4) = + 9
(- 5) + (- 4) = - 9

Na soma de dois números inteiros com sinais diferentes, o valor absoluto será a diferença das parcelas e o sinal será o da parcela de maior valor absoluto.
Exemplo: (- 5) + (+ 4) = - 1

A Soma de dois números inteiros opostos é ZERO.
Exemplo: (+ 10) + (- 10) = 0

Simplificando a escrita:





Propriedades da Adição:

►Propriedade do fechamento

(+15) + (+8) = +23
(-34) + (+20) = -14
(-60) + (+60) = 0
A soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro.

► Propriedade Comutativa

(+20) + (-43) = -23
(-43) + (+20) = -23

(+20) + (-43) = (-43) + (+20)

A ordem das parcelas não altera a soma


► Propriedade Associativa

[(+10) + (-6)] + (-80) (+10) + [(-6) + (-80)] =
= (+4) + (-80) = -76 (+10) + (-86) = -76

Numa adição de três ou mais parcelas, podemos associar as parcelas de formas diferentes, que os resultados serão iguais.

►Elemento Neutro

(-32) + 0 = 0 + (-32) = -32
(+250) + 0 = 0 + (+250) = +250

O zero é o elemento neutro da adição.

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