A Guerra Fria dividiu o mundo em dois blocos: comunistas e capitalistas.
De um lado, os capitalistas, representados pelos Estados Unidos. De outro, a União Soviética regia o bloco comunista. E o mundo se dividiu. Disputando a hegemonia mundial, através de uma ideologia forte, os blocos competiram entre si, a fim de consolidar seu poderio. Os EUA temiam o crescimento do comunismo e consequentemente o enfraquecimento de sua política imperialista. Já os soviéticos buscavam alianças, com o intuito de formar um bloco coeso e socialista. Por questões políticas, o choque entre os blocos resultou na divisão da Alemanha – derrotada na Segunda Guerra – em Ocidental (capitalistas) e Oriental (comunistas). Foi construído um muro, que dividia a cidade alemã de Berlim e simbolizava a tensão da Guerra Fria.
O risco de um conflito entre os blocos era iminente. Preocupados com um possível confronto, ambos investiram em armamento pesado. A URSS introduziu mísseis em Cuba, país socialista centro-americano, apontados para os EUA, que, por sua vez, construíram a bomba atômica, fortaleceram suas tropas e estreitaram os laços com os países mais frágeis, a fim de levantar um império. A Corrida Armamentista (nome que se referiu a esta competição bélica) gerou mais tensão ainda entre os blocos e influenciou outra disputa conhecida como Corrida Espacial. Os blocos investiram em tecnologia, construindo foguetes espaciais, satélites e organizando expedições de reconhecimento extraterreno.
Como o risco de um confronto era constante, os capitalistas se uniram, fundando a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Os comunistas responderam à altura, criando o Pacto de Varsóvia, união entre os países socialistas. Outros conflitos iam surgindo em consequência da guerra ideológica. Em 1949, a China enfrentou sua Revolução, liderada por Mao Tse-tung. No ano seguinte, em 1950, a Coreia, anexada ao Japão no final da Segunda Guerra, também foi dividida. Entre as décadas de 50 e 60, foi a vez da América Central. Cuba e Nicarágua também lutaram contra as forças imperialistas. A derrocada ianque se deu em 1964, com a Guerra do Vietnã, em que os EUA perderam e o orgulho estadunidense foi ferido. A situação começava a se estabelecer até que em 1989, com a URSS menos socialista e mais diplomática (após a morte de Stálin, líder russo), o Muro de Berlim caiu, a Alemanha foi reunificada e a Guerra Fria chegou ao fim.
www.alunosonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário