Bandeira de Sergipe
Significado da bandeira: as cores representam a integração do estado ao Brasil. As cinco estrelas brancas simbolizam os principais rios de Sergipe: São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Cotinguiba e Poxim.
Com extensão territorial de aproximadamente 21,9 mil quilômetros quadrados, Sergipe é o menor estado brasileiro. Essa unidade federativa integra a Região Nordeste, e limita-se ao norte com Alagoas; e a oeste e ao sul com a Bahia; além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico.
Conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 2.068.031 habitantes, sendo a densidade demográfica de 94,3 habitantes por quilômetro quadrado. São 75 municípios em Sergipe, cuja capital é a cidade de Aracaju.
Localização de Sergipe no mapa do Brasil
O clima varia conforme a localidade: tropical atlântico no litoral e semiárido no interior. A caatinga é o bioma predominante, mas também há áreas de floresta tropical e mangues. O relevo é caracterizado por depressão e planície litorânea. A hidrografia, como já dito, é composta pelos rios São Francisco, Vaza-Barris, Jarapatuba, Real, Sergipe, Cotinguiba, Poxim, entre outros.
Na economia, Sergipe teve a cana-de-açúcar como principal produto durante décadas. No entanto, a partir da década de 1990, houve um considerável processo de industrialização. A indústria atua na produção de alimentos, couro, petroquímico, mobiliário, etc. A agricultura baseia-se nos cultivos de mandioca, milho, feijão e cana-de-açúcar. O turismo também é uma importante fonte de capitação de recursos financeiros.
Com relação aos aspectos sociais, o estado apresenta uma alta taxa de mortalidade infantil – 31,4 óbitos a cada mil nascidos vivos. Outro problema é o analfabetismo, que atinge 16,3% dos habitantes.
alunosonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário