PLANEJAMENTO
ANUAL 2020
Professor(a): Antonio
Carlos Barroso
Turma: 7º ano do Ensino Fundamental
Disciplina:
Matemática
01 – COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS
NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da
BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento
didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e
valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões
comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
02 – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana,
fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes
momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar
problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca
de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de
modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes,
para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos
convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas,
inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e
resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos,
incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto
prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões,
utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além
de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever
algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo,
questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos,
sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos
e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para
responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a
identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada
questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
03 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
1º BIMESTRE - 7º Ano
|
Números
|
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
|
(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora.
|
Múltiplos
e divisores de um número natural
|
(EF07MA01)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de
divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo
múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de
algoritmos.
|
||
Cálculo de
porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples
|
(EF07MA02)
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam
com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais,
cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre
outros.
|
||
Números
inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e
operações
|
(EF07MA03)
Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o
histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04)
Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
|
||
Números
|
Fração e
seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e
operador
|
(EF07MA05)
Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
(EF07MA06)
Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma
estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
(EF07MA07)
Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um
grupo de problemas.
(EF07MA08)
Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros,
resultado da divisão, razão e operador.
(EF07MA09)
Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como
a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três
partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
|
|
Números
racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e
associação com pontos da reta numérica e operações
|
(EF07MA10)
Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a
pontos da reta numérica.
(EF07MA11)
Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a
relação entre elas e suas propriedades operatórias.
(EF07MA12)
Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
|
||
Álgebra
|
Linguagem
algébrica: variável e incógnita
|
(EF07MA13)
Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para
expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de
incógnita.
(EF07MA14)
Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o
conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas
artes e na literatura.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica
para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
|
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
2º BIMESTRE - 7º Ano
|
Álgebra
|
Equivalência
de expressões algébricas: identificação da regularidade de uma sequência
numérica
|
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas
para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não
equivalentes.
|
Problemas
envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente
proporcionais
|
(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação
de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas
grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
|
||
Equações
polinomiais do 1º grau
|
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b
= c, fazendo uso das propriedades da igualdade
|
||
Geometria
|
Transformações
geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas
por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à
origem
|
(EF07MA19) Realizar transformações de polígonos
representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das
coordenadas de seus vértices por um número inteiro. (EF07MA20) Reconhecer e
representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos
e à origem.
|
|
Simetrias
de translação, rotação e reflexão
|
(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por
simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho
ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações
planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
|
||
A
circunferência como lugar geométrico
|
(EF07MA22) Construir circunferências, utilizando compasso,
reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições
artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.
|
||
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
3º BIMESTRE - 7º Ano
|
Geometria
|
Relações
entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma
transversal
|
(EF07MA23)
Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por
uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
|
Triângulos:
construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos
|
(EF07MA24)
Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das
medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
(EF07MA25) Reconhecer a rigidez geométrica
dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas
arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes
plásticas.
(EF07MA26)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados.
|
||
Polígonos
regulares: quadrado e triângulo equilátero
|
(EF07MA27)
Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de
fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de
polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de
ladrilhamentos.
(EF07MA28) Descrever, por escrito e por meio
de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular (como
quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado.
|
||
Grandezas e medidas
|
Problemas
envolvendo medições
|
(EF07MA29)
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em
contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do
conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
|
|
Cálculo de
volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais
mais usuais
|
(EF07MA30)
Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos
retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e
centímetro cúbico).
|
||
Equivalência
de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras determinadas como
triângulos e quadriláteros
|
(EF07MA31)
Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de
figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou
triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
|
BIMESTRE
|
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
4º BIMESTRE- 7º Ano
|
Grandezas
e medidas
|
Medida do comprimento da circunferência
|
(EF07MA33) Estabelecer o número como a razão entre a
medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver
problemas, inclusive os de natureza histórica.
|
Probabilidade e estatística
|
Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de
probabilidade por meio de frequência de ocorrências
|
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou
simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de
frequência de ocorrências.
|
|
Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados
|
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o
significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa,
calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do
conjunto de dados.
|
||
Pesquisa amostral e pesquisa censitária Planejamento de
pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e
interpretação das informações
|
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da
realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar
amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório
escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
|
||
Gráficos de setores: interpretação, pertinência e
construção para representar conjunto de dados
|
(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em
gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou
conveniente sua utilização.
|
03 – Metodologia:
Aulas expositivas;
Trabalhos em
equipes;
Vídeo aulas;
Class room (
sala digital).
04 – Recursos didáticos:
- Quadro Negro / Giz /
Apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
05 – Avaliação da
aprendizagem:
-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.
Observações:
As
turmas serão trabalhadas de formas diferenciadas conforme a necessidade
verificada pelo professor em sua turma ou mesmo turno, no entanto, o planejamento
anual será geral para a série ou ano em questão. Cabe assim ao professor, junto
à supervisão, repensarem em ações para adaptações necessárias conforme surgirem
as necessidades de intervenção;
Os
projetos a serem desenvolvidos nas turmas surgirão com o decorrer do
desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados e em época oportuna. Serão
apresentados aos demais professores da turma para um possível trabalho
cooperativo visando a interdisciplinaridade ou ainda, a possibilidade da
transdisciplinaridade.
BOA NOITE!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: leygelj@hotmail.com
Gostei de seu plano, tem como me enviar, ficarei imensamente agradecida.
ResponderExcluirBoa Tarde, seu plano está excelente, pode me enviar por e-mail por favor e se tiver o plano do 6 pode me enviar também. Obrigada.
ResponderExcluircassiav@prof.educacao.sp.gov.br
Gostei muito será que você pode enviar pro meu email os planos do 6 e7 ano de matemática
ResponderExcluirAmei!Tem como me enviar o do 7 ano para o E-mail :aparecida.mesquita@educacao.mg.gov.br Obrigada
ResponderExcluirBOA NOITE!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E GOSTARIA DE PEDIR SE TEM COMO ENVIAR OS PLANOS DO 6 AO 9 ANO PARA O MEU EMAIL: eng.carlos.franco@gmail.com
Olá, Professor. Excelentes planos, gostaria, se possível, enviar os planos de aula de matemática do 6ºano até o 9ºano, por gentileza. Desde já agradeço.
ResponderExcluire-mail: abelgilo@hotmail.com
Bom dia! Poderia por favor me enviar os planos de 6º ao 9º?
ResponderExcluirantonioferraz190466@gmail.com
Olá! Ótimo material, parabéns!
ResponderExcluirSe for possível, também gostaria de receber os planos de 6° a 9° ano por e-mail. carlosschmidtctrs@gmail.com
Gostaria de receber do 6 ao 9
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
Gostaria de receber o plano do 6°ano ao 9°ano ,neste email: antonioniltonp2@hotmail.com
Olá, gostei muito do seu plano.
ResponderExcluirPoderia me enviar caso tenha do 6°, 7° e 2° ensino médio?
criz_payva@hotmail.com
Ficarei muito grata
Obrigada pela atenção
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, gostei muito do seu plano.
ResponderExcluirPoderia me enviar do 6° ao 9°ano
Desde já agradeço
Ótimo material. Gostaria de receber o do 7°; 8° e 9° ano.
ResponderExcluirelenicemdr@gmail.com
Por favor , poderia enviar para o meu e-mail os planos de aulas do 6° ao 9° ano.
ResponderExcluirdiego.almeida@educacao.fortaleza.ce.gov.br
Parabéns pelo blog.
Legal, muito bom poderia compartilhar esse plano enviar no meu e-mail- genesisgabrielvieira1995@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla bom dia achei perfeito seu plano, será que poderia me enviar do 7º ao 9º ano no E-mail fabianorovederfr@gmail.com
ResponderExcluir