O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
será o principal responsável por ofertar vagas na nova iniciativa do
Ministério da Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da
rede pública que não atuam em sua área de formação, a Rede Universidade
do Professor. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas
instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a
distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.
Baseado em informações do Censo Escolar
2015, Mercadante destacou que, entre os 709.546 professores efetivos que
lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio,
334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula,
enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos
representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que
aplicam ou não têm o grau de bacharel na área.
Mercadante afirmou que a prioridade é a
formação de professores efetivos da rede pública na área em que já estão
atuando. “Não há como melhorar a qualidade da educação no Brasil se nós
não resolvermos esta questão da formação. O que mais vai motivar é se a
carreira docente valorizar esta formação específica”, disse o ministro.
“Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da
educação”, concluiu.
Parfor Presencial
Além das vagas pelo sistema UAB e das vagas presenciais remanescentes, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor Presencial) que oferecerá, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017.
Além das vagas pelo sistema UAB e das vagas presenciais remanescentes, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor Presencial) que oferecerá, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017.
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Pelo sistema UAB são ofertados os seis
mestrados no formato semi presencial do país: o Programa de Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).
Mais detalhes no link que segue destacado: Plano nacional de formação de professores da educação básica
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