segunda-feira, 13 de julho de 2020

Plano de curso de Matemática de acordo com o BNCC 6º ano



PLANEJAMENTO ANUAL 2020
Professor(a): Antonio Carlos Barroso                                              Turma: 6º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
01 –  COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
02 – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
 7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.











03 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
UNIDADES TEMÁTICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO
HABILIDADES
1 BIMESTRE - 6º Ano 
Números





Números
Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Fluxograma para determinar a paridade de um número natural Múltiplos e divisores de um número natural Números primos e compostos
(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
 (EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
 (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
Aproximação de números para múltiplos de potências de 10
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.



2 º BIMESTRE - 6º Ano 

Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Álgebra
Propriedades da igualdade
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo
(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Geometria
Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas)
(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados
(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los



3º BIMESTRE - 6º Ano 

Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
 (EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
Grandezas e medidas
Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Ângulos: noção, usos e medida
(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. (EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Plantas baixas e vistas aéreas
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.



4º BIMESTRE- 6º Ano 
Probabilidade e estatística
Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista)
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas
(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Coleta de dados, organização e registro Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Diferentes tipos de representação de informações: gráficos e fluxogramas
(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).





03 – Metodologia:


Aulas expositivas;
Trabalhos em equipes;
Vídeo aulas;
Class room ( sala digital).


04 – Recursos didáticos:


- Quadro Negro / Giz / Apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor



05 – Avaliação da aprendizagem:



-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.



0bservações:
As turmas serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade verificada pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o planejamento anual será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao professor, junto à supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias conforme surgirem as necessidades de intervenção;
Os projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da transdisciplinaridade.


108 comentários:

  1. bom dia! Seria possível enviar os planejamentos do 6 ao 9 ano pro email?
    Desde já agradeço. Bianca

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber por email do 6 e 9 ano. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá, tem como enviar os planejamentos de 6° ao 9° ano pro meu email? jairo.matematico@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá tem como enviar esse planejamento do 6 ao 9 ano pro meu email? denise-atm@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá. Tem como enviar os planejamentos do 6 ° ao 9° ano de matemática para o e-mail daniela.moraes@educacao.mg.gov.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, teria a possibilidades de enviar os planejamentos do 6º ao 9º ano de matemática para o meu email: brenda_rafaelly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola! Tem como enviar por e-mal os planejamentos do 6 ano e 7 ano? gerliangela1982@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi tem como enviar o planejamento do 6ao 9 pelo email Jianninemoreira63@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Como ter acesso aos planejamentos de outras turmas? Gostaria de olhar de 6 ao 9.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6 ao 9.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!!! Gostaria muito de receber o planejamento de matemática de 6° ao 9° ano. Se for possível... Ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, também gostaria que me enviasse por email.
    laudimirsantos14@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Se possível dos outros anos também

    ResponderExcluir
  14. Se possível tem como me mandar o planejamento do ensino fundamenta 2 de Matemática ?
    e-mail rafaonibususados@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, também gostaria que me enviasse por email. elizainendeti@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Se pudesse me enviar por e-mail do 6° ao 9° ano agradeceria enormemente.
    angelica.vargas0203@gmail.com
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  17. Se pudesse me enviar por e=mail do 6º ao 9º ano. Ficarei grato!
    jmpio2004@yaoo.com.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Poderia me enviar por e-mail do 6° ao 9° ano, por favor.
    jhanaop@yahoo.com.br
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  19. olá! bom dia
    Poderia me enviar por e-mail plano de aula e plano de curso do 6° ao 9° ano, por favor.
    raissantiago@gmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  20. Poderia enviar os planos do 6°ao 9º ano,no email gomesnatalino2017@Gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Poderia me enviar por e-mail do 6° ao 9°? lucas.belcavello@gmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Olá, poderia fazer a gentileza de me enviar os planos do sexto ao non ano?

    mauricioseemgbr2018@gmail.com

    É meu email

    ResponderExcluir
  23. parabéns...
    Poderia me enviar também os planejamentos do 6° ao 9°

    ResponderExcluir
  24. Parabens pelo plano e pela publicação do mesmo.
    PODERIA ME ENVIAR O PLANO DO 6° ao 9° ano por email por gentileza?
    reginaldomendes02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, para nós orientar no plano anual.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite! É possível enviar por email o plano de aula 6°ano a 9° ano.
    Agradeço

    ResponderExcluir
  27. Bom dia poderia me enviar por email: Daianeprofessora21@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Você poderia me enviar por email: claudiaenzo87@gmail.com.ficarei imensamente grata.

    ResponderExcluir
  29. Tb gostaria de receber os planos das demais turmas, se possível. Obrigada.
    E-mail: janamoreiradias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, pode enviar os planos de 6° ao 9° ano para o e-mail: hudsontavares@yahoo.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite parabéns pelo seu trabalho, poderia me mandar os planos do 6° ao 9° ano para o meu email alessandrapreta92@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. poderia me enviar.
    ronaldo_zanini@ig.com.br

    ResponderExcluir
  33. Por favor me envie 6 ao 9 ano planejamento obrigada

    ResponderExcluir
  34. Me envie por favor 6 ao 9 ano obrigada.renatarante@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Por favor me envie o do 8 ano planejamento obrigado!
    professordanieljunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Me envie por favor 6 ao 9 ano obrigado franciscont78@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa noite vc poderia me enviar do 6º ao 9º ano para o email lucianonano1@yahoo.com.br
    Desdde ja agradeçõ

    ResponderExcluir
  38. Muito bons seu planejamento anual, eu estou dando uma olhada pra criar o meu....se vc puder me enviar do 6 ao 9 ano, ficarei eternamente grata.
    meu email: adma.padilha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde gostaria de saber se vc pode enviar o planejamento anual do 6º ao 9º ano por favor pro meu email josipacheco2@hotmail.com muito agradecida.

    ResponderExcluir
  40. BOM DIA
    VC PODERIA ME ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO
    ozilimeira@bol.com.br
    se atendido ficarei grato

    ResponderExcluir
  41. parabéns!
    Tmb gostaria dos planos do 6 ao 9 ano.
    email inocencioligia@gmail.com
    |Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  42. Eu gostaria, se possível que você me enviasse os planos de 6° e 7° ano, pelo meu endereço:
    aragaoedilza1@gmail.com
    Ficarei agradecida de coração.

    ResponderExcluir
  43. parabéns...
    Poderia me enviar também os planejamentos do 6° ao 9?
    nadadesanto@yahoo.com

    ResponderExcluir
  44. Poderia enviar por email os planos 6 e 9 ano?

    ResponderExcluir
  45. Olá, muito bom! Poderia me enviar os planejamentos do 6 ao 9 ano?
    Desde já, agradeço!
    pacemase@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Poderia me enviar por email os planos do 6º e 7º ano?
    luana.ribeiro@engenharia.ufjf.br
    Grata!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6 ao 9.
    mandrealima@gmail.com
    Grata desde já

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde; gostaria que me enviasse o planejamento do 6º ao 9º.
    genilsonmoliveira@gmail.com
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  49. boa noite, vc poderia me enviar planejamentos do 6 ao 9 ano.
    rspereira94@mail.com
    desde jã muito obriado

    ResponderExcluir
  50. Por favor me envie o planejamento do 6 E 7 ano. obrigada!
    ines_1112@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. Olá, boa tarde! Poderia enviar o planejamento por e-mail do 6 ao 9?
    grasielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Oi, tem como enviar o planejamento do 6 ao 9 por e-mail? victoriaemanuelly25@outlook.com

    ResponderExcluir
  53. BOM DIA!
    GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: francisco_rangel2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Boa noite!
    EXCELENTE TRABALHO, GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: alexkvideo@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde!
    Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se tem como enviar os planos do 6° ano ao 9° ano para o meu e-mail?
    joelmajj.26@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. POR FAVOR. Gostaria de receber por email do 6 e 9 ano. Obrigada
    aleenilton2016@gmail.com.

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pelo conteúdo. Poderia me disponibilizar o mesmo no seguinte endereço de e-mail : wellyntonmafeirodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Parabéns gostaria de receber por email email de 6 ao 9 ano.
    adeuzaniro@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Seria possível você enviar o planejamento do 6º ao 9º anos?
    jar8264@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. olá tem como vc me enviar do 6 ao 8 ano??

    ResponderExcluir
  61. Bom dia!!
    preciso de sua ajuda ,você poderia enviar-me do 7 ao 9 ano???
    Agradeço

    ResponderExcluir
  62. Poderiam enviar o Plano anual do 6º ao 9º anos do FII por email?
    Grata
    Ivani
    ivi.abrusse@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá tem como enviar esse planejamento do 6 ao 9 ano para o meu email? dani.fabi2016@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia,poderia envia o planejamento com as Habilidades do 6 ano pela BNCC..segue o email: josejunior.segtrab@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. bom dia, parabéns pelo trabalho ficou ótimo.
    se possível gostaria dos planos anuais do 6 ao 9 ano pelo email.
    karllos-alexandre@hotmail.com

    obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Olá, parabéns pelo trabalho , gostaria que me enviasse pelo meu email os planos do 6 ao 9 ano! Desde já gratidão.
    veralucia44v@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá, parabéns pelo trabalho!

    Poderia me enviar os planos de aulas do 6º ao 9º ano para o email: sdminfor@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Olá, poderia por gentileza enviar os planos do sexto ao nono ano? E-mail: dani.fabi2016@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber se tem como enviar os planos do 9° ano para o meu e-mail? marcosdossantos3770@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Precisa de um empréstimo urgente para saldar as suas contas ou dívidas, Empréstimo para abrir uma empresa, Empréstimo urgente com taxa de juros de 2%, contacte-nos hoje através do email moorefrank832@gmail.com

    Preencha o formulário abaixo e nos devolva imediatamente, ok ... então podemos prosseguir

    Nome completo: ______________________________
    Valor do empréstimo necessário: ______________________________
    ENDEREÇO: _____________________________________
    Duração do empréstimo: _______________________________
    CIDADE: _________________________
    ESTADO: _________________
    País: ________________________________
    AUTÊNTICO :: ______________________ células
    SEXO: _______________
    ERA: __________________
    Estado: _________________
    OCUPAÇÃO: ________________________
    Endereço de e-mail: _____________________
    Renda mensal: _____________________
    Telefone: _____________________
    Número do Whatsapp: _____________________

    ResponderExcluir
  72. Bom dia Professor Carlos Barroso, o senhor poderia disponobilizar o planejamento anual do 6º ao 9º ano de matemática? segue o meu e-mail: fxmoura@gmail.com

    obs: algum colega que tenha recebido os planejamentos pelo professor, se não for incomodar, podem mandar também para o meu e-mail.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Professor Carlos, gostaria de receber por email o planejamento anual do 6° ao 9°, caso seja possível. desde já agradeço. jacqueoliveira183@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, professor.
    Gostaria de receber o planejamento anual do 6 ao 9 ano, se for possível.
    Desde ja, agradeço!

    liviabeatriz2111@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, se for possível também gostaria de receber o planejamento do sexto ao nono ano.
    Desde já fico grata
    salesgrisostee@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Se possível gostaria de receber o planejamento do 6 ao 9 ano.
    Agradeço.
    misakibelaflor@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, se possível gostaria de receber o planejamento do 6 a 9 ano. Agradeço antecipadamente. faustoleonilde@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  78. Bom dia, se possível poderia me enviar o planejamento do 6° ao 9° ano de matemática para o meu e-mail?
    dhafnyrosy17@gmail.com
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  79. Olá visualizadores de todo o mundo, Há boas notícias para todos vocês hoje, recebam seu cartão ATM em branco que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo. Temos cartões ATM especialmente programados que podem ser usados ​​para hackear máquinas ATM, os cartões ATM podem ser usados ​​para sacar no caixa eletrônico ou furto, em lojas e POS. Distribuímos estes cartões a todos os clientes interessados ​​em todo o mundo. Distribuímos THE Blank ATM Card. Você quer ter uma vida boa, mas é ilegal, é a maneira mais fácil de ser um milionário. também possui uma técnica que torna impossível para o CCTV detectá-lo e você só pode sacar um total de $ 5000 dólares por dia em um caixa eletrônico também disponível na entrega em dinheiro. Damos até $10.000,00 a $ 1000.000,00 dólares com nossos serviços de hacking de rede. Podemos recuperar todo o seu dinheiro perdido em Bitcoins e outras moedas criptográficas, esquemas de hipotecas / imóveis e ICOs falsos em 48 horas ou menos. (Thomas Freddie Hackers) trabalhando juntos como uma equipe para rastrear e recuperar fundos dos mais difíceis SCAMMERS da internet. NOTA!! Recebemos inúmeros relatos comoventes de golpistas notórios e conseguimos recuperá-los com sucesso via contato thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Entre em contato conosco em ((Binary Recovery. University Grades.Wiping Criminal Records, FB & IG Hack, Telegram, Loads & Phone Hacking)) nos limita com seus trabalhos e permite-nos dar-lhe resultados positivos com nossas habilidades de hacking. Somos certificados e sua privacidade é 100% segura conosco. Não se preocupe mais com seus problemas financeiros, se você precisar de qualquer outro serviço de cyber hack, estamos aqui para ajudá-lo a qualquer hora, qualquer dia, então entre em contato conosco através do nosso endereço de e-mail: thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Cumprimentos
    THOMAS FREDDIE HACKERS limitations
    Email thomasunlimitedhackers@gmail.com
    Ligar / SMS: +1 (985)465-8370
    Lema: Oferecemos os serviços mais rápidos e confiáveis

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde, se possível poderia me enviar o planejamento do 6° ao 9° ano de matemática para o meu e-mail?
    moisesmatematica@yahoo.com.br

    grato desde já!!!

    ResponderExcluir
  81. Tem como mandar do 6 ao 9 ano no email erinaldotraipu@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. olá, se possível poderia me enviar o planejamento do 6 ao 9 ano para meu e-mail?
    luishenriqueguedesm@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. Se possível gostaria de receber o planejamento do 6 ano no meu email

    ResponderExcluir
  84. Boa noite!!! Gostaria muito de receber o planejamento de matemática de 6° ao 9° ano. Se for possível... Ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  85. Olá! Boa noite!
    Sua obra é um presente! Gostaria muito de receber os planos de matemática de 6° ao 9°ano... Por favor... Email: pfwerlly@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde. Seu material realmente é espetacular, gostaria muito de receber plano do 6 ao 9 ano de matemática, se possível. Agradeço desde já. E-mail: tetemgbarrosop80@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde! Parabéns pelo seu excelente trabalho. Gostaria muito de receber os planos do 7 ao 9 ano. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  89. Finalmente consegui o CARTÃO ATM PROGRAMADO para
    retirar o máximo de $ 5.000 por dia para um máximo de 30
    dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
    Estou muito feliz com isso porque o usei para conseguir $ 150.000 para comprar mais bitcoins e pagar algumas contas

    Ele também pode ajudá-lo a dobrar seu bitcoin e recuperar todas as moedas criptográficas roubadas.
    Entrando em contato com ele agora para uma solução financeira.

    email: wesleymarkhackers@gmail.com

    Whatsapp: +19379917481

    ResponderExcluir
  90. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir

  91. Obtenha um cartão ATM em branco e dinheiro Bom dinheiro / fundos Pague sua dívida diretamente hoje em qualquer caixa eletrônico em qualquer lugar do mundo. entre em contato com Jaxononlinehackers@gmail.com. É 100% garantido com segurança sem a preocupação de ser pego porque o cartão em branco já está programado e carregado com bons fundos, de forma que não é rastreável e também possui uma técnica que torna impossível para o CFTV detectá-lo, i não sou uma mulher estúpida que vou revelar ao público e começar a dizer o que alguém não fez. Para mais informações entre em contato com o Sr. Jaxon Boone e também sobre como você vai conseguir seu cartão, peça o seu hoje via e-mail: Jaxononlinehackers @ gmail.com, Text & Call ou Whats-app: +12192714465

    ResponderExcluir
  92. Gostaria de receber o plano de aula do 6 ao 9 ano. Agradeço
    william.marinho@abaetetuba.ufpa.br

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde, prezado Professor! Você poderia me enviar estes planejamentos de ensino bimestrais do 6º ao 9º ano, assim como também planos de aula de diversos assuntos da matemática?
    mvmelo77@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. bom dia gostaria de receber por email estes planos de aulo do 6 ao 6 ano

    ResponderExcluir
  95. Ola!
    Bom dia.
    Gostaria de receber os planejamentos de ensino bimestrais do 6° ao 9° ano, como também alguns planos de aulas de assuntos de matemática para estas series.
    Muito obrigado.
    Email. leo.lmatematica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Boa noite! Gostaria de receber por e-mail os planos do 6º ao 9º anos.
    Ficarei muito agradecido.
    antonioferraz190466@gmail.com

    ResponderExcluir
  97. Gostaria de receber planos de 6ano por email
    maralinedavyd@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Gostaria de receber planos do 6 ano por email jdaconceiogaron@gmail.com

    ResponderExcluir
  99. Gostaria do plano de aula do 6 ao 9 ano de matemática

    ResponderExcluir
  100. Tem como enviar esse plano do 6°pra meu e-mail.ficaria muito grato.

    ResponderExcluir