A Estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas. Iremos através de um exemplo construir uma tabela de freqüência absoluta e freqüência relativa de uma variável.
Exemplo
Às pessoas presentes em um evento automobilístico foi feita a seguinte pergunta: Qual a sua marca de carro preferida?
Exemplo
Às pessoas presentes em um evento automobilístico foi feita a seguinte pergunta: Qual a sua marca de carro preferida?
Pedro: Ford | Bruna: Peugeot | Anete: Ford | Paulo: Peugeot | Célio: Volks | Manoel: GM |
Carlos: GM | Fred: Volks | Sérgio: Fiat | Gilson: GM | Rui: Fiat | Cláudia: Volks |
Antônio : Fiat | Márcio: Volks | Marcelo: GM | Ana: Nissan | Geraldo: Volks | Rita: Ford |
Pedro: Ford | Alicia: Renault | Meire: GM | Flávio: Peugeot | Lia: GM | Fabiano: Renault |
Construindo uma tabela para melhor dispor os dados:
Marcas
|
Frequência Absoluta (FA)
|
Frequência Relativa (FR)
|
Ford
|
4
|
16,7%
|
Fiat
|
3
|
12,5%
|
GM
|
6
|
25%
|
Nissan
|
1
|
4,2%
|
Peugeot
|
3
|
12,5%
|
Renault
|
2
|
8,3%
|
Volks
|
5
|
20,8%
|
Total
|
24
|
100%
|
Freqüência absoluta: quantas vezes cada marca de automóvel foi citada.
Freqüência relativa: é dada em porcentagem. A marca Ford tem freqüência relativa
4 em 24 ou 4/24 ou ~0,166 ou 16,66% ou 16,7%.
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