Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo:
1º Substituir as letras por números reais dados.
2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:
a) Potenciação
b) Divisão e multiplicação
c) Adição e subtração
IMPORTANTE!
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos
Exemplo 1
Calcular o valor numérica de 2x + 3a
para x = 5 e a = -4
2.x+ 3.a
2 . 5 + 3 . (-4)
10 + (-12)
-2
Exemplo 2
Calcular o valor numérico de x² - 7x +y
para x = 5 e y = -1
x² - 7x + y
5² - 7 . 5 + (-1)
25 – 35 -1
-10 – 1
-11
Exemplo 3
Calcular o valor numérico de :
2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3)
2. (-1) + 3 / (-1) + 3
-2 + 3 / -1 +3
½
Exemplo 4
Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 )
7 + a – b
7 + 2/3 – (-1/2)
7 + 2/3 + 1 / 2
42/6 + 4/6 + 3/6
49/6
EXERCICIOS
1) Calcule o valor numérico das expressões:
a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:9)
b) 3x + a (para x =2 e a=6) (R: 12)
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3) (R: -5)
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5) (R: 13)
e) x + y ( para x = ½ e y = -1/5) (R: 3/10)
f) a –b ( para a =3 e b = -1/2) (R: 7/2)
2) Calcule o valor numérico das expressões
a) a³ - 5 a (para a = -2) (R: 2)
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5) (R: -1)
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7) (R: -37)
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4) (R: 19)
e) a² + 4a (para a = 2/3) (R: 28/9)
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
TERMO ALGÉBRICO OU MONÔMIO
Um produto de números reais, todos ou em parte sob representação literal, recebe o nome de monômio ou termo algébrico
Exemplos
a) 7x
b) 4/5 a²
c) -5x²y
d) –xyz
Em todo monômio destacamos o coeficiente numérico e a parte literal (formada por letras)
Exemplo
7x , coeficiente 7 e parte literal x
4/5a² coeficiente 4/5, parte literal a²
-5x²y coeficiente -5, parte literal x²y
-xyz coeficiente -1, parte literal xyz
Obs: todo o número real é um monômio sem parte literal
GRAU DE UM MONÔMIO
O grau de um monômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal
Exemplo 1
Qual o grau do monômio 7x³y² ?
Solução:
Somando-se os expoentes dos fatores literais,temos 3 + 2 = = 5
resposta 5º
Exemplo 2
Qual o grau do monômio -8a²bc?
Solução:
Somando-se os expoentes dos fatores, temos: 2 + 1 + 1 = 4
resposta 4º grau
Observação:
O grau de um monômio também pode ser dado em relação a uma letra de sua parte literal.
Exemplo 3
7 x³y² - é de 3º grau em relação a x , é do 2º grau em relação a y
EXERCÍCIOS
1) De o grau de cada um dos seguintes monômios:
a) 5x² = (R: 2º grau)
b) 4x⁵y³ = (R: 8º grau)
c) -2xy² = (R: 3º grau)
d) a³b² = (R: 5º grau)
e) 7xy = (R: 2º grau)
f) -5y³m⁴= (R: 7º grau)
g) 6abc = (R: 3º grau)
h) 9x³y²z⁵ = (R: 10º grau)
POLINÔMIO COM UMA VARIÁRIAL
Polinômio é uma expressão algébrica de dois ou mais termos
Exemplos
1) 7x – 1
2) 8x² - 4x + 5
3) x³ + x² - 5x + 4
4) 4x⁵ - 2x³ + 8x² x + 7
Convém destacar que:
- Os expoentes da variável devem ser números naturais 1, 2, 3, 4, ......
- Os polinômios de dois termos são chamados binômios ( exemplo 1)
- Os polinômios de três termos são chamados trinômios (exemplo 2)
- Os polinômios com mais de três termos não tem nomes especiais. (exemplos 3 e 4)
GRAU DE UM POLINÔMIO A UMA VARIALVEL
O grau de um polinômio é indicado pelo maior expoente da variável
Exemplo
a) 7x⁴ - 3x² + 1 é um polinômio do 4º grau
b) x³ - 2x⁵ + 4 é um polinômio do 5º grau Em geral, os polinômios são ordenados segundo as potencias decrescentes da variáveis
Exemplos
5x³ + x⁴ + 6x – 7x² + 2 ( polinômio não ordenado)
x⁴ + 5x³ - 7x² + 6x + 2 ( polinômio ordenado)
Quando um polinômio estiver ordenado e estiver faltado uma ou mais potencias, dizemos que os coeficientes desses termos são zero e o polinômio é incompleto.
Exemplos
x⁴ + 5x + 1 ( polinômio incompleto)
x⁴ + 0x³ + 0x² + 5x + 1 (forma geral ou completa)
TERMOS SEMELHANTES
Dois ou mais termos são semelhantes quando têm a mesma parte literal
Exemplos
a) 5m e -7m são termos semelhantes
b) 2xy³ e 9y³x são termos semelhantes
Obs : não importa a ordem dos fatores literais Não são semelhantes os termos: 4x e 7x² observe que os expoentes de x são diferentes
EXERCICIOS
1) Quais pares de termos são sememlhantes?
a) 7a e 4a (X)
b) 2x² e -6x² (X)
c) 4y e 5y²
d) 8xy e –xy (X)
e) 5a e 4ab
f) 4ab e 5/8 ab (X)
g) 8xy e 5yx (X)
h) 4x²y e –xy
i) xy² e 2x²y
j) 3acb e abc (X)
REDUÇÃO DE TERMOS SEMELHANTES
Quando, numa mesma expressão, tivermos dois ou mais termos semelhantes podemos reduzi-los todos a um único termo, usando a propriedade distributiva
EXEMPLOS
1) 5x +3x – 2x = (5 + 3 – 2 )x = 6x
2) 7xy – xy + 5xy = (7 -1 + 5) xy = 11xy
Conclusão: somamos os coeficientes e conservamos a parte literal
EXERCÍCIOS
1) Reduza os termos semelhantes
a) 8a + 2a = (R: 10a)
b) 7x – 5x = (R: 2x)
c) 2y² - 9y² = (R: -7y²)
d) 4a² - a² = (R: 3a²)
e) 4y – 6y = ( -2y)
f) -3m² + 8m² = (R: 5m²)
g) 6xy² - 8y²x = (R: -2y²x)
h) 5a – 5a = (R: 0)
2) Reduza os termos semelhantes:
a) 7x – 5x + 3x = (R: 5x)
b) 2y – y – 10y = (R: -9y)
c) 4a + a – 7a = (R: -2a)
d) x² + x² - 2x² = (R: 0 )
e) ab – ab + 5ab = (R: 5ab)
f) 4x³ - x³ + 2x³ = (R: 5x³)
g) 10x – 13x – x = (R: -4x)
h) 8x – 10x + 4x = (R: 2x)
3) Reduza os termos semelhantes:
a) 8x + 1x/2 = (R: 17x/2)
b) 3a - 2a/3 = (R: 7a/3)
c) 1x/2 + 1x/3 = (R: 5x/6)
d) 2x/3 - 1x/2 = (R: 1x/6)
e) 1y/2 – 2y/5 = (R: 1y/10)
f) 2x + 1x/2 – 3x/4 = (R: 7x/4)
Há casos em que numa expressão há termos diferentes e termos semelhantes entre si. Observe que a redução só pode ser feita com termos semelhantes.
Exemplo 1
7x + 8y – 2x – 5y
7x -2x + 8y -5y
5x + 3y
Exemplo 2:
4a³ + 5a² + 7a – 2a² + a³ - 9a + 6
4a³+ a³+ 5a²– 2a²+ 7a- 9ª + 6
5a³ + 3a² - 2a + 6
EXERCÍCIOS
1) Reduza os termos semelhantes:
a) 6a + 3a – 7 = (R: 9a - 7)
b) 4a – 5 – 6a = (R: -2a - 5)
c) 5x² + 3x² - 4 = (R: 8x² - 4)
d) X – 8 + x = (R: 2x -8)
e) 4m – 6m -1 = (R: -2m -2)
f) 4a – 3 + 8 = (R: 4a + 5)
g) x² - 5x + 2x² = (R: 3x² - 5x)
h) 4a – 2m – a = (R: 3a - 2m)
i) Y + 1 – 3y = (R: -2y + 1)
j) X + 3xy + x = (R : 3x + 3xy)
2) Reduza os termos semelhantes
a) 7a – 2a + 4b – 2b = (R: 5a + 2b)
b) 5y² - 5x – 8y² + 6x = (R: -3y² + 1x)
c) 9x² + 4x- 3x² + 3x = (R: -6x² + 7x)
d) X + 7 + x – 10 – 1 = (R: 2x -4)
e) x³ - x² + 7x² + 10x³ + 4 = ( -11x³ + 6x² + 4)
f) 2x³ - 7x² + 4x – 2 + 8 – 3x² = ( R:
g) 4a²b – 3b² - 6b² - 2a²b – 1 = (R:
3) Reduza os termos semelhantes
a) 1/2x – 1/3y + x=
b) 4a- 1/2a + 5 - 1/3 =
c) 1/2a- 3a² + a + 3a = 9ª – 6a²
d) 4y – 3/5y + 1/2 + 1 = 34y + 15
e) 2m + 3 + m/2 – ½ = 10m +10
ELIMINAÇÃO DE PARÊNTESES, COLCHETES E CHAVES
Vamos lembrar que:
1) Ao eliminar parênteses procedimentos pelo sinal positivo(+),não troque os sinais dos termos incluídos nos parênteses.
Exemplo
2x + (5x – 3)
2x + 5x – 3
7x – 3
2) Ao eliminar parênteses precedidos pelo sinal negativo ( - ), troque os sinais dos termos incluídos nos parênteses.
Exemplo
7x – (4x – 5)
7x – 4x + 5
3x + 5
Obs: Para a eliminação de colchetes e chaves são validas as regras acima.
Exemplos 1
5x + (3x -4) – (2x – 9)
5x +3x – 4 -2x + 9
5x + 3x -2x -4 + 9
6x + 5
Exemplo 2
8x – [-2x + (10 + 3x – 7)]
8x –[-2x +10+3x-7]
8x +2x -10-3x+7
8x + 2x – 3x -10 +7
7x -3
Exemplo 3
2x² + { 3x – [ 6x – ( 3x² + x)]}
2x² + { 3x – [ 6x – 3x² - x]}
2x² + { 3x – 6x + 3x² + x}
2x² + 3x – 6x + 3x² + x
2x² + 3x² + 3x -6x + x
5x² -2x
EXERCÍCIOS
1) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébricas:
a) 6x + (2x – 4) – 2 = (R: 8x – 6)
b) 7y -8 – (5y – 3) = (R: 2y – 5)
c) 4x – ( -3x + 9 – 2x) = (R: 9x – 9)
d) 3x – (-2x +5) – 8x + 9 = (R: -3x + 4)
e) 4x – 3 + (2x + 1 ) = (R: 6x – 2)
f) ( x + y ) – ( x + 2y) = (R: -y)
g) (3x – 2y) + ( 7x + y) = (R: 10x – y)
h) –(8x + 4) – ( 3x + 2) = (R: -11x – 6)
2) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébricas
a) 5x + ( 3x – 2) – ( 10x – 8) = (R: -2x + 6)
b) 6x + (5x – 7) – (20 + 3x) = (R: 8x -27)
c) ( x + y + z ) + x – ( 3y + z) = (R: 2x – 2y)
d) (m + 2n ) – ( r - 2n ) – ( n + r) = (R: m + 3n – 2r)
e) –(6y + 4x ) + ( 3y – 4x ) – ( -2x + 3y) = (R: -6y – 6x)
3) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébrica:
a) 6x² - [ 4x² + ( 3x – 5 ) + x = (R: 2x² - 4x + 5)
b) 3x + { 2y – [ 5x – ( y + x )]} = (R: -x + 3y)
c) -3x + [ x² - ( 4x² - x) + 5x] = (R: -3x² + 3x)
d) Xy – [2x + ( 3xy – 4x ) + 7x ] = (R: -2xy - 5x)
e) 8x – [( x + 2m) – ( 3x – 3m)] = (R: 10x – 5m)
f) X – ( b – c) + [ 2x + ( 3b + c) ]= (R: 3x + 2b + 2c )
g) –[x + ( 7 – x) – ( 5 + 2x) ]= (R: -2x -2)
h) {9x – [ 4x – ( x – y ) – 5y ] + y} = (R: 6x + 5y)
i) ( 3x + 2m) – [ (x – 2m) – ( 6x + 2m) ] = (R: 8x + 6m)
j) 7x³ - { 3x² -x – [ 2x – ( 5x³ - 6x²) – 4x ]} = (R: 2x³ + 3x² - x)
k) 2y – { 3y + [ 4y – ( y – 2x)+ 3x ] – 4x } + 2x = (R: 11y – 4x)
l) 8y + { 4y – [ 6x – y – ( 4x – 3y ) – y ] -2x } = (R: 6x + 4y)
m) 4x – { 3x + [ 4x – 3y – ( 6x – 5y ) – 3x ] – 6y }
n) 3x – { 3x – [ 3x – ( 3x –y ) – y ] –y } - y
4) Reduza os termos semelhantes:
a) -2n – (n – 8) + 1 = (R: -3n + 9)
b) 5 – ( 2x – 5) + x = (R: -x +10)
c) 3x + ( -4 – 6x) + 9 = (R: -3x +5)
d) 8y – 8 – ( -3y + 5) = (R: 11y – 13)
e) X – [ n + (x + 3) ] = (R: -n -3)
f) 5 + [x – ( 3 – x) ] = (R: 2x + 2)
g) x² - [ x – (5 - x²)] = (R: -x + 5)
h) 5x – y – [x – (x - y)] = (R: 5x – 2y)
5) Reduza os termos semelhantes:
a) 2x + ( 2x + y) – ( 3x – y) + 9x = (R: 10x + 2y)
b) 5x – { 5x – [ 5x – ( 5x – m ) – m ] –m } – m = (R: 0)
c) – { 7x – m – [ 4m – ( n – m – 3x) – 4x ] + n } = (R: -8x + 6m -2n)
d) 5xy – { - (2xy + 5x )+ [3y – (-xy +x + 3xy)]} = (R: 11xy + 6x - 3y)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito obg me ajudou muito
ResponderExcluirvaleu!! vo fazer IF!! tava precisando muito
ResponderExcluirVocê passou no IF ?
ExcluirMe passa o whats
Excluirmuito obrigado mesmo precisava fazer 1 trabalho de matematica e isso foi uma grande ajuda
ResponderExcluirEu quero uma ajuda
ResponderExcluirGostei do assunto!
ResponderExcluirNa questão d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4) (R: 19), a resposta está errada. O certo é 9.
ResponderExcluirvdd
Excluirvdd
ExcluirRealmente o resutado certo é 9
ResponderExcluir45-36=9
não me ajudou nada
ResponderExcluirPAU NO SEU CU
Excluirn entedi
ResponderExcluirMe ajudou muito,muito obrigada estou me preparando para um Bolsão!
ResponderExcluirSuper completo! Obrigado pela ajuda
ResponderExcluirComo 2n dobre3-1
ResponderExcluirComo 2n dobre3-1
ResponderExcluirk) 2y – { 3y + [ 4y – ( y – 2x)+ 3x ] – 4x } + 2x = (R: 11y – 4x)esta errada a resposta deveria ser 11x e 4y então eu estou certa ou errei?
ResponderExcluiressa atividade me ajudou muito obrigada so estou confusa nesta letra.
Muito obrigado !!!! Me ajudou bastante , agra posso estudar com segurança para a prova .
ResponderExcluirAdorei!!Ajudou muito.
ResponderExcluirSe a =1,b=_3ec=_4,
ResponderExcluirTodo mundo viado
ExcluirTodo mundo viado
Excluir(Fodasi a matemática) nome ivan james do Brasil, Rio de janeiro, Saquarema.
ResponderExcluirRealmente percebe-se que vc não gosta de matemática e nenhum professor vai poder te ajudar, pq primeiro ele vai fazer o que nem seu pai nem sua mãe fizeram, que foi te educar.
Excluir(Fodasi a matemática) nome ivan james do Brasil, Rio de janeiro, Saquarema.
ResponderExcluirSe a =1,b=_3ec=_4,
ResponderExcluirSe a =1,b=_3ec=_4,
ResponderExcluirRealmente muito bom site! Vou fazer um trabalho e essas informações me ajudaram muito! 👏👏
ResponderExcluirGente socorro alguém me ajuda!!!
ResponderExcluirA elevado à 2 + B elevado à 2
A-B = 15
AB= -25
Muito bom, bem conceituado e råpido raciocínio!
ResponderExcluirMuito bom, bem conceituado e råpido raciocínio!
ResponderExcluirme ajudou muito e bom de+
ResponderExcluirme ajudou muito e bom de+
ResponderExcluirme ajudou muito e bom d++
ResponderExcluirMe ajudou muito
ResponderExcluirComo fasso essa
ResponderExcluira2+2ab+B2
Para a=3 e b= -3
Olá amanhã tenho teste sou 7º ano e tenho amanhã como tema expressão algébrica e simplificação de expressão entao por favo tem como vc conversar cmg por email para tirar mais duvidas minhas? soph231@outlook.com
ResponderExcluirAlguém pode me ensinar fazer Asta conta de algébrica x-y (para x=5e y= -4)
ResponderExcluirX-Y X=5 e y=4
ExcluirX-Y
5-(-4)=
5+4=9,,
Manda no meu imeio salleinfo.luciene@gmail.com
ResponderExcluirEu queria uma ajuda sobre isso B2 4ac
ResponderExcluirGostaria d fazer algumas perguntas vc responde
ResponderExcluirOtimo
ResponderExcluirMe ajudou muito
Tô muito grada pelo trqbalho de vcs
Obrigado
Otimo
ResponderExcluirMe ajudou muito
Tô muito grada pelo trqbalho de vcs
Obrigado
Muito bom 👏👏
ResponderExcluir2x+8 para x=6
ResponderExcluirAjudou muito Deus abençoe
ResponderExcluirFoi muito otimo muito obrigado 😊😊😊😊😎
ResponderExcluirEu não entendi o porquê da D do segundo exercício de valor numérico deu:19
ResponderExcluir(5A ao quadrado+3AB, para A=-3 e B=4)
O certo não deveria ter dado 9 como resultado???.
Por favor, me ajuda ;-;
Muito obrigada
ResponderExcluirresolva expressão numerica : 0,45+(12-0,35)+47
ResponderExcluirCalcule o valor numérico das expressões?
ResponderExcluirA) x-y para x=-3 e y=7
Determine o valor Númerico
ResponderExcluir5xy²-x²y-6x x=-1 y=-2
Eu vi isso daí hein professor kkkkkk
ResponderExcluir