cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Medidas de Pressão

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com

Medidas de Pressão

Domiciano Correa Marques da Silva


Manômetro utilizado para medir a pressão do gás GNV.
Se aplicarmos uma força de 20 N sobre uma superfície plana de área 2 m2, essa força na verdade estará comprimindo essa superfície; logo, podemos dizer que cada metro quadrado dessa superfície está sendo comprimido por uma força de 10 N. Ao chegarmos a esse resultado, estamos conceituando Pressão.

Para medirmos a pressão, dispomos de dois instrumentos: o Barômetro e o Manômetro.

Barômetro

É um instrumento inventado pelo físico Torricelli, usado para realizar medidas da pressão atmosférica. Essas medidas são de grande importância para a obtenção de algumas previsões meteorológicas. Utilizando esse tipo de instrumento, Torricelli obteve experimentalmente o valor de 76 cmHg para a pressão atmosférica ao nível do mar.

Torricelli e a medida da pressão atmosférica

Utilizando um tubo de vidro de 1 metro de comprimento, fechado em uma de suas extremidades, Torricelli colocou mercúrio em seu interior, tampou a extremidade aberta e mergulhou o tubo em uma vasilha que também continha mercúrio. Quando destampou a extremidade aberta, ele pôde verificar que a coluna líquida havia descido, ficando a uma altura de 76 cm acima do nível do mercúrio que estava contido na vasilha.

O físico pôde então concluir que a pressão atmosférica que estava atuando na superfície do líquido contido na vasilha, estava equilibrando a coluna de mercúrio. Com isso, é possível afirmar que o valor da pressão atmosférica é equivalente à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 76 cm de altura. Esse experimento foi realizado também por Pascal, mas ele percebeu que a altura da coluna de mercúrio equilibrada pela pressão atmosférica era um pouco menor que a obtida por Torricelli.

Manômetro

Esse aparelho é usado para medir a pressão de um fluido, líquido ou gás. A figura abaixo representa um tipo de manômetro com o qual é possível medir a pressão de um determinado gás.
Do teorema de Stevim, temos:

P1 = P2

Da figura temos:

P1 = Patm + µ.g.h

Então: Pgás = Patm + Phid

Esse tipo de aparelho é muito utilizado por engenheiros que trabalham na área da hidráulica. Utilizando o manômetro, eles podem realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário