PLANEJAMENTO
ANUAL 2020
Professor(a): Antonio
Carlos Barroso
Turma: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina:
Matemática
01 – COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS
NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da
BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento
didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e
valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem
como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões
comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
02 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
1º BIMESTRE – 8º Ano
|
Números
|
Notação
científica
|
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
|
Potenciação
e radiciação
|
(EF08MA02)
Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e
radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
|
||
O
princípio multiplicativo da contagem
|
(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja
resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
|
||
Porcentagens
|
(EF08MA04)
Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo
o uso de tecnologias digitais.
|
||
Dízimas
periódicas: fração geratriz
|
(EF08MA05)
Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz
para uma dízima periódica.
|
||
Álgebra
|
Valor
numérico de expressões algébricas
|
(EF08MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
|
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
2º BIMESTRE – 8º Ano
|
Álgebra
|
Associação
de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano
|
(EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no
plano cartesiano
|
Sistema de
equações polinomiais de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano
cartesiano
|
(EF08MA08)
Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que
possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas
incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como
recurso.
|
||
Equação
polinomial de 2º grau do tipo ax2 = b
|
(EF08MA09)
Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser
representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.
|
||
Sequências
recursivas e não recursivas
|
(EF08MA10)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva
e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os
números ou as figuras seguintes.
(EF08MA11)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um
algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
|
||
Variação
de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não
proporcionais
|
(EF08MA12)
Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente,
inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente
por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA13)
Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou
inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
|
||
Geometria
|
Congruência
de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros
|
(EF08MA14)
Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da
congruência de triângulos
|
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
3º BIMESTRE – 8º Ano
|
Geometria
|
Construções
geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares
|
(EF08MA15)
Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria
dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos
regulares.
(EF08MA16)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do
ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.
|
Mediatriz
e bissetriz como lugares geométricos: construção e problemas
|
(EF08MA17)
Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na
resolução de problemas.
|
||
Transformações
geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação
|
(EF08MA18)
Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações
geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
|
||
Grandezas e medidas
|
Área de
figuras planas Área do círculo e comprimento de sua circunferência
|
(EF08MA19)
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras
geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros,
triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
|
|
Volume de
cilindro reto Medidas de capacidade
|
(EF08MA20)
Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre
litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de
recipientes.
(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que
envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco
retangular.
|
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
4º BIMESTRE – 8º Ano
|
Probabilidade e estatística
|
Princípio
multiplicativo da contagem Soma das probabilidades de todos os elementos de
um espaço amostral
|
(EF08MA22)
Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço
amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das
probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
|
Gráficos
de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e
adequação para determinado conjunto de dados
|
(EF08MA23)
Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um
conjunto de dados de uma pesquisa.
|
||
Organização
dos dados de uma variável contínua em classes
|
(EF08MA24)
Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em
classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de
decisões.
|
||
Medidas de
tendência central e de dispersão
|
(EF08MA25)
Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística
(média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e
relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
|
||
Pesquisas
censitária ou amostral Planejamento e execução de pesquisa amostral
|
(EF08MA26)
Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que
justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e
reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras
(amostra casual simples, sistemática e estratificada). (
EF08MA27)
Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem
adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para
representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de
tendência central, a amplitude e as conclusões.
|
03 – Metodologia:
Aulas expositivas;
Trabalhos em
equipes;
Vídeo aulas;
Class room (
sala digital).
04 – Recursos didáticos:
- Lousa, giz;
- Instrumentos de medidas;
- Jornais e revistas;
- Jogos.(xadrez) ;
-software;
-lousa digital.
05 – Avaliação da
aprendizagem:
-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.
Observações:
As turmas
serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade verificada
pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o planejamento anual
será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao professor, junto à
supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias conforme surgirem
as necessidades de intervenção;
Os
projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do
desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão
apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho
cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da
transdisciplinaridade.
Obrigada por disponibilizar este planejamento anual, será de grande utilidade para mim e acredito que para outros professores também.
ResponderExcluirPARABÉNS PROFESSOR, AJUDARÁ MUITAS PESSOAS A TEREM UM NORTE NO SEU PLANEJAMENTO.
ResponderExcluirPor favor se possível envie para o meu e-mail o planejamento anual do 6º ao 9º ano, desde já agradeço, obrigado.
ResponderExcluirfranciscont78@gmail.com
Eu também gostaria de receber os planejamentos se puder me enviar também, sou muito grato
ResponderExcluirjoabe_ddss14@outlook.com
Por favor se possível enviar para meu e-mail giani3476@gmail.com ou watzap
ResponderExcluiroi, tudo bem?
ResponderExcluirPor favor, se possível também gostaria de receber o planejamento do 6º ao 9º ano. desde já agradeço
profsebastiao9@gmail.com
Muito bom..
ResponderExcluirEsse conteúdo tem sido de grande utilidade pela sua organização e linguagem prática.
ResponderExcluirmuito bom se possivel mande para o meu email gersonresendealves38@gmail.com
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirExcelente planejamento, será de suma importância na elaboração dos meus planejamentos pedagógicos.
ResponderExcluirMuito bom o material, obrigo!
ResponderExcluirExcelente planejamento. Seria possível me encaminhar do 6° ao 9° ano. Grata. Email Kelercristina_@hotmail.com
ResponderExcluirExcelente professor... tem como enviar para o meu email?.. antonio17passos@gmail.com
ResponderExcluir8 ano.. grato
ResponderExcluirPor favor se possível, poderia mandar os planejamentos anuais dos outros anos?
ResponderExcluirDesde já agradeço.
josenetoxp@gmail.com
OLÁ BOA TARDE, PODERIA ME ENVIAR(CASO TENHA E SE FOR POSSIVEL) OS PLANOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO.
ResponderExcluir