cead20136

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Carboidratos


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com


Os carboidratos, também conhecidos por hidratos de carbono (hidrocarbonetos), glucídeos, glicídeos ou açúcares, pertencem à classe de substâncias orgânicas, cujas moléculas são formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Esses elementos, nas substâncias mais simples, quimicamente se organizam na proporção de 1 / 2 / 1, isto é: um átomo de carbono, para dois átomos de hidrogênio, para um átomo de oxigênio. Possuindo fórmula molecular geral representada por C(H2O)n ou CnH2nOn, onde “n” simboliza a quantidade de carbonos na molécula.
Podem ser classificados em três grupos:

Monossacarídeos → unidade mais simples dos glícideos (monômeros), não catabolizados pelo processo digestivo, reunindo a seguinte subdivisão:

- as trioses, moléculas com três átomos de carbonos (n = 3) C3H6O3;
- as tetroses, moléculas com quatro átomos de carbonos (n = 4) C4H8O4;
- as pentoses, moléculas com cinco átomos de carbonos (n = 5) C5H10O5;
- e as hexoses, moléculas com seis átomos de carbonos (n = 6) C6H12O6;

Dessa classe, as pentoses e as hexoses são as mais importantes para o organismo, desempenhando função estrutural e energética, na composição de açúcares como a riboses, desoxirribose (pentoses que irão compor os ácidos nucléicos) e a glicose, frutose e galactose (hexoses fornecedoras de energia para o metabolismo celular).

A fórmula geral é padrão, diferenciando as moléculas conforme o arranjo das ligações entre os átomos.

Dissacarídeos → substâncias formadas da união de dois monossacarídeos, a partir da síntese por desidratação (retirada de uma molécula de água), apresentando fórmula estrutural geral: C(H2O)n – H2O, (C6H10O5)n ou CnH2n-2On-1.

Essa classe reúne os açúcares: maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e a lactose (glicose + galactose), encontrados respectivamente carboidratos encontrados em raízes tuberosas (batata e mandioca) nas frutas (cana–de-açúcar) e no leite.

Polissacarídeos → polímeros formados pela união de vários monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação.

Os principais polissacarídeos são:

- o amido, substância de reserva energética dos vegetais, encontrada no caule e principalmente na raiz;
- o glicogênio, substância de reserva energética dos animais, encontrada nos músculos e no fígado;
- celulose, carboidrato com maior biomassa da natureza, integrante da parede celular dos vegetais. Possui função energética e estrutural, dependendo do organismo pode ser degradada pela enzima celulase (produzida por alguns fungos, bactérias e protozoários), sendo a espécie humana desprovida de realizar sua digestão e conseqüente absorção;

- quitina, polissacarídeo nitrogenado presente no exoesqueleto dos artrópodes (formiga, camarão, aranha, barata).

- ácido hialurônico, polissacarídeo que efetua a maior adesão entre as células, considerada um cimento celular nos tecido animais.
fonte :mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário