![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp3VkM5u7UXVmv9awK4CjgLpxxF5fwzyeMZo4BL7wT_Q05CglNj1iWNWOyjvhpdGhlJRSuBYCznYTvGpRChTc3XT3eX_HnBJGe610fE47pcmzRstTZk3oEQ5sAaQPUAo8RlegMcVLW55hA/s320/Antonio+carlos.jpg)
Unidades elétricas, unidades empregadas para medir quantitativamente toda espécie de fenômenos eletrostáticos e eletromagnéticos, assim como as características eletromagnéticas dos componentes de um circuito elétrico. As unidades elétricas empregadas estão definidas no Sistema Internacional de unidades.
A unidade de intensidade de corrente é o ampère. A da carga elétrica é o coulomb, que é a quantidade de eletricidade que passa em um segundo por qualquer ponto de um circuito através do qual flui uma corrente de um ampère. O volt é a unidade de diferença de potencial. A unidade de potência elétrica é o watt.
A unidade de resistência é o ohm, que é a resistência de um condutor em que uma diferença de potencial de um volt produz uma corrente de um ampère. A capacidade de um condensador é medida em farad: um condensador de um farad tem uma diferença de potencial de um volt entre suas placas quando estas apresentam uma carga de um coulomb.
O henry é a unidade de indutância, a propriedade de um circuito elétrico em que uma variação na corrente provoca indução no próprio circuito ou num circuito vizinho. Uma bobina tem uma auto-indutância de um henry quando uma mudança de um ampère/segundo na corrente elétrica que a atravessa provoca uma força eletromotriz oposta de um volt.
Autoria: Gilberto Costa da Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário