PLANEJAMENTO
ANUAL 2020
Professor(a): Antonio
Carlos Carneiro Barroso
Turma: 9º ano do Ensino Fundamental
Disciplina:
Matemática
01 – COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS
NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da
BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento
didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e
valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões
comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
02 – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana,
fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes
momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar
problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca
de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo
a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para
interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos
convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive
tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos,
sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos,
incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto
prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões,
utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além
de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever
algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo,
questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos,
sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos
e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para
responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a
identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada
questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
03 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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1º BIMESTRE - 9º Ano
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Números
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Sistema de numeração decimal: características, leitura,
escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados
na forma decimal
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(EF06MA01)
Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
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Necessidade
dos números reais para medir qualquer segmento de reta Números irracionais:
reconhecimento e localização de alguns na reta numérica
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(EF09MA01)
Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos
de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas
de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a
medida de cada lado como unidade).
(EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação
decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles
na reta numérica.
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Potências
com expoentes negativos e fracionários
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(EF09MA03)
Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes
fracionários.
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Números
reais: notação científica e problemas
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(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números
reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
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Porcentagens:
problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos
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(EF09MA05)
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação
de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação
financeira.
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Álgebra
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Funções:
representações numérica, algébrica e gráfica
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(EF09MA06)
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas
variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse
conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas
variáveis.
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BIMESTRE
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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2º BIMESTRE -9º Ano
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Álgebra
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Razão
entre grandezas de espécies diferentes
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(EF09MA07)
Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
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Grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
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(EF09MA08)
Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade
direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em
partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais,
ambientais e de outras áreas.
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Expressões
algébricas: fatoração e produtos notáveis Resolução de equações polinomiais
do 2º grau por meio de fatorações
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(EF09MA09)
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
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Geometria
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Demonstrações
de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por
uma transversal
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(EF09MA10)
Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal.
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Relações
entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo
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(EF09MA11)
Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos
centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de
softwares de geometria dinâmica.
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BIMESTRE
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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3º BIMESTRE – 9º Ano
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Geometria
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Semelhança
de triângulos
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(EF09MA12)
Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos
sejam semelhantes.
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Relações
métricas no triângulo retângulo Teorema de Pitágoras: verificações
experimentais e demonstração Retas paralelas cortadas por transversais:
teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais
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(EF09MA13)
Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de
Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
(EF09MA14)
Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das
relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por
secantes.
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Polígonos
regulares
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(EF09MA15)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando
régua e compasso, como também softwares.
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Distância
entre pontos no plano cartesiano
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(EF09MA16)
Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois
pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem
o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo,
medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
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Vistas
ortogonais de figuras espaciais
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(EF09MA17)
Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento
para desenhar objetos em perspectiva
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BIMESTRE
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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4º BIMESTRE – 9º Ano
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Grandezas e medidas
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Unidades
de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas Unidades de
medida utilizadas na informática
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(EF09MA18)
Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou
muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares,
tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores,
entre outros.
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Volume de
prismas e cilindros
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(EF09MA19)
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de
cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
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Probabilidade
e estatística
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Análise de
probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes
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(EF09MA20)
Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e
calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
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Análise de
gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de
leitura ou de interpretação
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(EF09MA21)
Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que
podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas
inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações
importantes (fontes e datas), entre outros.
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Leitura,
interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de
dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e
de setores e gráficos pictóricos
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(EF09MA22)
Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com
ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto
de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
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Planejamento
e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório
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(EF09MA23)
Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e
comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas
de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados,
construídos com o apoio de planilhas eletrônicas
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03 – Metodologia:
Aulas expositivas;
Trabalhos em
equipes;
Vídeo aulas;
Class room (
sala digital).
04 – Recursos didáticos:
- Quadro Negro / Giz /
Apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
05 – Avaliação da
aprendizagem:
-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.
Observações:
As
turmas serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade
verificada pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o
planejamento anual será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao
professor, junto à supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias
conforme surgirem as necessidades de intervenção;
Os
projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do
desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão
apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho
cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da
transdisciplinaridade.
gostei muito do sei planejamento, meus parabéns pela organização.
ResponderExcluirEsse planejamento é o mesmo que vai ser usado em Minas Gerias ?
ResponderExcluirParabéns pelo seu Plano! Em Caucaia-Ce, elaboração as Habilidades do Município.
ResponderExcluirParabéns pela organização!!!
ResponderExcluirMelhor blog que já tive acesso, tudo muito organizado e a disposição para estudo e consulta. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns. Muito organizado.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirObrigado pelo brilhante trabalho
ResponderExcluirMuito bom. Excelente. Gostei muito. Parabéns.
ResponderExcluirGostaria que seu plano foxxe também de acordo com os descritores do SIMAVE
ResponderExcluirFOSSE
ResponderExcluirGostei muito professor.
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