cead20136

sábado, 10 de dezembro de 2016

Paleolítico

Paleolítico

Tiago Dantas


Pintura em parede de caverna no período Paleolítico.
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é um período pré-histórico que corresponde desde a origem do homem até 12 a 10 mil anos atrás (Neolítico). O nome desse período é dado devido ao fato de que neste tempo o homem passou a utilizar a pedra como utensílio em suas atividades. O uso da pedra lascada representou um grande avanço para o homem, pois foi um dos primeiros passos para a diferenciação entre ele, um ser racional, e os outros animais.

Esse período foi marcado por intensas glaciações. Devido ao clima frio, o homem passou a ocupar cavernas e aprendeu a dominar o fogo, fator extremamente necessário para sua sobrevivência. O domínio do fogo foi um dos aspectos mais importantes desse período, pois assim o homem pôde se aquecer do frio e espantar animais selvagens.

O homem dessa época era nômade, vivia em bandos e apresentava uma economia de subsistência, baseada na coleta, caça e pesca. Havia uma organização entre homens e mulheres. Enquanto os homens caçavam, as mulheres eram responsáveis pela coleta e pela educação das crianças. Algo bastante curioso é o fato de que as mulheres e crianças da época trabalhavam de forma igual. Na verdade, uma das características da sociedade do paleolítico era justamente a igualdade de cada indivíduo.

As religiões do homem do paleolítico eram baseadas em forças da natureza, não havendo Deus ou deuses, visto que isso representaria um ser superior, contrariando assim, um dos princípios dessa sociedade, que era a igualdade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário