Seção Meridiana e Cilindro Eqüilátero
Seção meridiana de um cilindro circular reto é a interseção deste com um plano que contém o eixo.
A seção meridiana de um cilindro reto é um retângulo.
Aplicação
(Mack–SP) Um cilindro tem área total de 16m2. Se o raio mede um terço da altura, a área lateral do cilindro é:
Solução:
Questão 1:
(U.F.Juiz de Fora–MG) Aumentando-se 4cm o raio de um cilindro e mantendo-se a sua altura, a área lateral do novo cilindro é igual à área total do cilindro original. Sabendo-se que a altura do cilindro original mede 1cm, então o seu raio mede, em cm:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 6
e)n.d.a
Questão 2:
(PUC–RS) Num reservatório com a forma de um cilindro circular reto, de raio da base 3cm e altura 12cm, solta-se uma esfera maciça. O nível da água, que estava na metade da altura do cilindro, eleva-se até dois terços da altura. O volume de água deslocado, em cm3, foi de:
9
12
18
24
48
Questão 3:
(Faap–SP) Uma lata cilíndrica tem um rótulo retangular, envolvendo-a completamente (mas sem superposição). O rótulo mede 10cm de altura e 12cm de largura. Outra lata, da mesma altura, tem rótulo semelhante, medindo 10cm de altura e largura de 24cm. A razão entre o volume da lata maior e o da lata menor é:
5 : 2
2 : 1
3 : 2
4 : 3
4 : 1
Questão 4:
(UMC–SP) Uma seringa tem 2cm de diâmetro e 11cm de comprimento. Para enchê-la, puxamos o êmbolo, que pode ser afastado até 7cm no interior do cilindro. A quantidade máxima de remédio que cabe na seringa, em centímetros cúbicos, é:
4
7
11
28
Questão 5:
(Fatec–SP) Uma pessoa comprou um vasilhame para armazenar água em sua casa e, ao colocar 0,256 m3 de água, constatou que a parte ocupada correspondia a apenas 40% da capacidade total. Se esse vasilhame tem o formato de um cilindro circular reto e altura de 1m , então o raio de sua base, em metros, é:
0,6
0,7
0,8
0,9
1,0
Professor Antonio Carlos
extraido de www.colegioweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário