Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C Barroso
|
Turno
Série 6º ano
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Números Naturais:
- Sistema de numeração
- Adição e subtração
- Multiplicação e divisão
|
Traduzir em palavras números representados por algarismos e
vice-versa;
- Fazer cálculo de cabeça usando a decomposição de números;
- Traduzir, por meio de representação escrita ou oral, as
unidades das diversas
ordens;
- Identificar as diversas classes na representação de um
número;
- Ler corretamente a escrita de um número;
- Escrever corretamente os números usando algarismos.
- Identificar os números naturais;
- Associar adição a situações de juntar e contar e a
situações de acrescentar;
- Resolver problemas com situações de adição e subtração;
- Resolver expressões numéricas com adição e subtração;
- Associar a subtração às situações de tirar e contar, de
diminuir e de completar;
- Reconhecer a subtração como operação inversa da adição
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C Barroso
|
Turno
Série 6º ano
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
|
Planejamento
|
Anual
|
|||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
|
- Números primos:
Decomposição em fatores primos
- Divisores e múltiplos
nos
números naturais: Divisores de
um número
- Máximo divisor comum – MDC
- Múltiplos de um número
- Mínimo múltiplo comum -
MMC
Frações e Operações:
- Números Fracionados
- Frações equivalentes
|
Determinar a
fatoração completa de um número.
- Reconhecer se um número é, ou não, divisor de outro;
- Determinar os divisores naturais de um número;
- Calcular a quantidade de divisores de um número natural.
- Identificar os divisores comuns de dois números naturais
e reconhecer o
MDC;
- Determinar o MDC de dois números, pela regra das divisões
sucessivas.
- Identificar os múltiplos comuns de dois ou mais números e
reconhecer o
MMC
- Determinar o MMC de dois ou mais números pela regra da
decomposição
simultânea
- Representar e traduzir oralmente uma fração.
- Distinguir frações próprias, impróprias e aparentes.
- Identificar números naturais escritos sob a forma
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 6º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
|
Planejamento
|
Anual
|
|||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
|
- Comparação de frações
- Operações com frações
|
- Comparar frações que têm denominadores iguais.
- Comparar frações que têm numeradores iguais.
- Comprar duas frações quaisquer.
- Efetuar a adição e subtração de duas ou mais frações.
- Resolver expressões numéricas com adição, subtração,
multiplicação, divisão e potência.
- Efetuar a multiplicação e divisão de duas frações.
- Calcular potência com base
fracionária.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 6º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Números racionais na forma
decimal
- Representação decimal de um
número racional
- Comparação de números racionais
na forma decimal
Operações com números
racionais na forma decimal
- Adição e subtração
- Multiplicação e divisão
- Potenciação
Geometria e Medidas:
- Unidades de área
- Unidades de volume
- Unidades de massa
|
Reconhecer um número decimal
Comparar números decimais
Resolver as operações com decimais
Definir números decimais
Aplicar as propriedades de
potencia
- Reconhecer que medir uma superfície e compará-la com
outra
superfície tomada como unidade.
- Conhecer as unidades padronizadas de superfície.
- Transformar uma unidade de superfície em outra.
- Conhecer como se calcula a área de alguns quadriláteros.
- Transformar uma unidade de volume em outra.
- Conhecer como se calcula o volume de alguns poliedros.
- Conhecer a equivalência entre litro e o decímetro cubico
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 7º ano
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
- Números Inteiros
- Operações com Números
Inteiros
- Números Racionais
- Operações com Números
Racionais
- Ângulos
- Medida de ângulo
- Operações envolvendo
medidas de ângulos
- Classificação dos ângulos
|
Resolver expressões numéricas com números inteiros.
- Verificar e identificar as propriedades existentes na
adição e na
multiplicação.
- Efetuar as operações envolvendo números racionais.
- Desenvolver as expressões numéricas com números
racionais.
- Reconhecer a soma algébrica.
- Classificar e construir ângulos.
- Medir ângulos utilizando o transferidor.
- Efetuar cálculos com as quatro operações envolvendo
medidas de ângulos.
- Reconhecer os ângulos consecutivos e opostos pelo
vértice.
- Diferenciar os tipos de ângulos.
- Bissetriz de um ângulo
- Resolver situações-problema envolvendo medidas de ângulos
e suas
classificações.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 7º ano
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
- Média Aritmética
- Potenciação
- Propriedades da
potenciação
- Raiz Quadrada
Equações
- Situações-problema
envolvendo equações
|
Definir média aritmética e efetuar cálculos.
- Desenvolver e resolver situação-problema que envolva
média.
- Identificar uma potenciação.
- Reconhecer propriedades da potenciação e aplicá-las.
- Desenvolver expressões com potência.
- Identificar números racionais quadrados perfeitos.
- Definir raiz quadrada de um número.
- Resolver expressões numéricas.
Reconhecer uma equação.
- Aplicar as propriedades da igualdade para resolver
equações.
- Traduzir sentenças expressas em linguagem simbólica.
- Identificar o que é dado e o que é pedido.
- Resolver as equações e
interpretar a solução encontrada.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 7º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Razões
- Proporções
- Grandezas Proporcionais
- Regra de Três Simples e composta
|
Determinar a razão entre duas grandezas de mesma espécie.
- Comparar grandezas utilizando a razão.
- Reconhecer uma proporção como uma igualdade de duas
razões.
- Identificar uma proporção através dos meios e extremos.
- Calcular o termo desconhecido.
- Determinar o fator de proporcionalidade.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver
problemas simples que
envolvam as grandezas proporcionais.
- Reconhecer e diferenciar grandezas direta e inversamente
proporcionais.
- Aplicar regra de três simples na resolução de problemas
que envolvam duas
grandezas
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C Barroso
|
Turno
Série 7º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Porcentagem
- Inequações
Juros Simples
- Quadriláteros (trapézios e
(Paralelogramos)
- Triângulos
|
Traduzir uma fração centesimal na forma de taxa percentual.
- Resolver problemas que envolvam porcentagens.
- Reconhecer uma inequação.
- Resolver inequações de 1º grau.
Reconhecer o uso de porcentagem no contexto diário para o
cálculo de
juro simples
- Calcular juro simples, montante e taxa de juros por meio
de estratégias
variadas.
- Identificar os
elementos que compõem um triângulo e um quadrilátero.
- Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de
um
- Classificar triângulos com relação à medida dos lados e
com relação
aos ângulos internos.
- Identificar retângulos, losangos e quadrados como casos
especiais de
Paralelogramos e classificar paralelogramos.
- Identificar os elementos e
classificar os trapézios.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 8º ano
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Números Reais:
- Números Reais
- Potenciação e Radiciação
Monômios e Polinômios:
- Cálculo Algébrico
|
Identificar os números irracionais como números de
representação decimal
infinita e não periódica e sua localização na reta
numérica.
- Resolver situações-problema, utilizando diferentes
procedimentos
envolvendo números naturais, inteiros, racionais e
irracionais.
- Estabelecer a razão entre o comprimento e o raio da
circunferência.
- Entender potência com expoente inteiro positivo como
produto de fatores
iguais.
- Atribuir significados à potência de expoente nulo e
negativo.
- Calcular raízes quadradas por meio de fatoração.
- Calcular raízes quadradas aproximadas por meio de
estimativas fazendo uso
da calculadora.
aritméticas;
- Utilizar conhecimentos sobre operações
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 8º ano
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Produtos Notáveis e
Fatoração
|
Reconhecer os casos de produtos notáveis e fatoração.
- Obter expressões equivalentes a uma expressão algébrica
por meio de produtos
notáveis, fatoração e simplificações.
- Utilizar conhecimentos sobre produtos notáveis para
realizar cálculos mentais.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 8º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Equações e Sistemas de Equações
- Frações Algébricas
- Equação do 1º grau
- Sistema de Equação do 1º grau
|
Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas como
o quociente de dois
polinômios e identificar sua condição de existência.
- Simplificar e resolver frações algébricas e expressões
que envolvam produtos
notáveis e fatoração.
- Determinar o mmc de polinômio, aplicando fatoração.
- Calcular frações algébricas utilizando adição, subtração,
multiplicação e
divisão.
- Construir procedimentos para resolver equações do 1º
grau, fracionárias e
literais, utilizando as propriedades de igualdade.
- Apresentar diferentes métodos para resolver sistema de
equações do 1º grau,
incluindo a representação das equações no plano cartesiano.
- Discutir o significado da raiz encontrada para uma
equação do 1° grau em
confronto com a situação proposta
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 8º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Ângulos e Polígonos
- Triângulos
Quadriláteros
- Quadriláteros
|
Relacionar ângulos formados em paralelas cortadas por uma
transversal:
Correspondentes, alternos colaterais, adjacentes o opostos;
- Conceituar polígonos e identificar seus elementos.
- Identificar transformações geométricas em figuras planas.
- Obter pontos notáveis do triângulo: circuncentro,
baricentro, incentro e
Ortocentro.
- Construir alturas, bissetrizes, medianas e mediatrizes de
um triângulo
Empregando régua e compasso.
- Identificar congruências de figuras e casos de
congruência de triângulos.
- Reconhecer os elementos de um quadrilátero e classificá-los.
- Relacionar os ângulos e os lados dos quadriláteros entre
si.
- Resolver situações-problema que envolvam análise de um
padrão de
Regularidade.
Propriedades dessas relações.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C Barroso
|
Turno
Série 9ª
Ano
Unidade I
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
. Potências
Potencias com expoente natural e
Inteiro negativo
Expressão numérica
Propriedades de
potências com
Expoente inteira
Número real ( Raiz quadrada, raiz cúbica
e outras raízes).
Radicais e suas
propriedades
Adição e subtração algébrica com
Radicais
Multiplicação e
divisão algébrica
com radicais
Potenciação com
radicais
Racionalização de
denominadores
Simplificação de
expressões com
Radicais
Potências com expoente fracionário
|
- Calcular potências de base real e expoente inteiro;
- Reconhecer e aplicar propriedades das potências de base
real e
Expoente inteiro;
- Resolver situações-problema que envolva a necessidade da
Utilização da potência de base 10 para a notação
cientifica;
- Resolver expressões numéricas com radicais;
- Reconhecer que não existe em R raiz de índice par e
expoente
Negativo;
- Saber transformar radical em potência;
- Efetuar simplificação de radicais;
- Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de um produto;
- Efetuar operações com radicais;
- Calcular expressões algébricas que envolvem radicais,
aplicando
Produtos notáveis já conhecidos;
- Aplicar as propriedades dos
radicais para racionalizar denominadores;
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 9º ano
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Equação do 2º grau com uma
Incógnita
Determinando as
raízes de uma
Equação do 2º grau
Resolução de uma
equação do 2º
Grau completa e incompleta
Fórmula de resolução
de equação do
2º grau
Resolvendo problemas
que
Envolvem equações do 2º grau
Equações redutíveis
a uma equação do
2º grau
Equações
fracionárias
Equações biquadradas
Equações irracionais
Sistemas de equações
do 2º grau
Problemas envolvendo
sistemas de
Equações do 2º grau
|
Resolver equações do 2º grau incompletas do tipo ax2 + c =
0 ou
tipo ax2 + bx = 0, sem aplicação de fórmula;
- Deduzir e reconhecer a fórmula de Bhaskara;
- Aplicar a fórmula de Bháskara na resolução de equações do
2º
Grau completa;
- Obter a solução geral de uma equação literal;
- Identificar o discriminante de uma equação do 2º grau;
- Resolver situações-problema que
envolva as equações estudadas
Discutir situações que envolvam equações do 2º grau, cujas
Resoluções não sejam possíveis por meio do isolamento de
Incógnita ou de técnicas de
fatoração;
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 9º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Semelhança
.Semelhança: razão e proporção
Teorema de Tales
.Polígonos semelhantes
Razão entre áreas e
perímetros
Triângulos semelhantes: Teorema
Fundamental da semelhança de triângulo.
Relações métricas no
triângulo
Retângulo
Teorema de Pitágoras
Relações métricas
auxiliares no
Triângulo retângulo
. Aplicações do Teorema de Pitágoras
(diagonal do quadrado e altura de um
Triângulo eqüilátero).
|
Verificar experimentalmente o Teorema fundamental das
Proporções para compreender o Teorema de Tales;
- Aplicar e demonstrar o Teorema de Tales: um feixe de
paralelas
Determina sobre duas transversais e segmentos
proporcionais;
- Constatar a propriedade de semelhança de triângulos.
- Utilizar os resultados de cálculos de perímetro e de área
na
percepção das regularidades existentes na ampliação ou na
redução
de formas geométricas planas.
- Reconhecer e aplicar os casos de semelhança de triângulos
- Reconhecer e aplicar as relações métricas no triangulo
retângulo;
- Identificar e demonstrar o Teorema de Pitágoras;
- Reconhecer o seno, o cosseno e a tangente como razões
Trigonométricas de um ângulo;
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos C
Barroso
|
Turno
Série 9º ano
Ano
Unidade III
|
Bibliografia
Matemática
Editora FTD
José Ruy bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Relações trigonométricas no
Triângulo retângulo
Razões
trigonométricas no triângulo
Retângulo (seno, co-seno e tangente).
. Tabelas de razões trigonométricas
Funções
A notação f(x)
Representação
gráfica
Construção e
identificação do gráfico
de uma função
Polígonos: Áreas - retângulas,
Paralelogramo, triângulo, trapézio e o
Losango.
|
Reconhecer funções representadas por tabelas, por fórmulas
e por
Gráficos;
- Efetuar cálculos e interpretar resultados usando a
notação f(x);
- Reconhecer funções representadas por tabelas, por
fórmulas e por
Gráficos;
- Reconhecer uma função constante;
- Reconhecer o significado dos
coeficientes da função y = ax + b.
Identificar e compreender os elementos de polígono inscrito
(raio,
Ângulo central, ângulo interno e apótema), e saber aplicar
estes
Conhecimentos em problemas;
- Determinar o comprimento, o diâmetro e o raio de objetos
Redondos, como: embalagens, latas,
caixas e recipientes;
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário