cead20136

Pesquisar no blog

Carregando...

Pesquisar na net

Custom Search

sábado, 26 de outubro de 2013

Unidades de Medidas

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        


- O que é a medição? Quando mede, o comprimento de sua mesa você determina quantas réguas colocadas uma em seguida à outra são necessárias para ir de um extremo ao outro. Para medir o volume de um balde você verifica quantos litros de água, areia ou outro material ele pode conter. Medir qualquer coisa significa determinar quantas vezes é ela maior do que uma unidade escolhida.

- Que são unidades inglesas de comprimento? Antigamente as unidades de comprimento eram diferentes em cada país e escolhidas de modo arbitrário. Assim, na Inglaterra a jarda era a distância entre o nariz do rei e a extremidade de seu polegar - o pé era o comprimento de seu pé. Diversas outras unidades de comprimento tiveram os nomes de outras partes do corpo humano.

- Unidades inglesas de comprimento.

Hoje, nos países de língua inglesa. ainda se usam essas unidades, porém, definidas de um modo menos arbitrário. Assim a jarda é definida como uma fração da distância entre dois riscos numa barra de platina denominada metro padrão. Um metro é cerca de onze avos maior do que a jarda.

Um pé é um terço da jarda e uma polegada é um doze avos do pé. Assim, doze polegadas perfazem um pé; três pés perfazem uma jarda.

- Unidades métricas de comprimento. O sistema métrico é usado na maior parte do mundo. É usado pelos cientistas, médicos e dentistas em todo o mundo.

O sistema métrico foi criado, na época da Inconfidência Mineira, por cientistas franceses que desejavam um sistema de unidades menos arbitrárias e que não pudessem ser perdidas. Para escolher a unidade de comprimento eles mediram a distância do Equador ao Pólo Norte, isto é, a quarta parte de um meridiano terrestre. Eles dividiram essa distância por 10.000.000 e marcaram a distância obtida numa barra feita de uma liga de platina. A essa distância deram o nome de metro (m).

- A distância do Pólo Norte ao Equador é de quase 10.000.000 de metros.

Num Congresso Internacional foi decidida pela maioria dos países a adoção do sistema métrico. A definição atual do metro internacional é a distância entre dois traços em uma certa barra de metal conservada no Bureau Internacional de Pesos e Medidas perto de Paris. (A barra deve estar à temperatura do gelo fundente: 0ºC).

No sistema métrico (decimal) as unidades são subdivididas em décimos, centésimos e milésimos. Os nomes dessas subunidades são obtidos do nome da unidade fundamental acrescentando-se, respectivamente, os prefixos deci, centi e mili:

1 decímetro (dm) = 10 metros
1 centímetro (cm) = 100 metros
1 milímetro (mm) = 1000 metros

Do mesmo modo são usadas no sistema métrico unidades múltiplas que são 10, 100 ou 1000 vezes maiores que a unidade fundamental . Seus nomes são obtidos pela adição dos prefixos deca, hecto e quilo:

Decâmetro. . (dam) = 10 metros
Hectômetro.. (hm) = 100 metros
Quilômetro.. (km) = 1000 metros

- Mudança de unidade. Você pode facilmente passar de uma unidade do sistema métrico decimal a outra, simplesmente mudando a posição da vírgula ou acrescentando zeros ao valor da medida. Assim do mesmo modo que Cr$ 1,20 = 120 centavos, 1,20 metros = 120 centímetros e 120 metros = 0,120 quilômetros.

Apesar de ser o sistema métrico legalmente adotado no Brasil é necessário conhecer o sistema inglês porque muitos produtos industriais usados em nosso país provêm dos Estados Unidos e da Inglaterra. Para passar de unidades inglesas a métricas e vice-versa, use as seguintes relações:

1 polegada = 2,54 cm
1 pé = 30,5 cm
1 jarda = 0,92 m

Exemplo: A máquina fotográfica de um menino é graduada em pés (unidades inglesas). Para tirar uma fotografia de um objeto a uma distância de 5 metros que graduação deve usar na máquina?

1 pé = 30,5 cm = 0,305 m;
5 m = 16,66 pés

Resposta: Como 16,66 é mais próximo de 17 do que de 16 o menino deve graduar a distância na máquina para 17 pés.

- Unidades de volume. No sistema métrico nós medimos o volume de um corpo ou de um recipiente em centímetros cúbicos (cm3), decímetros cúbicos, (dm3) ou metros cúbicos (m3).

1 ml3 = 1000 dm3; 1 dm3 = 1000 cm3.

0 litro é uma unidade de volume que é quase igual ao decímetro cúbico ou a 1.000 centímetros cúbicos.

Se bem que essa diferença entre o litro e o decímetro cúbico tenha importância para medidas de precisão, na prática podemos confundi-los.

As unidades inglesas de volume são o "quart" (qt), o pinto (pt) e o pé cúbico (ft3). 0 litro é um pouco maior que o "quart". Um litro é igual a 1,06 "quarts" para líquidos. O pinto é igual a 0,568 litros, na Inglaterra, e a 0,473 nos Estados Unidos. O "quart" para secos é igual a 1,1 litros.

- Unidades de tempo. A Terra gira em torno do seu eixo de modo tão uniforme que serve de relógio. Como estamos fixos à Terra, temos a impressão de que o Sol é que gira em torno da Terra. O dia solar é o tempo decorrido entre passagens consecutivas do Sol pela posição de "sol a pino".

Como o dia solar varia um pouco durante o ano usamos o dia solar médio como unidade de tempo. 0 dia solar médio é dividido em 24 horas, 1.440 minutos ou 86.400 segundos (s). Mesmo o segundo é uma unidade muito grande para certas medidas em Física. Uma barra de dinamite leva 40 microssegundos para explodir (1 microssegundo = 1 milionésimo do segundo).
Extraido de colaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger