cead20136

sábado, 17 de setembro de 2016

Leucócitos


Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com



Tipos de leucócitos: neutrófilo (A), eosinófilo (B), basófilo (C), linfócito (D), monócito (E) e macrófagos (F).

Os leucócitos, também denominados de glóbulos brancos, são células nucleadas do sangue com formato esférico, tamanho e volume relativamente superior às hemácias.

Essas células são produzidas na medula óssea, sendo sua quantidade intensificada em resposta a processos infecciosos, desempenhando função imunitária contra agentes patológicos que se instalam no organismo.

Dessa forma, a quantidade de leucócito no sangue pode variar. Em uma pessoa sadia, o número pode oscilar entre 5 e 11 mil leucócitos por microlitro de sangue. Já em uma pessoa com alguma infecção, essa concentração pode até mesmo triplicar.

Os leucócitos podem ser classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares, em seis tipos distintos de células: os neutrófilos, os eosinófilos, os basófilos, os linfócitos, os monócitos e os macrófagos.

Observação: O pus, secreção de coloração amarelada, formado em lesões teciduais (ferimento infeccionado) tem em sua composição grande quantidade de leucócitos juntamente a outros resíduos.
www.mundoeuacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário