Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Conjunto numérico
• Operações;
• Conjuntos N,Z,Q,I,R
• Intervalos reais
• Problemas
2- Funções
• Definições
• Domínio e Imagem
• Gráficos
• Plano cartesiano
• Análise de gráficos
3- Noções de Matemática
financeira
• Razão e proporção
• Porcentagem
|
• Reconhecer os conjuntos numéricos, bem
Como as operações de em conjuntos;
• Identificar os tipos de intervalos
• Resolver problemas com conjuntos
• Identificar uma função
• Identificar e construir gráficos
• Identificar seu domínio e imagem
• Ser capaz de extrair dados significativos
de um gráfico através de sua análise;
• Identificar razões proporcionais,
diretamente ou inversamente.
• Ser capaz de trabalhar com porcentagem,
bem como aplicar em cálculos de juros ou
descontos simples
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Função Afim
• Definição
• Gráfico
• Coeficientes
• Zero ou raiz
• Crescimento
• Sinal
• Inequações
2- Noções de Matemática
Financeira
• Juros e desconto
Simples
• Juro composto
|
Reconhecer uma função Afim bem como
seu gráfico
• Identificar seus coeficientes e saber qual a
função de cada um deles
• Ser capaz de trabalhar com estudo de
sinais e resolver inequações
• Identificar razões proporcionais,
Diretamente ou inversamente.
• Ser capaz de trabalhar com porcentagem,
bem como aplicar em cálculos de juros,
descontos simples ou juro composto
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Função Quadrática
• Definições
• Domínio e Imagem
• Gráficos
• Equações
• Inequações
2- Progressão Aritmética -PA
• Definição
• Termo Geral
• Soma dos Termos
3- Geometrias Plana
o Conceitos primitivos
o Ângulos
o Paralelismo
o Ângulos na
circunferência
|
Ser capaz de reconhecer uma função do 2º
grau e suas propriedades, além de resolver
Problemas com equações e inequações.
• Identificar seqüências entre elas a PA
• Ser capaz de trabalhar com trabalhar com
suas aplicações
• Relembrar conceitos básicos de
Geometria plana e trabalhar suas
aplicações com ângulos e retas
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1-Trigonometria
• Unidades de medida de
ângulos: graus e
radianos
• Razões trigonométricas
no triângulo retângulo
• Tabela – ângulos
notáveis: 30°, 45°, 60°.
• Ciclo Trigonométrico
• Lei dos senos e lei dos
co-senos
• Funções
trigonométricas
• Construções de gráficos
• Propriedades gráficas
• Soma de arcos
• Transformações
trigonométricas
• Identidades
trigonométricas
|
Identificar e reconhecer as unidades de
medidas de ângulos mais importantes
• Saber transformar as unidades: grau – radiano
• Resolver problemas trigonométricos em um
triângulo retângulo
• Interpretar as razões trigonométricas
• Identificar seno, co-seno e tangente dos
ângulos notáveis (30°, 45°, 60°)
• Localizar ângulos no ciclo trigonométrico
• Identificar seno, co-seno e tangente dos
ângulos no ciclo trigonométrico
• Aplicar e interpretar as leis do seno e do cosseno
• Construir e interpretar os gráficos das funções
trigonométricas
• Aplicações das funções trigonométricas
• Resolver problemas de transformações e
identidades trigonométricas
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
2- Matrizes
• Definição
• Representação
algébrica
• Tipos de matrizes
• Operações com
matrizes
3-Determinantes
• Determinantes de
matrizes 2x2 e 3x3
• Regra de Sarrus
• Propriedades dos
determinantes
• Determinantes de
matrizes de ordem
maior que 3
|
• Reconhecer matrizes, bem como as
operações;
• Identificar os tipos de matrizes
• Resolver problemas com matrizes
• Ser capaz de operar com matrizes
• Ser capaz de montar matrizes
• Calcular o determinante de matrizes de ordem
2 e 3
• Resolver problema que necessitem do
determinante
• Ser capaz de identificar e classificar um
sistema linear
• Ser capaz de utilizar a Regra de Cramer na
Resolução de Sistemas.
• Ser capaz de fazer a discussão de um Sistema
• Ser capaz de resolver um Sistema por
escalonamento
• Ser capaz de discutir um Sistema por
escalonamento
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
4-Função exponencial
• Propriedades de
potenciação
• Equações
exponenciais
• Função exponencial
• Condição de
existência: Domínio
• Inequações
exponenciais
5-Logaritmos
• Definição
• Propriedades
• Condição de
existência: Domínio
• Manipulação dos
logaritmos
|
• Conhecer as propriedades das potências
• Resolver equações e inequações exponenciais
• Identificar uma função exponencial
• Analisar graficamente uma função
exponencial e suas propriedades
• Reconhecer as aplicações da função
exponencial
• Conhecer as propriedades dos logaritmos
• Resolver exercícios de logaritmos
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
| ||
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
| ||
6-Função logarítmica
• Definição
• Gráficos
• Aplicações
• Relação: Função
exponencial x Função
logarítmica – Função
inversa
• Funções e seqüência
7-Sistemas Lineares
• Definição
• Forma matricial de
um Sistema Linear
• Classificação
• Regra de Cramer
• Discussão de
Sistemas
• Escalonamento
|
• Identificar uma função logarítmica
• Analisar graficamente uma função logarítmica
e suas propriedades
• Reconhecer as aplicações da função logarítmica
• Estabelecer relações entre a função exponencial
e a função logarítmica
• Obter a inversa de uma função exponencial e
de uma função logarítmica
• Relacionar a função exponencial e a
logarítmica com as progressões aritmética e
geométrica
• Ser capaz de identificar e classificar um sistema
linear
• Ser capaz de utilizar a Regra de Cramer na
Resolução de Sistemas.
• Ser capaz de fazer a discussão de um Sistema
• Ser capaz de resolver um Sistema por
escalonamento
• Ser capaz de discutir um Sistema por
escalonamento
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
| ||
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
| ||
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
| ||
1-Geometria Plana
• Semelhança de
triângulos
• Relações métricas
• Polígonos Regulares
• Comprimento e arco de
circunferência
• Área de figuras planas
2- Geometria dos corpos
sólidos
• Poliedros e poliedros de
Platão
• Relação de Euler
• Prisma, pirâmide e
tronco
3- Progressão Geométrica
• Definição
• Termo Geral
• Soma dos Termos
• PG convergente
• PG e PA
|
Ser capaz de trabalhar com semelhança de
triângulos bem como com outros tipos de
triângulos;
• Identificar e aplicar a situações problemas os
polígonos inscritos, bem como comprimento
de arco e circunferência
• Trabalhar com áreas de figuras planas
• Ser capaz de identificar corpos sólidos bem
como trabalhar aplicações voltadas a eles
• Ser capaz de reconhecer um PG bem
como aplicar suas fórmulas de termo geral
e de soma dos termos;
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
| ||
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Geometria Analítica
• Plano Cartesiano
• Distância entre dois
pontos
• Ponto médio
• Condição de
alinhamento de 3
pontos
• Equação geral e
reduzida da reta;
• Paralelismo e
perpendicularismo;
2- Análise Combinatória
• Principio
Fundamental da
Contagem (PFC)
• Fatorial
• Arranjos Simples
• Combinações
|
• Ser capaz de trabalhar no plano cartesiano
com ponto e retas;
• Calcular a distancia de dois pontos usando
suas coordenadas
• Ser capaz de determinar a equação de uma
reta
• Ser capaz de criar retas paralelas e
perpendiculares no plano cartesiano
• Reconhecer as aplicações do PFC
• Calcular e aplicar o fatorial
• Diferenciar e aplicar arranjos e combinações
• Resolver problemas utilizando PFC, Arranjos
e Combinações
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Geometria Analítica
• Ângulos entres retas
• Distância de ponto a
reta
• Área de triângulo
• Bissetrizes do ângulo
de duas retas
• Equação geral e
reduzida de uma
circunferência
• Posições relativas
• Inequações de 2º grau
com duas incógnitas
• Tangencia
2- Números complexos
• Definição
• Operações
• Plano Argand-Gauss
• Módulo
• Argumento
3- Análise Combinatória
• Permutação
|
• Ser capaz de calcular a distância entre ponto e
reta;
• Calcular ângulos entre as retas;
• Calcular a área de um triângulo usando as
coordenadas dos pontos de vértice
• Traçar a bissetriz entre duas retas
• Ser capaz de construir as equações de reta;
• Ser capaz de trabalhar com posições relativas
e inequações
• Identificar e calcular retas tangentes
• Compreender o conjunto dos números
complexos;
• Ser capaz de operar números complexos
• Ser capaz de representá-los no Plano Argand-
Gauss, bem como identificar seu módulo e
seu argumento
• Trabalhar com permutações e resolver
problemas
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Números Complexos
• Forma Polar
• Operações na forma
polar
• Potenciação e
radiciação
2- Polinômios
• Função Polinomial
• Operações
• Teorema Fundamental
da Álgebra
3- Probabilidade
• Experimento
aleatório
• Espaço amostral
• Evento
• Probabilidade em
espaços amostrais
equiprováveis
• Probabilidade da união
|
• Ser capaz de representar um número
complexo em sua forma polar e resolver
operações, inclusive de potenciação e
radiciação
• Ser capaz de reconhecer uma função
polinomial e resolver operações;
• Aplicar o Teorema Fundamental da Álgebra
• Entender os conceitos de experimento, espaço
e evento para o cálculo de probabilidades
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade IV
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1- Polinômios
• Teorema da
Decomposição
• Raízes complexas e
multiplicidade de
raízes
• Relações de Girard
• Raízes Racionais
2- Probabilidade
• Probabilidade
Condicional
• Probabilidade de
eventos sucessivos
3-Binômio de Newton
4- Estatística
• Variável
• Tabelas de
Freqüência
• Medidas de
centralidade e
dispersão
|
• Ser capaz de identificar e aplicar o Teorema
da decomposição
• Ser capaz de calcular as raízes de um
polinômio
• Ser capaz de utilizar as relações de Girard
para resolver problemas de equação
polinomial
• Ser capaz de identificar outros tipos de
probabilidades e resolver problemas
• Identificar e calcular coeficientes binomiais
• Ser capaz de construir e aplicar o triângulo de
Pascal
• Ser capaz de identificar o termo geral do
binômio
• Ser capaz de identificar variáveis, gerar e
interpretar tabelas de frequência e calcular
medidas de centralidade e dispersão
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Boa tarde professor, agradeço pela ajuda que esse seu post me deu.
ResponderExcluirBoa tarde professor muito bom esse plano seu eu agradeço exelente para o ensino médio!
ResponderExcluir