cead20136

sábado, 5 de novembro de 2016

Mato grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

Bandeira de Mato Grosso do Sul
Significado da bandeira: a estrela simboliza o estado e a riqueza produzida pelo trabalho; o verde é um alerta à preservação ambiental; o azul representa o céu; e o branco, a paz.
Situado na Região Centro-Oeste do Brasil, o território de Mato Grosso do Sul limita-se ao norte com Mato Grosso, a nordeste com Goiás, a oeste com São Paulo e Paraná, ao sul e a leste com o Paraguai e a noroeste com a Bolívia.
Em outubro de 1977, ocorreu a fragmentação do território de Mato Grosso: a porção norte permaneceu como Mato Grosso; o sul, mais próspero e populoso, passou a ser Mato Grosso do Sul. Essa divisão foi realizada com o intuito de facilitar a administração e promover o desenvolvimento de uma área tão extensa.
Sendo assim, Mato Grosso do Sul passou a ocupar uma área de 357.124,962 quilômetros quadrados, com 78 municípios, sendo a cidade de Campo Grande a capital. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população sul-mato-grossense é de 2.449.341habitantes; a densidade demográfica (população relativa) é de 6,8 habitantes por quilômetro quadrado.

Mato Grosso do Sul no mapa do Brasil
Com predominância de clima tropical, Mato Grosso do Sul abriga a maior planície alagável do mundo – o Pantanal Mato-Grossense; o estado também possui áreas de cerrado e de floresta tropical. O relevo é caracterizado por regiões de depressão e planaltos com escarpas. A rede hidrográfica é composta por vários rios, tais como o Aquidauana, Paraguai, Paraná, do Peixe, Paranaíba, Taquari, entre outros.
A economia de Mato Grosso do Sul está em constante ascensão. O estado apresenta uma das maiores médias de crescimento econômico do Centro-Oeste. A agropecuária é a principal responsável por esse fenômeno, visto que ela impulsiona os setores de serviço e a indústria. Além do grande rebanho bovino, destacam-se os cultivos de soja, arroz, trigo, milho, mandioca, cana-de-açúcar e algodão. As políticas de incentivos ficais têm proporcionado a expansão do setor industrial. Os principais segmentos são o alimentício, têxtil, siderúrgico e químico.
Mato Grosso do Sul tem apresentado bons resultados nos indicadores sociais. O estado ocupa o 8° lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O analfabetismo atinge cerca de 8% da população e a taxa de mortalidade infantil é de 17,4 para cada mil nascidos vivos, estando abaixo da média nacional, que é de 22,3. Porém, existe um grande déficit nos serviços de saneamento ambiental, sobretudo no acesso à rede de esgoto: apenas 24% das residências possuem esse serviço.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário