OBJETIVOS:
1. Ordenar e comparar os números inteiros.
2. Representar números inteiros na reta numérica.
3. Realizar as quatro operações elementares com os números inteiros.
4. Determinar o valor absoluto de um número inteiro.
Prática 1: Operando com inteiros (Objetivos 1 a 3)
Materiais da prática 1(são super baratinhos e versões de papel podem ser feitas para o dinheirinho e para a reta numérica):
Dinheirinho de brinquedo
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Reta numérica Z (pode ser feita de cartolina)
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Rolo de etiquetas
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Instruções:
1. Em seu grupo de 4 integrantes e utilizando apenas o dinheirinho de brinquedo. Com um dos membros do grupo atuando como banqueiro e os demais como contadores.
2. Com o seguinte extrato bancário em mãos...
Utilizando o dinheiro de brinquedo os contadores fazem as contas do saldo de João dia a dia, quando o dinheiro não for suficiente e houver necessidade de pegar dinheiro com o banqueiro, deve-se anotar na tabela o saldo como negativo, não havendo necessidade de pegar dinheiro com o banqueiro o saldo será anotado como positivo.
3. O Saldo de cada dia deverá ser anotado em uma etiqueta e colado à reta plástica Z em sua localização correta, o grupo deverá fazer inferências sobre o significado da localização de cada número.
Prática 2 Compreendendo o valor absoluto(Objetivo 4)
Materiais da prática 2:
Reta numérica Z e Etiquetas
Instruções:
1. Em seu grupo de 4 integrantes, com a reta numérica z em mãos, preencha as seguintes etiquetas
a) 10
b) -10
c) 2
d) -2
e) 5
f) -5
2. Colem as etiquetas na reta Z, e dobrem-na ao meio, tendo o ponto 0 como referência, observem-na para responder:
a) O que acontece com as etiquetas que tem o mesmo número, porém com o sinal trocado?___________________________________________________________________
b) Qual é a distância, em unidades, do número 10 e do número -10 à origem?___________________________________________________________________
c) O que esta distância tem a ver com valor absoluto? ________________________________
3. Para encerrar a oficina, jogaremos Matix*
Jogo Matix
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Peças do jogo:
1) Um tabuleiro quadrado 6 x 6 – há também a versão ( 8 x 8 )
2) 35 peças contendo números inteiros relativos
3) 1 peça contendo uma estrela
Instruções:
1) Dividir a turma em duplas. Cada dupla deve ter apenas um jogo.
2) Pedir aos alunos que embaralhem as peças do jogo e as distribua sobre o tabuleiro, aleatoriamente, com os números e a estrela virados para baixo.
3) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar, para saber quem irá jogar no sentido horizontal (linha) e quem irá jogar no sentido vertical (coluna) do tabuleiro. Essas posições deverão ser mantidas até o final da partida.
4) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar novamente, agora, para saber quem dará início ao jogo.
5) Para iniciar o jogo as peças devem ser todas viradas para cima.
6) Cada jogador, na sua vez, deve escolher um número do tabuleiro, retirar esse número para si e colocar no seu lugar a estrela, lembrando-se, sempre, que deverá jogar na posição que escolheu anteriormente (linha ou coluna).
7) O segundo jogador deverá escolher outro número na mesma linha ou coluna em que a estrela foi colocada pelo jogador anterior, retirá-lo para si e colocar no seu lugar a estrela e assim sucessivamente.
Como sempre, você pode fazer o download da ficha de laboratório para esta atividade emdonwloads/fichasdelaboratorio/5mfOperações com números Inteiros
*Desconheço a autoria do jogo, esta versão foi retirada de: http://adinamicanamatematica.blogspot.com.br/2012/02/jogo-matix.html
**Crédito das imagens e da tabela: Google imagens
*** Atividade remodelada, havia faltado uma tabela.
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