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Plano de curso de Matemática de acordo com o BNCC 6º ano



PLANEJAMENTO ANUAL 2020
Professor(a): Antonio Carlos Barroso                                              Turma: 6º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
01 –  COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
02 – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
 7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.











03 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
UNIDADES TEMÁTICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO
HABILIDADES
1 BIMESTRE - 6º Ano 
Números





Números
Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Fluxograma para determinar a paridade de um número natural Múltiplos e divisores de um número natural Números primos e compostos
(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
 (EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
 (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
Aproximação de números para múltiplos de potências de 10
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.



2 º BIMESTRE - 6º Ano 

Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Álgebra
Propriedades da igualdade
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo
(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Geometria
Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas)
(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados
(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los



3º BIMESTRE - 6º Ano 

Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
 (EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
Grandezas e medidas
Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Ângulos: noção, usos e medida
(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. (EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Plantas baixas e vistas aéreas
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.



4º BIMESTRE- 6º Ano 
Probabilidade e estatística
Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista)
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas
(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Coleta de dados, organização e registro Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Diferentes tipos de representação de informações: gráficos e fluxogramas
(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).





03 – Metodologia:


Aulas expositivas;
Trabalhos em equipes;
Vídeo aulas;
Class room ( sala digital).


04 – Recursos didáticos:


- Quadro Negro / Giz / Apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor



05 – Avaliação da aprendizagem:



-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.



0bservações:
As turmas serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade verificada pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o planejamento anual será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao professor, junto à supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias conforme surgirem as necessidades de intervenção;
Os projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da transdisciplinaridade.


Comentários

  1. bom dia! Seria possível enviar os planejamentos do 6 ao 9 ano pro email?
    Desde já agradeço. Bianca

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  2. Gostaria de receber por email do 6 e 9 ano. Obrigada

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  3. Olá, tem como enviar os planejamentos de 6° ao 9° ano pro meu email? jairo.matematico@gmail.com

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  4. Olá tem como enviar esse planejamento do 6 ao 9 ano pro meu email? denise-atm@hotmail.com.br

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  5. Olá. Tem como enviar os planejamentos do 6 ° ao 9° ano de matemática para o e-mail daniela.moraes@educacao.mg.gov.br. Obrigada

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  6. Boa tarde, teria a possibilidades de enviar os planejamentos do 6º ao 9º ano de matemática para o meu email: brenda_rafaelly@hotmail.com

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  7. Ola! Tem como enviar por e-mal os planejamentos do 6 ano e 7 ano? gerliangela1982@gmail.com

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  8. Oi tem como enviar o planejamento do 6ao 9 pelo email Jianninemoreira63@gmail.com

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  9. Boa noite. Como ter acesso aos planejamentos de outras turmas? Gostaria de olhar de 6 ao 9.

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  10. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6 ao 9.

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  11. Boa noite!!! Gostaria muito de receber o planejamento de matemática de 6° ao 9° ano. Se for possível... Ficarei muito grato.

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  12. Bom dia, também gostaria que me enviasse por email.
    laudimirsantos14@yahoo.com.br

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  13. Se possível dos outros anos também

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  14. Se possível tem como me mandar o planejamento do ensino fundamenta 2 de Matemática ?
    e-mail rafaonibususados@gmail.com

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  15. Bom dia, também gostaria que me enviasse por email. elizainendeti@gmail.com

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  16. Se pudesse me enviar por e-mail do 6° ao 9° ano agradeceria enormemente.
    angelica.vargas0203@gmail.com
    Agradeço desde já!

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  17. Se pudesse me enviar por e=mail do 6º ao 9º ano. Ficarei grato!
    jmpio2004@yaoo.com.br
    Obrigado!

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  18. Poderia me enviar por e-mail do 6° ao 9° ano, por favor.
    jhanaop@yahoo.com.br
    Agradeço desde já!

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  19. olá! bom dia
    Poderia me enviar por e-mail plano de aula e plano de curso do 6° ao 9° ano, por favor.
    raissantiago@gmail.com
    grato

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  20. Poderia enviar os planos do 6°ao 9º ano,no email gomesnatalino2017@Gmail.com

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  21. Poderia me enviar por e-mail do 6° ao 9°? lucas.belcavello@gmail.com
    Muito obrigado!

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  22. Olá, poderia fazer a gentileza de me enviar os planos do sexto ao non ano?

    mauricioseemgbr2018@gmail.com

    É meu email

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  23. parabéns...
    Poderia me enviar também os planejamentos do 6° ao 9°

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  24. Parabens pelo plano e pela publicação do mesmo.
    PODERIA ME ENVIAR O PLANO DO 6° ao 9° ano por email por gentileza?
    reginaldomendes02@hotmail.com

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  25. Muito bom, para nós orientar no plano anual.

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  26. Boa noite! É possível enviar por email o plano de aula 6°ano a 9° ano.
    Agradeço

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  27. Bom dia poderia me enviar por email: Daianeprofessora21@gmail.com

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  28. Boa tarde. Você poderia me enviar por email: claudiaenzo87@gmail.com.ficarei imensamente grata.

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  29. Tb gostaria de receber os planos das demais turmas, se possível. Obrigada.
    E-mail: janamoreiradias@hotmail.com

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  30. Bom dia, pode enviar os planos de 6° ao 9° ano para o e-mail: hudsontavares@yahoo.com

    Obrigado!

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  31. Boa noite parabéns pelo seu trabalho, poderia me mandar os planos do 6° ao 9° ano para o meu email alessandrapreta92@gmail.com

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  32. poderia me enviar.
    ronaldo_zanini@ig.com.br

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  33. Por favor me envie 6 ao 9 ano planejamento obrigada

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  34. Me envie por favor 6 ao 9 ano obrigada.renatarante@gmail.com

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  35. Por favor me envie o do 8 ano planejamento obrigado!
    professordanieljunior@hotmail.com

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  36. Me envie por favor 6 ao 9 ano obrigado franciscont78@gmail.com

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  37. Boa noite vc poderia me enviar do 6º ao 9º ano para o email lucianonano1@yahoo.com.br
    Desdde ja agradeçõ

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  38. Muito bons seu planejamento anual, eu estou dando uma olhada pra criar o meu....se vc puder me enviar do 6 ao 9 ano, ficarei eternamente grata.
    meu email: adma.padilha@hotmail.com

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  39. Boa tarde gostaria de saber se vc pode enviar o planejamento anual do 6º ao 9º ano por favor pro meu email josipacheco2@hotmail.com muito agradecida.

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  40. BOM DIA
    VC PODERIA ME ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO
    ozilimeira@bol.com.br
    se atendido ficarei grato

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  41. parabéns!
    Tmb gostaria dos planos do 6 ao 9 ano.
    email inocencioligia@gmail.com
    |Deus te abencoe

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  42. Eu gostaria, se possível que você me enviasse os planos de 6° e 7° ano, pelo meu endereço:
    aragaoedilza1@gmail.com
    Ficarei agradecida de coração.

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  43. parabéns...
    Poderia me enviar também os planejamentos do 6° ao 9?
    nadadesanto@yahoo.com

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  44. Poderia enviar por email os planos 6 e 9 ano?

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  45. Olá, muito bom! Poderia me enviar os planejamentos do 6 ao 9 ano?
    Desde já, agradeço!
    pacemase@gmail.com

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  46. Poderia me enviar por email os planos do 6º e 7º ano?
    luana.ribeiro@engenharia.ufjf.br
    Grata!

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  47. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6 ao 9.
    mandrealima@gmail.com
    Grata desde já

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  48. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6º ao 9º.
    genilsonmoliveira@gmail.com
    Desde já obrigado!

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  49. boa noite, vc poderia me enviar planejamentos do 6 ao 9 ano.
    rspereira94@mail.com
    desde jã muito obriado

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  50. Por favor me envie o planejamento do 6 E 7 ano. obrigada!
    ines_1112@yahoo.com.br

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  51. Olá, boa tarde! Poderia enviar o planejamento por e-mail do 6 ao 9?
    grasielly@hotmail.com

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  52. Oi, tem como enviar o planejamento do 6 ao 9 por e-mail? victoriaemanuelly25@outlook.com

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  53. BOM DIA!
    GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: francisco_rangel2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Boa noite!
    EXCELENTE TRABALHO, GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: alexkvideo@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde!
    Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se tem como enviar os planos do 6° ano ao 9° ano para o meu e-mail?
    joelmajj.26@gmail.com

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  56. POR FAVOR. Gostaria de receber por email do 6 e 9 ano. Obrigada
    aleenilton2016@gmail.com.

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  57. Parabéns pelo conteúdo. Poderia me disponibilizar o mesmo no seguinte endereço de e-mail : wellyntonmafeirodrigues@gmail.com

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  58. Parabéns gostaria de receber por email email de 6 ao 9 ano.
    adeuzaniro@gmail.com

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  59. Seria possível você enviar o planejamento do 6º ao 9º anos?
    jar8264@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. olá tem como vc me enviar do 6 ao 8 ano??

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  61. Bom dia!!
    preciso de sua ajuda ,você poderia enviar-me do 7 ao 9 ano???
    Agradeço

    ResponderExcluir
  62. Poderiam enviar o Plano anual do 6º ao 9º anos do FII por email?
    Grata
    Ivani
    ivi.abrusse@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá tem como enviar esse planejamento do 6 ao 9 ano para o meu email? dani.fabi2016@hotmail.com

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  64. Este comentário foi removido pelo autor.

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  65. Bom dia,poderia envia o planejamento com as Habilidades do 6 ano pela BNCC..segue o email: josejunior.segtrab@gmail.com

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  66. bom dia, parabéns pelo trabalho ficou ótimo.
    se possível gostaria dos planos anuais do 6 ao 9 ano pelo email.
    karllos-alexandre@hotmail.com

    obrigado!

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  67. Olá, parabéns pelo trabalho , gostaria que me enviasse pelo meu email os planos do 6 ao 9 ano! Desde já gratidão.
    veralucia44v@gmail.com

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  68. Olá, parabéns pelo trabalho!

    Poderia me enviar os planos de aulas do 6º ao 9º ano para o email: sdminfor@gmail.com

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  69. Olá, poderia por gentileza enviar os planos do sexto ao nono ano? E-mail: dani.fabi2016@hotmail.com

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  70. Gostaria de saber se tem como enviar os planos do 9° ano para o meu e-mail? marcosdossantos3770@gmail.com

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    obs: algum colega que tenha recebido os planejamentos pelo professor, se não for incomodar, podem mandar também para o meu e-mail.

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  73. Boa tarde Professor Carlos, gostaria de receber por email o planejamento anual do 6° ao 9°, caso seja possível. desde já agradeço. jacqueoliveira183@gmail.com

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  74. Boa tarde, professor.
    Gostaria de receber o planejamento anual do 6 ao 9 ano, se for possível.
    Desde ja, agradeço!

    liviabeatriz2111@gmail.com

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  75. Boa noite, se for possível também gostaria de receber o planejamento do sexto ao nono ano.
    Desde já fico grata
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  76. Se possível gostaria de receber o planejamento do 6 ao 9 ano.
    Agradeço.
    misakibelaflor@gmail.com

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  77. Bom dia, se possível gostaria de receber o planejamento do 6 a 9 ano. Agradeço antecipadamente. faustoleonilde@yahoo.com.br

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  78. Bom dia, se possível poderia me enviar o planejamento do 6° ao 9° ano de matemática para o meu e-mail?
    dhafnyrosy17@gmail.com
    Grata desde já.

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  93. Boa tarde, prezado Professor! Você poderia me enviar estes planejamentos de ensino bimestrais do 6º ao 9º ano, assim como também planos de aula de diversos assuntos da matemática?
    mvmelo77@gmail.com

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  94. bom dia gostaria de receber por email estes planos de aulo do 6 ao 6 ano

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  95. Ola!
    Bom dia.
    Gostaria de receber os planejamentos de ensino bimestrais do 6° ao 9° ano, como também alguns planos de aulas de assuntos de matemática para estas series.
    Muito obrigado.
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  96. Boa noite! Gostaria de receber por e-mail os planos do 6º ao 9º anos.
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    antonioferraz190466@gmail.com

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  97. Gostaria de receber planos de 6ano por email
    maralinedavyd@gmail.com

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  98. Gostaria de receber planos do 6 ano por email jdaconceiogaron@gmail.com

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  99. Gostaria do plano de aula do 6 ao 9 ano de matemática

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  100. Tem como enviar esse plano do 6°pra meu e-mail.ficaria muito grato.

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RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de