Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso 
 |    
Turno 
Série 1º Ano Básico 
Ano  
Unidade I 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Conjunto numérico 
• Operações; 
• Conjuntos   N,Z,Q,I,R 
• Intervalos   reais 
• Problemas 
2-   Funções 
• Definições 
• Domínio e   Imagem 
• Gráficos 
• Plano   cartesiano 
• Análise   de gráficos 
3-   Noções de Matemática 
financeira 
• Razão e   proporção 
• Porcentagem 
 |    
• Reconhecer   os conjuntos numéricos, bem 
Como   as operações de em conjuntos; 
• Identificar   os tipos de intervalos 
• Resolver   problemas com conjuntos 
• Identificar   uma função 
• Identificar   e construir gráficos 
• Identificar   seu domínio e imagem 
• Ser capaz   de extrair dados significativos 
de   um gráfico através de sua análise; 
• Identificar   razões proporcionais, 
diretamente   ou inversamente. 
• Ser capaz   de trabalhar com porcentagem, 
bem   como aplicar em cálculos de juros ou 
descontos simples 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 1º Ano Básico 
Ano  
Unidade II 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Função Afim 
• Definição 
• Gráfico 
• Coeficientes 
• Zero ou   raiz 
• Crescimento 
• Sinal 
• Inequações 
2-   Noções de Matemática 
Financeira 
• Juros e   desconto 
Simples 
• Juro composto 
 |    
Reconhecer   uma função Afim bem como 
seu   gráfico 
• Identificar   seus coeficientes e saber qual a 
função   de cada um deles 
• Ser capaz   de trabalhar com estudo de 
sinais   e resolver inequações 
• Identificar   razões proporcionais, 
Diretamente   ou inversamente. 
• Ser capaz   de trabalhar com porcentagem, 
bem   como aplicar em cálculos de juros, 
descontos simples ou juro composto 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso 
 |    
Turno 
Série 1º Ano Básico 
Ano  
Unidade III 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Função Quadrática 
• Definições 
• Domínio e   Imagem 
• Gráficos 
• Equações 
• Inequações 
2-   Progressão Aritmética -PA 
• Definição 
• Termo   Geral 
• Soma dos   Termos 
3-   Geometrias Plana 
o Conceitos primitivos 
o Ângulos 
o Paralelismo 
o Ângulos na 
circunferência 
 |    
Ser   capaz de reconhecer uma função do 2º 
grau   e suas propriedades, além de resolver 
Problemas   com equações e inequações. 
• Identificar   seqüências entre elas a PA 
• Ser capaz   de trabalhar com trabalhar com 
suas   aplicações 
• Relembrar   conceitos básicos de 
Geometria   plana e trabalhar suas 
aplicações com ângulos e retas 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 2º Ano Básico 
Ano  
Unidade I 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-Trigonometria 
• Unidades   de medida de 
ângulos:   graus e 
radianos 
• Razões   trigonométricas 
no   triângulo retângulo 
• Tabela –   ângulos 
notáveis:   30°, 45°, 60°. 
• Ciclo   Trigonométrico 
• Lei dos   senos e lei dos 
co-senos 
• Funções 
trigonométricas 
• Construções   de gráficos 
• Propriedades   gráficas 
• Soma de   arcos 
• Transformações 
trigonométricas 
• Identidades 
trigonométricas 
 |    
Identificar   e reconhecer as unidades de 
medidas   de ângulos mais importantes 
• Saber   transformar as unidades: grau – radiano 
• Resolver   problemas trigonométricos em um 
triângulo   retângulo 
• Interpretar   as razões trigonométricas 
• Identificar   seno, co-seno e tangente dos 
ângulos   notáveis (30°, 45°, 60°) 
• Localizar   ângulos no ciclo trigonométrico 
• Identificar   seno, co-seno e tangente dos 
ângulos   no ciclo trigonométrico 
• Aplicar e   interpretar as leis do seno e do cosseno 
• Construir   e interpretar os gráficos das funções 
trigonométricas 
• Aplicações   das funções trigonométricas 
• Resolver   problemas de transformações e 
identidades trigonométricas 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 2º Ano Básico 
Ano  
Unidade II 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
2-   Matrizes 
• Definição 
• Representação 
algébrica 
• Tipos de   matrizes 
• Operações   com 
matrizes 
3-Determinantes 
• Determinantes   de 
matrizes   2x2 e 3x3 
• Regra de   Sarrus 
• Propriedades   dos 
determinantes 
• Determinantes   de 
matrizes   de ordem 
maior que 3 
 |    
• Reconhecer   matrizes, bem como as 
operações; 
• Identificar   os tipos de matrizes 
• Resolver   problemas com matrizes 
• Ser capaz   de operar com matrizes 
• Ser capaz   de montar matrizes 
• Calcular   o determinante de matrizes de ordem 
2 e   3 
• Resolver   problema que necessitem do 
determinante 
• Ser capaz   de identificar e classificar um 
sistema   linear 
• Ser capaz   de utilizar a Regra de Cramer na 
Resolução   de Sistemas. 
• Ser capaz   de fazer a discussão de um Sistema 
• Ser capaz   de resolver um Sistema por 
escalonamento 
• Ser capaz   de discutir um Sistema por 
escalonamento 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 2º Ano Básico 
Ano  
Unidade III 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
4-Função   exponencial 
• Propriedades   de 
potenciação 
• Equações 
exponenciais 
• Função   exponencial 
• Condição   de 
existência:   Domínio 
• Inequações 
exponenciais 
5-Logaritmos 
• Definição 
• Propriedades 
• Condição   de 
existência:   Domínio 
• Manipulação   dos 
logaritmos 
 |    
• Conhecer   as propriedades das potências 
• Resolver   equações e inequações exponenciais 
• Identificar   uma função exponencial 
• Analisar   graficamente uma função 
exponencial   e suas propriedades 
• Reconhecer   as aplicações da função 
exponencial 
• Conhecer   as propriedades dos logaritmos 
• Resolver exercícios de logaritmos 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 2º Ano Básico 
Ano  
Unidade IV 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   ||
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |||
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   ||
6-Função   logarítmica 
• Definição 
• Gráficos 
• Aplicações 
• Relação:   Função 
exponencial   x Função 
logarítmica   – Função 
inversa 
• Funções e   seqüência 
7-Sistemas   Lineares 
• Definição 
• Forma   matricial de 
um   Sistema Linear 
• Classificação 
• Regra de   Cramer 
• Discussão   de 
Sistemas 
• Escalonamento 
 |    
• Identificar   uma função logarítmica 
• Analisar   graficamente uma função logarítmica 
e   suas propriedades 
• Reconhecer   as aplicações da função logarítmica 
• Estabelecer   relações entre a função exponencial 
e a   função logarítmica 
• Obter a   inversa de uma função exponencial e 
de   uma função logarítmica 
• Relacionar   a função exponencial e a 
logarítmica   com as progressões aritmética e 
geométrica 
• Ser capaz   de identificar e classificar um sistema 
linear 
• Ser capaz   de utilizar a Regra de Cramer na 
Resolução   de Sistemas. 
• Ser capaz   de fazer a discussão de um Sistema 
• Ser capaz   de resolver um Sistema por 
escalonamento 
• Ser capaz   de discutir um Sistema por 
escalonamento 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   ||
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 1º Ano Básico 
Ano  
Unidade IV 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   ||
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |||
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   ||
1-Geometria   Plana 
• Semelhança   de 
triângulos 
• Relações   métricas 
• Polígonos   Regulares 
• Comprimento   e arco de 
circunferência 
• Área de   figuras planas 
2-   Geometria dos corpos 
sólidos 
• Poliedros   e poliedros de 
Platão 
• Relação   de Euler 
• Prisma,   pirâmide e 
tronco 
3-   Progressão Geométrica 
• Definição 
• Termo   Geral 
• Soma dos   Termos 
• PG   convergente 
• PG e PA 
 |    
Ser   capaz de trabalhar com semelhança de 
triângulos   bem como com outros tipos de 
triângulos; 
• Identificar   e aplicar a situações problemas os 
polígonos   inscritos, bem como comprimento 
de   arco e circunferência 
• Trabalhar   com áreas de figuras planas 
• Ser capaz   de identificar corpos sólidos bem 
como   trabalhar aplicações voltadas a eles 
• Ser capaz   de reconhecer um PG bem 
como   aplicar suas fórmulas de termo geral 
e de soma dos termos; 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   ||
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 3º Ano Básico 
Ano  
Unidade I 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Geometria Analítica 
• Plano   Cartesiano 
• Distância   entre dois 
pontos 
• Ponto   médio 
• Condição   de 
alinhamento   de 3 
pontos 
• Equação   geral e 
reduzida   da reta; 
• Paralelismo   e 
perpendicularismo; 
2-   Análise Combinatória 
• Principio 
Fundamental   da 
Contagem   (PFC) 
• Fatorial 
• Arranjos   Simples 
• Combinações 
 |    
• Ser capaz   de trabalhar no plano cartesiano 
com   ponto e retas; 
• Calcular   a distancia de dois pontos usando 
suas   coordenadas 
• Ser capaz   de determinar a equação de uma 
reta 
• Ser capaz   de criar retas paralelas e 
perpendiculares   no plano cartesiano 
• Reconhecer   as aplicações do PFC 
• Calcular   e aplicar o fatorial 
• Diferenciar   e aplicar arranjos e combinações 
• Resolver   problemas utilizando PFC, Arranjos 
e Combinações 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 3º Ano Básico 
Ano  
Unidade II 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Geometria Analítica 
• Ângulos   entres retas 
• Distância   de ponto a 
reta 
• Área de   triângulo 
• Bissetrizes   do ângulo 
de   duas retas 
• Equação   geral e 
reduzida   de uma 
circunferência 
• Posições   relativas 
• Inequações   de 2º grau 
com   duas incógnitas 
• Tangencia 
2-   Números complexos 
• Definição 
• Operações 
• Plano   Argand-Gauss 
• Módulo 
• Argumento 
3-   Análise Combinatória 
• Permutação  
 |    
• Ser capaz   de calcular a distância entre ponto e 
reta; 
• Calcular   ângulos entre as retas; 
• Calcular   a área de um triângulo usando as 
coordenadas   dos pontos de vértice 
• Traçar a   bissetriz entre duas retas 
• Ser capaz   de construir as equações de reta; 
• Ser capaz   de trabalhar com posições relativas 
e   inequações 
• Identificar   e calcular retas tangentes 
• Compreender   o conjunto dos números 
complexos; 
• Ser capaz   de operar números complexos 
• Ser capaz   de representá-los no Plano Argand- 
Gauss,   bem como identificar seu módulo e 
seu   argumento 
• Trabalhar   com permutações e resolver 
problemas 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 3º Ano Básico 
Ano  
Unidade III 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1- Números Complexos 
• Forma   Polar 
• Operações   na forma 
polar 
• Potenciação   e 
radiciação 
2-   Polinômios 
• Função   Polinomial 
• Operações 
• Teorema   Fundamental 
da   Álgebra 
3-   Probabilidade 
• Experimento 
aleatório 
• Espaço   amostral 
• Evento 
• Probabilidade   em 
espaços   amostrais 
equiprováveis 
• Probabilidade da união 
 |    
• Ser capaz   de representar um número 
complexo   em sua forma polar e resolver 
operações,   inclusive de potenciação e 
radiciação 
• Ser capaz   de reconhecer uma função 
polinomial   e resolver operações; 
• Aplicar o   Teorema Fundamental da Álgebra 
• Entender   os conceitos de experimento, espaço 
e evento para o cálculo de probabilidades 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 |    
Professor Antonio Carlos    Carneiro  Barroso 
 |    
Turno 
Série 3º Ano Básico 
Ano  
Unidade IV 
 |    
Bibliografia 
Matemática do ensino médio  
Editora FTD 
José Ruy Bonjorno 
 |   
Planejamento 
 |    
Anual 
 |    
2016 
 |    |
Conteúdos 
 |    
Objetivos 
 |    
Metodologias 
 |    
Avaliação 
 |   
1-   Polinômios 
• Teorema   da 
Decomposição 
• Raízes   complexas e 
multiplicidade   de 
raízes 
• Relações   de Girard 
• Raízes   Racionais 
2-   Probabilidade 
• Probabilidade 
Condicional 
• Probabilidade   de 
eventos   sucessivos 
3-Binômio   de Newton 
4-   Estatística 
• Variável 
• Tabelas   de 
Freqüência 
• Medidas   de 
centralidade   e 
dispersão 
 |    
• Ser capaz   de identificar e aplicar o Teorema 
da   decomposição 
• Ser capaz   de calcular as raízes de um 
polinômio 
• Ser capaz   de utilizar as relações de Girard 
para   resolver problemas de equação 
polinomial 
• Ser capaz   de identificar outros tipos de 
probabilidades   e resolver problemas 
• Identificar   e calcular coeficientes binomiais 
• Ser capaz   de construir e aplicar o triângulo de 
Pascal 
• Ser capaz   de identificar o termo geral do 
binômio 
• Ser capaz   de identificar variáveis, gerar e 
interpretar   tabelas de frequência e calcular 
medidas de centralidade e dispersão 
 |    
Aula Expositiva 
 |    
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos   debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |   
Boa tarde professor, agradeço pela ajuda que esse seu post me deu.
ResponderExcluirBoa tarde professor muito bom esse plano seu eu agradeço exelente para o ensino médio!
ResponderExcluir