quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Briófitas (Bryophyta)

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
www.youtube.com/accbrrooso1

As briófitas são caracterizadas por não terem vasos condutores, a seiva é transportada pela planta através de difusão, um método onde o alimento é transferido de célula para célula. Por isso, seus representantes não podem ter muito tamanho, chegam no máximo à 10cm .

As células deste tipo de planta contêm vários cloroplastos pequenos, ao contrário das algas, que contém apenas um e grande cloroplasto.

Representantes
As briófitas mais conhecidas são as Hepáticas e os Musgos, sendo os musgos muito mais comuns. Eles são mais encontrados em paredes úmidas, em vasos de plantas, barrancos úmidos, etc. As hepáticas são mais encontradas em lagos e represas (águas paradas), são muito pequenas, dificeis de ver. Há hepáticas terrestres, como a Marchantia, que nasce em ambientes muito úmidos.

Musgos

Os musgos têm duas gerações diferentes, que se alternam num ciclo reprodutivo: uma geração é clorofilada, haplóide (é a mais encontrada), e a outra geração é diplóide, que cresce apoiada num musgo da primeira geração. A segunda geração é mais difícil de encontrar, por ter um menor tempo de vida do que a primeira.
www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário