Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Anticorpos
Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulina, são proteínas com ligações de um ou mais açúcares de características sintetizadas que são expelidas pelas células plasmáticas. Possuem uma forma estrutural em Y composta por quatro cadeias polipeptídicas.
Sua função é realizar a defesa do organismo a partir da inibição de toxinas, impedimento de multiplicação de microorganismos e destruição de antígenos. A reação dos anticorpos se inicia ainda no período intra-uterino quando copiam as seqüências dos aminoácidos produzidos pelo feto e as armazena.
Ao detectar um antígeno, ou seja, uma substância que o sistema imunológico não reconhece, os anticorpos trabalham para eliminá-lo através da fixação do complemento, opsionização, desgranulação dos mastócitos, aglutinação, neutralização da substância e outros.
São classificados em:
IgM: Proteína encontrada nos linfócitos B.
IgA: Proteína dominante encontrada na saliva, lágrima, leite, mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e genitourinário cuja função é proteger o organismo contra vírus e bactérias.
IgG: A única proteína que passa pela placenta. Compõe 80% dos anticorpos do organismo sendo encontrada em circulação no sangue.
IgE: Proteína de baixa concentração presente nas membranas dos basófilos e mastócitos. Desencadeia processos alérgicos quando é encontrado em altos níveis.
IgD: Proteína receptora de antígeno encontrada na superfície dos linfócitos.
www.mundoeducacao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário