Duas semi-retas que não estejam contidas na mesma reta, e que tenham a mesma origem, dividem o plano em duas regiões: uma convexa e outra não-convexa.
Cada uma dessas regiões, junto com as semi-retas, forma um ângulo. Assim, as duas semi-retas determinam dois ângulos:
O ângulo convexo, de vértice O e lados , é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.
- As semi-retas coincidem. Temos aí o ângulo nulo e o ângulo de uma volta.
- As semi-retas não coincidem. Temos aí dois ângulos rasos ou de meia-volta.
Podemos, então, estabelecer que:
Ângulo é a região do plano limitada por duas semi-retas que têm a mesma origem. |
A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º.
Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida. Cada um desses ângulos representa um ângulo de 1º grau (1º).
O grau compreende os submúltiplos:
- O minuto corresponde a do grau. Indica-se um minuto por 1'.
1º=60' |
- O segundo corresponde a do minuto. Indica-se um segundo por 1''.
1'=60'' |
1º = 60'.60 = 3.600''
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Como medir um ângulo, utilizando o transferidor
Observe a seqüência
- O centro O do transferidor deve ser colocado sobre o vértice do ângulo.
- A linha horizontal que passa pelo centro deve coincidir com uma das semi-retas do ângulo .
- Verificamos a medida da escala em que passa a outra semi-reta .
Observe as seguintes indicações de ângulos e suas respectivas leituras:
15º (lê-se "15 graus'')
45º50' (lê-se ''45 graus e 50 minutos'')
30º48'36'' (lê-se ''30 graus, 48 minutos e 36 segundos'')
Observações
Além do transferidor, existem outros instrumentos que medem ângulos com maior precisão. Como exemplos temos o teodolito, utilizado na agrimensura, e o sextante, utilizado em navegação.
A representação da medida de um ângulo pode também ser feita através de uma letra minúscula ou de um número.
Um ângulo raso ou de meia-volta mede 180º.
O ângulo de uma volta mede 360º.
Questões envolvendo medidas de ângulos
Observe a resolução das questões abaixo:
- Determine a medida do ângulo AÔB na figura:
Medida de AÔB = x
Medida de BÔC = 105º
Como m ( AÔC) é 180º, pois é um ângulo raso, temos:
m (AÔB) + m (BÔC) = m (AÔC)
x + 105º = 180º
x = 180º - 105º
x = 75º
Logo, a medida de AÔB é 75º.
- Determine a medida do 6angulo não-convexo na figura:
Verificamos que o ângulo não-convexo na figura (x) e o ângulo convexo (50º) formam, juntos, um ângulo de uma volta, que mede 360º. Assim:
x + 50º = 360º
x = 360º - 50º
x = 310º
Logo, o valor do ângulo não-convexo é 310º.
Como construir um ângulo utilizando o transferidor
Observe a seqüência utilizada na construção de um ângulo de 50º:
- Traçamos uma semi-reta .
- Colocamos o centro do transferidor sobre a origem da semi-reta (A).
- Identificamos no transferidor o ponto (C) correspondente à medida de 50º.
- Traçamos a semi-reta , obtendo o ângulo BÂC que mede 50º.
Os ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º são ângulos especiais.
Eles podem ser desenhados com esquadro.
TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
Como vimos, quando trabalhamos com medidas de ângulos, utilizamos o sistema sexagesimal.
Observe nos exemplos como efetuar transformações nesse sistema:
- Transforme 30º em minutos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
30º = 30 . 60'= 1.800
'Logo, 30º = 1.800
- Transforme 5º35' em minutos.
Solução
5º = 5 . 60' = 300'
300' + 35'= 335'
Logo, 5º35'= 335'.
- transforme 8º em segundos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
8º = 8 . 60'= 480
'Sendo 1'= 60'', temos:
480'= 480 . 60'' = 28.800''
Logo, 8º = 28.800''.
- Transforme 3º35' em segundos.
Solução
3º = 3 . 60'= 180'
180' + 35' = 215'
215' . 60'' = 12.900''
Logo, 3º35'= 12.900''
- Transforme 2º20'40'' em segundos.
Solução
2º = 2 . 60' = 120'
120' + 20' = 140'
140'. 60''= 8.400''
8.400'' + 40'' = 8.440''
Logo, 2º20'40'' = 8.440''
Transformando uma medida de ângulo em número misto
- Transforme 130' em graus e minutos.
Solução
- Transforme 150'' em minutos e segundos.
Solução
- Transforme 26.138'' em graus, minutos e segundos.
Solução
Medidas fracionárias de um ângulo
- Transforme 24,5º em graus e minutos.
solução
0,5º = 0,5 . 60' = 30'
24,5º= 24º + 0,5º = 24º30'
Logo, 24,5º = 24º30'.
- Transforme 45º36' em graus.
solução
60' 1º
36' x
x = 0,6º (lê-se ''seis décimos de grau'')
Logo, 45º36'= 45º + 0,6º = 45,6º.
- Transforme 5'54'' em minutos.
Solução
60'' 1'
54'' x
x = 0,9' ( lê-se ''nove décimos de minuto'')
Logo, 5'54'' = 5'+ 0,9'= 5,9'
OPERAÇÕES COM MEDIDAS DE ÂNGULOS
Observe alguns exemplos de como adicionar medidas de ângulos:
Adição
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Simplificando 33º81'80'', obtemos: Logo, a soma é 34º22'20''. |
Observe os exemplos:
- 70º25' - 30º15
- 38º45'50'' - 27º32'35''
- 90º - 35º49'46''
- 80º48'30'' - 70º58'55''
Logo, a diferença é 9º 49'35''.
Multiplicação por um número natural
Observe os exemplos:
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Logo, o produto é 63º3'20''. |
Observe os exemplos:
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ÂNGULOS CONGRUENTES
Observe os ângulos abaixo:
Assim:
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. |
- Reflexiva:
- Simétrica:
- Transitiva:
- ÂNGULOS CONSECUTIVOSObserve a figura:
Nela identificamos os ângulos AÔC, CÔB e AÔB.Verifique em cada uma das figuras abaixo que:Os ângulos AÔC e CÔB possuem:
Vértice comum: O
Lado comum:Os ângulos AÔC e AÔB possuem:
Vértice comum: O
Lado comum:Os ângulos CÔB e AÔB possuem:
Vértice comum: O
Lado comum:Os pares de ângulos AÔC e CÔB, AÔC e AÔB, CÔB e AÔB são denominados ângulos consecutivos.Assim:Dois ângulos são consecutivos quando possuem o mesmo vértice e um lado comum. - ÂNGULOS ADJACENTES
Observe os exemplos de ângulos consecutivos vistos anteriormente e verifique que:
Os ângulos AÔC e CÔB não possuem pontos internos comuns Os ângulos AÔC e AÔB possuem pontos internos comuns Os ângulos CÔB e AÔB possuem pontos internos comuns
Verifique que os ângulos AÔC e CÔB são consecutivos e não possuem pontos internos comuns. Por isso eles são denominados ângulos adjacentes.
Assim:
Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.
Observação:
Duas retas concorrentes determinam vários ângulos adjacentes. Exemplos:
- BISSETRIZ DE UM ÂNGULO
Observe a figura abaixo:
m ( AÔC ) = m (CÔB ) = 20º
Verifique que a semi-reta divide o ângulo AÔB em dois ângulos ( AÔB e CÔB ) congruentes.
Nesse caso, a semi-reta é denominada bissetriz do ângulo AÔB.
Assim:
Bissetriz de um ângulo é a semi-reta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes. Utilizando o compasso na construção da bissetriz de um ânguloDeterminação da bissetriz do ângulo AÔB.- Centramos o compasso em O e com uma abertura determinamos os pontos C e D sobre as semi-retas , respectivamente.
- Centramos o compasso em C e D e com uma abertura superior à metade da distância de C a D traçamos arcos que se cruzam em E.
- Traçamos , determinando assim a bissetriz de AÔB.
ÂNGULO AGUDO, OBTUSO E RETOPodemos classificar um ângulo em agudo, obtuso ou reto. - Ângulo agudo é o ângulo cuja medida é menor que 90º. Exemplo:
- Ângulo obtuso é o ângulo cuja medida é maior que 90º. Exemplo:
- Ângulo reto é o ângulo cuja medida é 90º. Exemplo:
RETAS PERPENDICULARES
As retas r e s da figura abaixo são concorrentes e formam entre si quatro ângulos retos.
Dizemos que as retas r e s são perpendiculares e indicamos:
Observação
Duas retas concorrentes que não formam ângulos retos entre si são chamadas de oblíquos. Exemplo:
ÂNGULOS COMPLEMENTARES
Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo:
Verifique que:
m (AÔB) + m (BÔC) = 90º
Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são complementares.
Assim:
Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90º.
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Exemplo:
Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º.
Dizemos que o ângulo de 42º é o complemento do ângulo de 48º, e vice-versa.
Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado.
Medida do ângulo | Complemento |
x | 90º - x |
Exemplo:
- Qual a medida do complemento de um ângulo de 75º?
Solução
Medida do complemento = 90º - medida do ângulo
Medida do complemento = 90º - 75º
Medida do complemento = 15º
Logo, a medida do complemento do ângulo de 75º é 15º.
Observação:
Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de complementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes complementares.
ÂNGULOS SUPLEMENTARES
Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo:
As semi-retas formam um ângulo raso.
Verifique que:
m ( AÔB ) + m (BÔC) = 180º
Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são suplementares. Assim:
Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 180º.
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Os ângulos que medem 82º e 98º são suplementares, pois 82º + 98º = 180º.
Dizemos que o ângulo de 82º é o suplemento do ângulo de 98º, e vice-versa.
Para calcular a medida do suplemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 180º e a medida do ângulo agudo dado.
Medida do ângulo | Suplemento |
X | 180º - X |
- Qual a medida do suplemento de um ângulo de 55º?
Medida do suplemento = 180º - medida do ângulo
Medida do suplemento = 180º - 55º
Medida do suplemento = 125º
Logo, a medida do suplemento do ângulo de 55º é 125º.
Observação:
Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de suplementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes suplementares. |
- ÂNGULOS OPOSTOS PELO VÉRTICE
Observe os ângulos AÔB e CÔD na figura abaixo:
Verifique que:Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e CÔD são opostos pelo vértice (o.p.v). Assim:Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semi-retas opostas aos lados do outro. Na figura abaixo, vamos indicar:Sabemos que:X + Y = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)X + K = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)Então:Logo: y = kAssim:m (AÔB) = m (CÔD) AÔB CÔDm (AÔD) = m (CÔB) AÔD CÔBDaí a propriedade:Dois ângulos opostos pelo vértice são congruentes.
Observe uma aplicação dessa propriedade na resolução de um problema:
- Dois ângulos opostos pelo vértice têm medidas, em graus, expressas por x + 60º e 3x - 40º. Qual é o valor de x?
x + 60º = 3x - 40º ângulos o.p.v x - 3x = - 40º - 60º -2x = - 100º x = 50º Logo, o valor de x é 50º. |
Muito bom ..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom adorei me ajudou e muito só falta o professor😤
ResponderExcluirMuito bom ajudou muito minha filha tanto que ela tirou uma nota muito boa na prova muito obrigada por essa ajuda❤👏👏👏👏
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