quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Aminoácidos


Monopeptídeos, Aminoácidos, Moléculas orgânicas, Cadeia carbônica, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre, Grupo carboxila, Grupo amina, Radical (R), Propriedades químicas, Polar, Apolar, Carga elé
Também chamados de monopeptídeos, os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por cadeias de carbono, ligadas a átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre. Contendo um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina (NH2).

Existem na natureza vinte tipos de aminoácidos, diferidos por um grupamento denominado radical (R), classificados conforme suas propriedades químicas: os que apresentam cadeia polar, outros com cadeia apolar e os que podem adquirir carga elétrica.

Todos os seres vivos utilizam desses aminoácidos para sintetizarem suas proteínas, combinando-os de variadas formas possíveis de acordo com a expressão gênica contida no DNA. Sendo algumas espécies capazes de fabricá-los integralmente, ou seja, todos os tipos, enquanto outras necessitam adquiri-los através dos alimentos.

Para a espécie humana (Homo sapiens), nove desses aminoácidos são considerados essenciais e os demais naturais. Essenciais porque o nosso organismo não os sintetiza, e por meio do hábito nutricional onívoro (herbívoro e carnívoro), suprimos esse déficit complementando os naturais.

Essas unidades protéicas unem-se por meio de ligações químicas denominadas de ligações peptídicas, ocorrendo sempre entre o grupo amina e o carboxílico de aminoácidos adjacentes (vizinhos) formando um dipeptídeo, tripeptídeo, tetrapeptídeo, ... polipeptídeo, respectivamente conforme a quantidade de unidades contíguas.

Aminoácidos Essenciais


Aminoácidos Naturais
Histidina (His) – com carga elétrica Alanina (Ala) - apolar
Isoleucina (Iso) – apolar Arginina (Arg) - com carga elétrica
Lisina (Lis) - com carga elétrica Asparagina (Asn) - polar
Metionina (Met) - apolar Cisteina (Cis) - polar
Fenilalanina (Fen) - apolar Ácido Glutâmico (Glu) - com carga elétrica
Treonina (Ter) - polar Glutamina (Gln) - polar
Triptofano (Tri) - apolar Glicina (Gli) - apolar
Valina (Val) - apolar Prolina (Pro) - apolar
Leucina (Leu) – apolar Ácido Aspartico (Asp) - com carga elétrica
Serina (Ser) - polar
Tirosina (Tir) - polar
Tabela distinguindo os aminoácidos essenciais e naturais necessários a um ser humano, especificando a propriedade que caracteriza cada um.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário