Pular para o conteúdo principal

Determinação do sexo e herança - Exercícios resolvidos

Determinação do sexo e herança - Exercícios resolvidos

01. Na espécie humana o sexo masculino é denominado heterogamético. Por quê?

RESOLUÇÃO: Porque produz dois tipos de espermatozóides: X e Y.



02. A análise do cariótipo de certa espécie animal revelou a existência de 24 cromossomos nas células somáticas da fêmea, enquanto o macho apresentava sempre 23.



a) Que tipo de determinação do sexo ocorre em tal espécie?

b) Quais as fórmulas cromossômicas?



RESOLUÇÃO: a) Tipo XO.

b) Macho = 23, X; fêmea = 24, XX.



03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual o número de autossomos existentes em um óvulo de um animal que tem 14 pares de cromossomos?



a) 28

b) 26

c) 14

d) 13

e) 1



Resposta: D



04. (PUC) O sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado:



a) homogamético

b) heterogamético

c) diplóide

d) haplóide

e) genoma



Resposta: A



05. O corpúsculo de Barr, também chamado de cromatina sexual, é encontrado:



a) nas células sexuais do homem;

b) nas células sexuais da mulher;

c) ligado ao nucléolo nas células somáticas da mulher;

d) junto à membrana nuclear nas células somáticas da mulher.

e) junto à membrana plasmática nas células somáticas da mulher.



Resposta: D



06. (FUVEST) Em uma certa espécie de abelha, as células somáticas das fêmeas apresentam 32 cromossomos, enquanto as dos machos apresentam 16 cromossomos. Explique a origem das fêmeas e dos machos com esse número de cromossomos.

RESOLUÇÃO: As fêmeas (2n = 32) originam-se de ovos; já os machos (n = 16) evoluem a partir de óvulos.



07. Em drosófila, segundo a teoria do "balanço gênico", qual é o sexo esperado de cada uma das seguintes combinações de autossomos (A) e de heterocrossomossomos?



a) 3A, 2X

b) 3A, XY

c) 2A, 3X

d) 2A, 2XY

e) 2A, XY

f) 2A, 2X



RESOLUÇÃO: a) Intersexuado

b) Supermacho

c) Superfêmea

d) Fêmea excepcional

e) Macho normal

f) Fêmea normal



08. As abelhas constituem exemplo de himenópteros sociais, cujas fêmeas monogaméticas põem, em "células" distintas dos favos, ovos não-fecundados (óvulos). Estes últimos:



a) são estéreis, não se desenvolvendo;

b) desenvolvem-se em larvas estéreis, origem das operárias;

c) possuem o cromossomo sexual;

d) desenvolvem-se, por partenogênese, nos machos (zangões);

e) dão origem às rainhas haplóides, novamente monogaméticas.



RESPOSTA: D



09. Indivíduos que formam um mosaico de caracteres sexuais masculinos e femininos, com equipamento cromossômico de ambos os sexos em áreas distintas do corpo, são:



a) pseudo-hermafroditas

b) ginandromorfos

c) assexuados

d) hermafroditas

e) partenogenéticos



RESPOSTA: B



10. Em drosófila, a relação entre o número de cromossomos X e o número de lotes de autossomos (A) é denominada "índice sexual" e determina o fenótipo sexual. Calcule o fenômeno sexual dos seguintes indivíduos:



I. AAXY

II. AAAXX

III. AAXXX

IV. AAAXY

V. AAAXXX



Assinale a alternativa correta:



Superfêmea Intersexo Macho Supermacho Fêmea Triplóide

a) I III II V IV

b) I II II IV V

c) III II I IV V

d) V II III I IV

e) V II I IV III



RESPOSTA: D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de