Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
terça-feira, 21 de julho de 2020
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES
Nessas expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25
2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3x2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16
EXERCÍCIOS
1) Calcule as expressões
a) 3x75+3x25 = (R:300)
b) 5x97+5x3 = (R:500 )
c) 4x101+4x99 = (R:800)
d) 20x47+80x47 = (R:4700)
e) 12+16:8x3-5 = (R:13)
f) 100-6x7+8:2 = (R:62)
g) 64:8+5x5-3 = (R: 30)
h) 1+3+5x7-9:3 = (R:36)
2) Calcule o valor das expressões:
a) 7+15:3 = (R:12)
b) 4x5+1 = (R:21)
c) 10:2+8 = (R:13)
d) 32+12:2 = (R:38)
e) 20:10+10 = (R:12)
f)7x3-2x5 = (R:11)
g)40-2x4+5 = (R:37)
h)4x3+10:2 = (R:17)
i)50-16:8+7 = (R:55)
j)32:4:2:2 = (R:2)
3) Calcule o valor das expressões
a) (13+2)x3+5 = (R:50)
b)(7+2)x(3-1) = (R:18)
c)(4+2x5)-3 = (R:11)
d) 20-(15+6:3) = (R:3)
e)15+[6+(8-4:2)] = (R:27)
f)40-[3+(10-2):2] = (R:33)
g)[30+2x(5-3)]x2-10 = (R:58)
h) 10+[4+(7x3+1)]-3 = (R:33)
4) Calcule o valor das expressões
a) (3+2)x(5-1)+4 = (R:24)
b) 82-8x7:(4-1x3) = (R:26)
c) 25-[10-(2x3+1)] = (R:22)
d) 70-[12+(5x2-1)+6] = (R:43)
e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)
f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)
g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = (R:58)
h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)
5) Calcule o valor das expressões:
a) 70:7-1= (R:9)
b) 20+3x2= (R:26)
c) 30+10:10 = (R:31)
d) 150-7x12= (R:66)
e) 48:16+20:4 = (R:8)
f) 10-8:2+3 = (R:9)
g) 30:5-1+2x3 = (R:11)
6) Calcule as expressões:
a) (3+4)x(9-8) = (R:7)
b) (20+8):(3+4) = (R:4)
c) 15+8x(2+3) = (R:55)
d) (5+3x2)-1= (R:10)
e) 25+(8:2+1)-1= (R:29)
f) 15+[5x(8-6:2)] = (R:40)
g) 50-[13-(10-2):2] = (R:41)
h) [40+2x(7-5)]x2-20 = (R:68)
7) Calcule o valor das expressões:
a) 16+[10-(18:3+2)+5] = (R: 23)
b) 25-[12-(3x2+1)] = (R: 20)
c) 90-[25+(5x2-1)+3] = ( R: 53)
d) 45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] = (R: 81)
e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} = (R: 40)
f) 100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} = (R: 82)
8) Determine o valor de cada expressão
a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] = (R: 972)
b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = ( R: 128 )
c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 = (R: 17.000)
d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 = ( R: 34)
e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 = (R: 54)
9) Calcule
a) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) = (R: 300)
b) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 = (R: 108)
c) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) = (R: 9)
d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } = (R:638)
e) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = (R: 92)
f) 58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] = (R: 40)
g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] = ( R: 46)
10) Calcule o valor das expressões
a) (12 + 2 . 5) - 8 = (R: 14)
b) 25 - ( 15 + 6 : 3) = (R: 8)
c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] = (R: 38)
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] = (R: 46)
e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] = (R: 43)
f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] = (R: 11)
g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10
h) 20 : 10 + 10
i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3
11) Resolva as expressões numéricas:
a) 8 – ( 1 + 3) = (R: 4)
b) 7x 3 – 2 x 5 = (R: 11)
c) ( 13 – 7 ) + 8 – 1 = (R : 13)
d)4 x 3 + 10 : 2 = (R: 17)
e) 15 – ( 3 + 2 ) – 6 = (R: 4)
f) 40 – 2 x 4 + 5 = (R: 37)
g) ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3 = (R: 8)
h) 50 – 16 : 8 + 7 = ( R: 55)
i) 50 – [37 – ( 15 – 8 ) ] = (R: 20)
j) 32 : 4 : 2 : 2 = (R: 2)
l) 28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ] = (R: 46)
m) ( 13 + 2) x 3 + 5 = (R: 50)
n) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] = (R : 41)
o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 ) = (R: 18)
p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]}
q) ( 4 + 2 x 5 ) – 3
r) 7 + 15 : 3
s) 20 – ( 15 + 6 : 3)
t) 4 x 5 + 1
u) 15 + [ 6 + ( 8 – 4 : 2 )]
v) 10 : 2 + 8
x) 40 – [ 3 – (10 – 2 ) : 2 ]
z) 32 + 12 : 2
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Oi!
ResponderExcluirMeu nome é Evanir, estou com uma dúvida.
O exercício nº1 da letra f o resultado está que é 62 mas eu fiz e refiz o exercicio e dá 42.
Afinal eu estou errando ou teve um erro de digitação? Favor me tirar essa dúvida pq se sou eu que estou errando, preciso saber onde está o erro. Obrigada!
Está certo sim companheiro
Excluirfaz assim
100-6*7+8:2
100-42+4
58+4
62
Oi meu nome e Bianca
ExcluirEvanir a questão 1 letra f
Esta certa
Gostei bastante desse site tenho prova e isso me ajudou bastante
ExcluirGostei mim ajudou Bastante
ExcluirA questão da nº2 da letra G tanbém deu divergência. Você diz que é 37 a resposta e eu cheguei a resposta 27.
ResponderExcluirTambém está certo
ExcluirLembre-se que na subtração não tem a propriedade de comutatividade, ou seja, 100 - 50 é diferente de 50-100
portanto a questão fica assim
40-2x4+5
40-8+5
32+5
37
abraços
Boa noite, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirPor gentileza, vc pode resolver a letra J da questão 2, não consegui resolvê-la. Grata.
8÷2÷2=
Excluir4÷2=
2
Simples e fácil eu tenho 10 anos sou 6bano
8÷2÷2=2
Excluir2
Excluira) (13+2)x3+5 = (R:50)
ResponderExcluir15x8=120
Primeiro vc soma a operação dentro do parêntese, depois multiplica por 3 e por último soma com 5.
Excluir15x3+5
45+5
50
Verdade tem varios jeitos muito ladies de beer essa conta concave cochete e pareteses entao e facil mesmo basta so presta atenção Na hora de fazer e tambem Na hora da prova de matematica e so presta atenção" para não hangar um Sera bem grandao me ouça Eu sou proficional em matematica sou a Melhor aluna
ExcluirBoa tarde, respondendo a questão 2 letra J, como é tudo dividindo coloca-se o resultado final e não o passo a passo que é dividindo cada um até chegar o resultado, faz-se o calculo e coloca o que deu no final, mas para chegar a ele faz-se a divisão normal, pega-se o 32:4=8 continuando pega-se o 8:2=4 depois pega o 4:2=2, resultado final 2, então 32:4:2:2=
ResponderExcluir2
Agora é respondendo o Técnico de Informática!
ResponderExcluirA expressão que colocou é da questão 11 letra m, o seu cálculo foi feito de uma maneira incorreta,
a) (13+2)x3+5 = (R:50)
15x8=120
Lembre-se que sempre se multiplica e se divide sempre antes da soma e da subtração e quando houver os colchetes e parentes se tira 1º o cálculo que estiver dentro dos parenteses e depois os de dentro dos colchetes, segue o cálculo acima
(13+2)x3+5=
15x3+5=
45+5=
50
eu queria ajuda para saber fazer a expresão queria explicacões de como fazer n keria 11 questões pra responder
ResponderExcluirtalvez também precise de ajuda no português
ExcluirNa boa, esse cara que pois essas questões não deve saber matematica direito, só pode, porque meu professor fez todas e todas derão resultado diferente.
ResponderExcluirRaras foram as quetões que ele acertou
seu professor é burro
Excluirbota burro nisso
ExcluirDesculpe....mas as minhas respostas bateu com as DAQUI
ExcluirOi, Gostaria de Saber se o calculo da Letra D exercicio 10 esta realmente correto. Meu resultado deu 48
ResponderExcluiro meu resultado tmbm foi 48
Excluir60 - [ 8 + 8/2 ]
60 - [ 8 + 4 ]
60 - 12 = 48
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO meu também deu 48
Excluirfilho da merda fodase
Excluirgostaria de saber o resultado das expressões professor??
ResponderExcluira) (4² _ 4) X 2 + 3 = b) 6 + 3² X 2=
c) 5 + 4² - 1 = d) 24 – 32 + 1=
e) 2 X 8 : 2= e) 4: 2 X 3=
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] = (R: 46) O meu resultado é 48 me ajude ?
ResponderExcluird) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] = (R: 46) O meu resultado é 48 me ajude ?
ResponderExcluir60 ÷ {2 · [-7 + 18 ÷ (-3 + 12)]} – [7 · (-3) – 18 ÷ (-2) + 1] = ???
ResponderExcluir180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)
ResponderExcluir180:{ 10+2x[20-45:13-10]
não fecha porque ?
180:{10+2×[20-45:(13-2×5)]}
ResponderExcluir180:{10+2×[20-45:3]}
180:{10+2×5}
180:20
= 9
como aprender tabuada menos de 5:00 horas.
ResponderExcluirolá, bom dia ! tenho dificuldade em resolver problemas matemáticos de expressão numérica, não consigo interpretar, ou montar a expressão para conseguir resolver o desenvolver da expressão consigo o problema é montar ... Aguardo, desde já agradeço. Att.
ResponderExcluirNo exercicio 10 a questão D esta errada, a resposta correta é:
ResponderExcluir60 - [ 8 + 8/2 ]
60 - [ 8 + 4 ]
60 - 12 = 48
Olá! Eu fiz a questão 4 letra a e la a resposta esta 24 mas eu fiz e deu 28 mim ajude por favor!😘
ResponderExcluirSobre a questão 1 letra f, ñ seria a ordem multiplicação, divisão, adição e por último a subtração onde o resultado seria 54? Fiquei com dúvidas mesmo vc já a tendo resolvido anteriormente.
ResponderExcluirA minha 1 letra f, esta dando resultado de 64 e não 62
ResponderExcluirOlá fiz a questão 6 letra h e não consigo chegar ao seu resultado
ResponderExcluirFabrício Tavares, você verificou o número que você escreveu?
ResponderExcluirSe disser que sim, eu entro em choque, pois eu fiz a conta e deu certo.
Eu semquere escrevi errado, é Fabricia
ExcluirBoa noite...
ResponderExcluirVocê poderia resolver a letra "D" do exercício 10.
Já refiz ele várias vezes e o meu resultado só dá 48
olha eu não entendi a letra [c] do exrcicio
ResponderExcluiralgei entendeu o erxecicio por favor responda.
todo mundo é burro em...
ResponderExcluirmentira vcs se esforçam '-'
eu sou jailson sabia ? °°
ResponderExcluir¬
mentira hasudhausdhudshuadhuahsduasdhuahduahuadhs
gente eu to com uma duvida na letra b da 1 sempre da o resultado:
ResponderExcluirbaby baby do baby do biruleibe leibe, alguem pode me explicar.Me respondam att:SUA MÃE
eu queria uma que desse o total 5
ResponderExcluiroi boa tarde alguém por favos faca a questão( g) da 3 pq faco so da 48 e não 58 mande o calculo
ResponderExcluirNão sei
Excluir{135+47-[(12÷3+5)×4-12÷2}
ResponderExcluirO exempo não teria que ser primeiro adicao e depois subtração? (Linha n4)
ResponderExcluir15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[16-8]=
=15+8=
=23
N por que se resolve o que está dentro do cochete primeiro
ExcluirOi preciso de ajuda,nao lembro mais expressoes numericas!minha filha ta com os temas e preciso ajuda-la
ResponderExcluir999+3-501+630-131=
Oi
ResponderExcluirA da c da 3 não consigo resolver o seu resultado e 11 mas já fiz e refiz s o meu só dá 27
(4+2x5)-3=11 esse e o seu resultado
O meu e esse
(4+2x5)-3=27
30-3=27
Contas.
4. 6. 30
+2. X5. - 3
6. 30. 27. A minha conta foi assim.
Seu blog é maravilhoso.
ResponderExcluirN =(26 -5) 10+10
ResponderExcluirEste exercício e de qual nível fundamental I Ou II?
ResponderExcluirAjudou bastante! Obrigada!
ResponderExcluir4x3+10:2
ResponderExcluirBoa tarde. Por gentileza, poderia esclarecer a questão (h) do exercício 4?
ResponderExcluirBoa tarde! Por gentileza, poderia esclarecer a expressão da letra (x) do exercício 11? A expressão é está: 40-[3-(10-2):2]=
ResponderExcluirFilho da MERDA come o fedelho caralho haha!
ResponderExcluirmeu deus voce e um lixo nao merece nam passar nim concurso voce nao merece nada ceu lixo
Excluircome penis grande
ResponderExcluirAjudou bastante, obrigado.
ResponderExcluirvai toma no cu
ResponderExcluir