Professor de Matemática no Colégio Estadual Dinah Gonçalves
E Biologia na rede privada de Salvador-Bahia
Professor Antonio Carlos carneiro Barroso
email accbarroso@hotmail.com
Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com e HTTP://accbarroso60.wordpress.com
http://accbarrosogestar.blogspot.com.br
http://accbarrosogestar.blogspot.com.br
Extraído de http://www.alunosonline.com.br
Força Elétrica
Talita A. Anjos
Força elétrica entre duas cargas de sinais iguais
É importante lembrar que a lei de Coulomb não surgiu de um mero acaso, houve antes dessa fórmula diversos estudos, que se iniciaram na Grécia antiga quando Tales, na cidade de Mileto, observou que ao atritar uma resina fóssil, esta tinha o poder de atrair objetos mais leves, como grama seca e pequenas sementes.
Esse estudo ficou esquecido por um tempo até que, em 1600, o médico da rainha da Inglaterra, chamado William Gilbert, baseado nos estudos de Tales, inventou o pêndulo elétrico, objeto de grande utilidade na observação de fenômenos da eletricidade.
A evolução da eletrostática continuou com Otto Von Guericke, que primeiro observou a existência de repulsão entre as cargas elétricas, fato concluído por Charles DuFay ao afirmar que, além da repulsão, as cargas também possuem um poder de atração elétrica.
O físico e político americano, Benjamim Franklin, também teve sua participação quando admitiu que a eletricidade pode se transportar de um corpo para outro, e provou quando concluiu seu experimento de empinar uma pipa sob os raios de uma tempestade.
As teorias e definições sobre campo elétrico, potencial elétrico e capacidade elétrica foram concluídas por nomes como Gauss, La Place e Poisson.
Alexandre Volta também se consagrou como personalidade na história da eletrostática, em 1800, com a descoberta da pilha, pois foi aí que houve a revelação da corrente e resistência elétrica.
Vemos que a partir da descoberta da corrente elétrica, desenvolveram-se estudos sobre os fenômenos magnéticos, o eletromagnetismo e logo mais tarde a física moderna.
Enfim, a Lei de Coulomb é de grande importância, pois é através dela que podemos calcular o valor das forças de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.
A lei é representada matematicamente pela equação:
F = força elétrica
Ko = constante eletrostática (para cargas situadas no vácuo)
Q = carga elétrica
d = distância entre as cargas
Veremos agora uma aplicação, na qual podemos notar o cálculo da força elétrica.
Aplicação: Duas cargas puntiformes iguais a 5. 10-6 e -4. 10-6 C se encontram no vácuo e estão separadas por uma distância de 3 metros. Determine a força elétrica existente entre elas. (Dado: Ko = 9.109 N.m² /C²)
Nenhum comentário:
Postar um comentário