Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email
accbarroso@hotmail.com www.youtube.com/accbarroso1
Área do retângulo
Danielle de Miranda
Retângulos
Uma figura plana nada mais é que um plano que possui uma forma específica e para que ela exista é preciso que tenha no mínimo três lados. Veja abaixo a relação dos lados com a nomenclatura de algumas figuras planas.
3 lados = triângulo
4 lados = quadrilátero
5 lados = pentágono
6 lados = hexágono
7 lados = heptágono
O retângulo é um quadrilátero, pois possui 4 lados que podem ou não ser iguais. Quando os lados forem diferentes ela continua recebendo o nome de retângulo, agora quando os 4 lados forem iguais o retângulo poderá ser chamado de quadrado.
O cálculo da área desses dois tipos de retângulos é calculado da mesma forma. Como possuem duas dimensões: base e altura, o cálculo da sua área é o produto da base pela altura.
Pra compreender melhor como chegamos à conclusão de que a fórmula do cálculo da área de um retângulo é base x altura, veja a explicação abaixo:
Considere o retângulo com a superfície dividida em quadradinhos de lados iguais a um centímetro.
Nesse retângulo obtivemos 5 colunas de quadradinhos e 3 linhas de quadradinhos, assim para saber a quantidade de quadrados que essa figura possui em sua superfície basta multiplicarmos 5 x 3 = 15 quadradinhos. Como cada lado do quadradinho é igual a 1centímetro, podemos dizer que as dimensões desse retângulo são iguais a:
Aplicando o mesmo raciocínio do cálculo da quantidade de quadradinhos iremos encontrar a área da superfície desse retângulo da seguinte forma:
A = 5 cm x 3 cm
A = 15 cm2
Assim, provamos que o cálculo da área de um retângulo é:
A = BASE x ALTURA
Representando a base como b e a altura como h, simplificamos a fórmula:
A = b x h
Caso esse retângulo seja um quadrado (todos os lados iguais), podemos dizer que a base e a altura terão mesmo valor, assim iremos representá-las como sendo os lados do quadrado, representados pela letra l.
Portanto, a área de um quadrado pode ser indicada da seguinte forma:
A = l x l
A = l 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário