cead20136

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Rio grande do Sul


Bandeira do Rio Grande do Sul
Significado da bandeira: a interpretação mais aceita é a seguinte – as cores verde e amarela representam o Brasil; a vermelha, a República Rio-Grandense, separada do resto do país na ocasião. O brasão simboliza a Guerra dos Farrapos.
O estado do Rio Grande do Sul, com área de 268.781,896 quilômetros quadrados, é o mais extenso da Região Sul do Brasil. Seu território, banhado pelo Oceano Atlântico, possui fronteiras com apenas um estado brasileiro (Santa Catarina) e com dois países sul-americanos: Argentina e Uruguai.
De acordo com dados do Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Rio Grande do Sul é de 10.695.532 habitantes. O estado é formado por 496 municípios, e a capital é a cidade de Porto Alegre.

Localização do Rio Grande do Sul no mapa do Brasil
O relevo é caracterizado por planície litorânea, planaltos e depressões. Os principais biomas são os campos (pampas), Matas de Araucária, Floresta Tropical e mangues. A rede hidrográfica é composta pelos rios Camaquã, dos Sinos, Jacuí, Jaguarão, Pelotas, Taquari, Uruguai, entre outros. O clima predominante é o subtropical.
A economia gaúcha é a mais desenvolvida do Sul, respondendo por cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) regional. O estado é grande produtor de soja, milho, arroz, trigo e mandioca. A agroindústria e as indústrias de transformação, fertilizantes, calçados e alimentos são importantes fontes de captação de recursos financeiros.
O Rio Grande do Sul detém o quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Entre os aspectos responsáveis por essa colocação estão a baixa taxa de mortalidade infantil (13 óbitos a cada mil nascidos vivos), a escolaridade dos habitantes e a elevada renda per capita.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário