Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Ciências Carlos Barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
ECOLOGIA
- Condições para a vida.
- Ecossistemas.
- Cadeias alimentares.
- Pirâmides ecológicas de energia. Grau
de consumo de energia.
- Alterações naturais e artificiais
O SOLO E O MEIO AMBIENTE
- A crosta terrestre e os solos.
- Solo e agricultura.
- Poluição do solo e a saúde humana.
- Recursos naturais renováveis e não -
renováveis.
|
Identificar, pelos componentes, os tipos de solo.
- Citar a utilização das práticas agrícolas em situações
específicas como: adubação, drenagem, irrigação.
- Identificar os tipos de erosão que ocorrem em ambientes
requentados pelos alunos.
- Reconhecer as verminoses transmitidas pelo solo.
- Relacionar recursos naturais renováveis e não-renováveis em
materiais utilizados no dia-a-dia.
- Citar recursos que a natureza local oferece.
- Identificar a temperatura, a umidade e a vegetação em
ambientes próximos como: terrenos, praças, quintais e
bosques.
- Reconhecer cadeias alimentares existentes
- Construir cadeias alimentares.
- Reconhecer o papel dos produtores, consumidores e
decompositores nas cadeias alimentares.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
A ÁGUA E O AMBIENTE
- Estados físicos da água.
- Mudanças de estados físicos da água
- Composição da água.
- Tipos de águia.
- Pressão da água.
- Flutuação dos corpos.
- Propriedades da água. Vasos
comunicantes.
|
Compreender a necessidade social de proteção das fontes de
água usadas pelas comunidades.
- Identificar a presença de estados físicos da água na natureza.
Sólido, líquido e gasoso.
- Relacionar as condições necessárias para que ocorra a
mudança de estados físicos da água.
- Pela composição, identificar as águas potáveis minerais e
poluídas.
- Compreender que a água exerce pressão sobre os corpos.
- Identificar, pela flutuação dos corpos a densidade da água.
- Descrever e fazer esquemas da característica dos vasos
comunicantes e citar algumas a aplicações na vida diária.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Purificação da água.
- Água poluída e água contaminada.
- Doenças relacionadas com a água.
O AR E O AMBIENTE
- A atmosfera.
- O ar exerce pressão.
|
Identificar as várias etapas do tratamento das águas.
- Diferenciar água poluída de água contaminada.
- Relacionar doenças transmitidas da água.
Manejar materiais caseiros a fim de realizar demonstração de
que o ar ocupa espaço e oferece resistência aos movimentos, tem
peso e exerce pressão.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Composição do ar e a combustão.
- Doenças transmissíveis pelo ar.
- Ar comprimido e ar rarefeito.
- Ar, seres vivos e saúde humana
|
Interpretar e utilizar em programação de atividades como
passeios, plantio corretamente e previsão o tempo que é
anunciado nos jornais.
- Observar, por experimentação, a tendência de o ar se contrair,
quando resfriado, e se expandir, quando aquecido.
- Relacionar doenças transmitidas pelo ar.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
A importância da biodiversidade
- Teoria celular
- A organização dos seres vivos
- Reprodução sexuada e assexuada
- A teoria da evolução
- Classificação dos seres vivos
|
Compreender a importância do estudo sobre a diversidade das
espécies.
- Reconhecer a célula como unidade da vida.
- Compreender como os seres vivos se reproduz.
- Conhecer a classificação dos seres vivos e seus reinos.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Classificação dos seres vivos
- A divisão dos reinos
- Vírus
- Reino Monera
- Protistas
- Fungos
- Poríferos e Celenterados
- Platelmintos e nematelmintos
-Anelideos
|
Conhecer a classificação dos seres vivos e seus reinos.
- Conhecer como os vírus são classificados e algumas viroses
provocadas pro ele.
- Conhecer a relação entre as bactérias e o solo.
- Conhecer os tipos de protozoários.
- Compreender como ocorre a formação dos fungos.
- Compreender a relação existente nos liquens e sua importância
para o meio ambiente.
- Compreender que as esponjas são seres vivos.
- Analisar como é o sistema de ataque e defesa dos celenterados.
- Analisar o ciclo reprodutivo dos platelmintos e nematelmintos.
- Conhecer as formas de combate desses parasitas.
- Analisar a importância das minhocas para o solo.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Moluscos e Equinodermos
- Artrópodes ( Insetos, aracnídeos e
crustáceos)
- Vertebrados:
- Os peixes
- Os anfíbios
- Répteis
- Aves
|
Identificar no meio ambiente os principais representantes dos
moluscos
- Conhecer a formação do corpo dos equinodermos
- Conhecer a vida dos insetos, crustáceos e aracnídeos.
- Conhecer os principais representantes dos artrópodes
- Conhecer os hábitos dos tubarões e outros peixes ósseos
- Compreender o fenômeno da reprodução dos anfíbios.
- Reconhecer a importância dos anfíbios
- Conhecer os grupos de répteis
- Diferenciar cobras peçonhentas e não – peçonhentas
- Compreender o mecanismo do vôo das aves.
- Conhecer o funcionamento do sistema nervoso, reprodutivo e
digestório das aves.
- Compreender o funcionamento dos sistemas respiratório,
nervoso e reprodutor.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Plantas sem sementes.
- Plantas com sementes
- Flor, fruto e semente.
- Raiz, caule e folha.
- Fotossíntese, transpiração e
respiração.
- As relações ecológicas.
- As adaptações dos seres vivos
|
Identificar os tipos de plantas presentes no Planeta.
- Analisar o ciclo reprodutivo dessas plantas
- Identificar a formação das partes das plantas
- Identificar as partes da flor
- Conhecer a formação do fruto e da semente
- Conhecer os tipos de frutos
- Conhecer como ocorre o processo de fotossíntese, da respiração
e da transpiração.
- Relacionar o processo da respiração e da fotossíntese
- Relembrar o fenômeno da polinização
- Diferenciar fruto e fruta
- Conhecer e compreender as relações ecológicas dos seres vivos.
- Analisar as adaptações desenvolvidas pelos seres vivos para se
manter no meio ambiente.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
O papel dos alimentos
- Vitaminas
- As fibras
- A importância da água e dos sais
minerais
- O metabolismo
- A pirâmide alimentar
- Os órgãos do sistema digestório
- A mastigação e a higiene bucal
- Respiração
|
Conhecer os papéis dos alimentos e vitaminas na
alimentação diária.
- Reconhecer a importância das funções dos alimentos na
construção do organismo.
- Analisar os nutrientes presentes nos alimentos e os
problemas causados pelo excesso ou falta.
- Conhecer a importância das fibras para a formação das
fezes.
- Reconhecer a importância da água e dos sais minerais.
- Compreender o funcionamento do metabolismo.
- Conhecer o caminho percorrido pelo alimento no sistema
digestório.
- Conhecer a ação das enzimas sobre os alimentos.
- Reconhecer a importância da mastigação e de uma boa
higiene bucal.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
A organização dos seres vivos
- A célula
- Tipos de tecidos
- Função de reprodução, de
coordenação e nutrição.
- Sistema reprodutor
- Hereditariedade
|
Relembrar a organização dos seres vivos.
- Reconhecer a célula como unidade da vida.
- Conhecer os tipos de tecidos e suas particularidades.
- Compreender as funções de reprodução, coordenação e de
nutrição.
- Identificar o funcionamento dos órgãos reprodutores.
- Compreender as mudanças ocorridas no corpo de meninos
e meninas.
- Conhecer a importância da utilização dos métodos
contraceptivos.
- Analisar e conhecer as DSTs e como evita-las.
- Conhecer o processo da herança genética.
- Analisar a importância da engenharia genética e dos
transgênicos.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Circulação
- Sangue
- A excreção
- A pele
- Ossos e músculos
- Sistema nervoso
- Órgãos dos sentidos
|
Compreender o caminho percorrido pelo sangue no
sistema circulatório.
- Conhecer como é medida a pressão arterial.
- Conhecer os elementos que formam o sangue.
- Conhecer o sistema urinário e a produção de urina.
- Analisar os problemas ocorridos no sistema urinário.
- Conhecer que a pele é um órgão, e também, a sua
organização.
- Identificar o funcionamento das articulações e as partes do
esqueleto.
- Conhecer como ocorre o envio de mensagens ao sistema
nervoso e sua interpretação.
- Compreender o funcionamento das diversas áreas do
cérebro e sua importância para a manutenção da vida.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Órgãos dos sentidos
- Glândulas endócrinas
Sistema reprodutor
- Hereditariedade
|
Reconhecer o funcionamento dos órgãos do sentido e sua
integração com sistema nervoso.
- Conhecer o funcionamento do sistema endócrino.
Conhecer o processo da herança genética.
- Analisar a importância da engenharia genética e dos
transgênicos.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1ª parte
�� Matéria e energia
�� Propriedades da matéria
�� Mudanças de estado
físico
�� Substância X mistura
2ª parte
�� Soluções
�� Separação de misturas
�� Modelos atômicos
|
Identificar as principais formas de energia utilizadas no cotidiano diferenciando
matéria de energia.
�� Conceituar as propriedades gerais e específicas da matéria
�� Reconhecer que as transformações envolvem troca de energia promovendo ou não
mudanças de estado físico.
�� Identificar as causas da mudança de estado físico da matéria.
�� Representar graficamente as mudanças de estados físicos no gráfico de
temperatura X tempo.
�� Diferenciar substância de mistura de modo geral e a partir do conceito de
temperatura de fusão, temperatura de ebulição e densidade.
�� Diferenciar substância de mistura usando o conceito de constituinte.
�� Reconhecer as substâncias simples e compostas a partir de modelos gráficos.
�� Reconhecer e classificar os tipos de misturas heterogêneas e homogêneas.
�� Compreender as soluções como um tipo especial de mistura.
�� Identificar os principais processos de separação de misturas
�� Compreender como são construídos os modelos em ciências
�� Identificar os modelos atômicos
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Distribuição eletrônica
�� Número atômico e
número de massa
�� Íons , cátions e ânions
�� Isótopos, isóbaros e
isótonos
�� Massa atômica e massa
molecular
2ª parte
�� Tabela periódica e suas
propriedades.
�� Ligações químicas:
iônicas, colantes e
metálicas
|
Compreender o processo da distribuição eletrônica e a sua importância.
�� Entender o que são elementos químicos e os conceitos a eles ligados. (número
atômico e número de massa)
�� Reconhecer a diferença entre um átomo e um íon.
�� Compreender o que são isótopos, isóbaros e isótonos.
�� Consultar a tabela periódica para retirar dela informações como número atômico e
massa atômica
�� Reconhecer a regra do octeto e a estabilidade dos gases nobres.
�� Compreender o que é afinidade eletrônica para explicar como os elementos
combinam-se entre si através de ligações químicas.
�� Saber representar uma ligação através do esquema de Lewis.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Tipos de equações
químicas:
�� Análise,
�� síntese,
�� simples troca e
�� dupla troca.
�� Reações químicas:
Montagem e
balanceamento.
|
Identificar os principais tipos de reações (dupla troca, simples troca, síntese e
análise)
�� Saber montar uma reação de dupla troca ou simples troca.
�� Fazer o balanceamento de reações químicas.
�� Identificar as funções químicas inorgânicas e as suas principais característica
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Funções químicas
�� Ácido
�� Base
�� Sal e
�� Óxido
Luz
Magnetismo
Eletricidade
|
Fazer o balanceamento de reações químicas.
�� Identificar as funções químicas inorgânicas e as suas principais características.
�� Utilizar a fórmula dos compostos para escrever a sua nomenclatura
Reconhecer as três leis de propagação da luz
�� Diferenciar espelhos planos dos esféricos.
�� Identificar as principais características de um imã.
�� Diferenciar eletricidade estática de eletricidade dinâmica
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário