sábado, 24 de agosto de 2019

Tipos de Tecidos Vegetais


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
         



Na medida em que a planta vai crescendo, diversos tecidos altamente especializados vão surgindo em sua estrutura. A histologia vegetal é o estudo dos tecidos vitais e suas funções para os vegetais. Existem dois tipos de tecidos vegetais: os meristemáticos ou embrionários e os tecidos adultos ou permanentes.

Os tecidos meristemáticos são caracterizados pela constante divisão celular por mitose, proporcionando o desenvolvimento dos tecidos e seu crescimento, por apresentar um núcleo volumoso, citoplasma denso e parede celular constituída apenas pela lamela média. Existem duas divisões dos tecidos meristemáticos:

Primários: localizados na região apical de caules e ramos, promove o crescimento em extensão do vegetal (longitudinal);
Secundários: se diferem dos meristemas primários por apresentarem grandes vacúolos no citoplasma, estão localizados no cilindro central dos vegetais e relacionam-se com o crescimeto em espessura do vegetal.

Os tecidos adultos originam-se quando as células dos meristemas se diferenciam e se especializam, sendo classificados segundo sua função: Tecidos de revestimento, sustentação, preenchimento, condução e secreção.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário