terça-feira, 7 de abril de 2020

Pará


Bandeira do Pará
Significado da bandeira: o vermelho representa a força da população paraense; a faixa branca, o Rio Amazonas e a linha do Equador (que “corta” o estado na porção norte); e a estrela azul simboliza o estado do Pará.
Com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, o Pará é o segundo maior estado do Brasil. Essa unidade federativa integra a Região Norte e faz fronteiras com o Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Amazonas, Roraima, Amapá, Suriname, Guiana e com o Oceano Atlântico.
O Pará apresenta uma grande diversidade paisagística, abrigando áreas de cerrado, Floresta Amazônica, mangues e campos na ilha de Marajó. O relevo é caracterizado por planície, depressões e pequenos planaltos. A hidrografia é formada pelos rios Amazonas, Jari, Pará, Tapajós, Tocantins, Trombetas e Xingu.

Localização do Pará no mapa do Brasil
De acordo com dados do Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará é habitado por 7.558.078 pessoas, sendo o estado mais populoso da Região Norte. A maioria dos habitantes (68,5%) reside em áreas urbanas. Belém, capital estadual, é a cidade mais populosa: 1,3 milhão de habitantes.
Na economia, o estado se destaca pela grande produção de minério de ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro e estanho. A agropecuária baseia-se na criação de rebanhos bovinos, bubalinos, equinos e suínos, além do cultivo de cana-de-açúcar, laranja, mandioca, arroz, pimenta-do-reino, etc. O setor industrial, pouco diversificado, atua nos segmentos alimentício, madeireiro, mineração, químico e de alumínio.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário