cead20136

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Planejamento de Biologia 2º ano autor Antonio Carlos carneiro Barroso


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 2º ano
Ano
Unidade
Bibliografia
Biologia José Luiz Soares
FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Classificação e
diversidade dos
seres vivos.
2. Vírus e viroses.
3. Reino Monera:
Seres procariontes.
4. Reino Protoctista:
algas e
protozoários
5. Reino Fungi
Reino Plantae
- Classificação e
critérios
taxonômicos
- Processo de
conquista do meio
terrestre
- Criptógamos
o Briófitas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo
reprodutivo
o Pteridófitas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo
Reprodutivo
Gimnospermas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo reprodutivo
�� Coníferas
�� Representantes
o Angiospermas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo reprodutivo
�� Monocotiledôneas
�� Dicotiledôneas
Morfologia
�� Anatomia
�� Histologia
�� Fisiologia
�� Plantas medicinais
Reino Animalia
- Classificação e critérios
taxonômicos
- Arvore filogenética
o Filo Porifera
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
Filo Cnidaria
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Hidrozoários,
Cifozoários,
Antozoários
o Filo Platyhelminthes
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Esquistossomose
�� Teníase
o Filo Nemathelminthes
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Ascaridíase
�� Ancilostomose
�� Elefantíase
Filo Mollusca
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Gastrópodes, Bivalves,
Cefalópodes
o Filo Annelida
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Oligoquetos, Poliquetos,
Hirudíneos
o Filo Arthropoda
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes: Insetos,
Crustáceos, Aracnídeos,
Quilópodes, Diplópodes
o Filo Echinodermata
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais classes
Sistema Nervoso
- Central
- Periférico
- Autônomo
Drogas
- Conceito de saúde
- Dependência
- Tolerância
- Síndrome de abstinência
- Aspectos psicossociais
- Legislação penal
- Drogas depressoras
- Drogas estimulantes
Justificar e explicar as regras que regem a nomenclatura dos nomes científicos.
Conceituar as características taxonômicas e enumerar os cinco reinos da natureza
correlacionando-os ao processo evolutivo dos seres vivos.
Conceituar vírus e explicar por que, ainda hoje, não foram classificados num dos cinco
reinos.
Diferenciar e demonstrar, esquematicamente, a estrutura viral.
Identificar e exemplificar os vírus patogênicos para o homem.
Conceituar, classificar, descrever e justificar a estrutura e as características destes
organismos.
Reconhecer e exemplificar as bactérias patogênicas e úteis para o homem.
Descrever como ocorre o processo de resistência destes organismos em relação aos
antibióticos, associando com a automedicação.
Conceitua, classificar, descrever, identificar e justificar a estrutura e as características
destes dos protozoários, algas uni e pluricelulares
Reconhecer e enumerar as protozooses humanas, seu modo de transmissão e profilaxia.
Reconhecer e informar a importância econômica das algas.
Identificar e relacionar as características evolutivas dos seres vivos pertencentes ao reino
Protista
Desenvolver a importância do aprendizado das estruturas das plantas.
Formar o pensamento evolutivo no aluno através do processo de saída das plantas da
água.
Compreender a taxonomia das plantas e os critérios sistemáticos.
Analisar as aquisições morfológicas de cada grupo de plantas.
Aprender a anatomia, histologia e fisiologia das angiospermas.
Estimular o aluno a conhecer as plantas medicinais e suas aplicabilidades.
Conhecer as principais plantas medicinais do Cerrado.
Compreender a taxonomia dos animais e os critérios sistemáticos.
Compreender a estrutura dos animais e correlacioná-la com a taxonomia do
grupo.
Observar as importâncias dos animais na vida humana.
Desenvolver a importância do aprendizado das estruturas dos animais.
Formar o pensamento evolutivo no aluno através do processo de aquisições
evolutivas e embriológicas dos animais.
Analisar as aquisições morfológicas de cada grupo de animais.
Aprender a anatomia, histologia e fisiologia dos diferentes filos de animais.
Estimular o aluno a conhecer as verminoses e sua implicabilidade social.
Entender a importância dos artrópodes na natureza e na vida humana.
Reconhecer os artrópodes vetores de doenças.
Identificar os invertebrados utilizados na alimentação humana e sua
importância econômica.
Conhecer os principais tipos de peixes e sua utilização pela espécie humana.
Entender o processo de saída dos vertebrados da água.
Observar a importância do estudo dos venenos de anfíbios e répteis.
Analisar as importâncias das aves na vida humana.
Encontrar-se na escala evolutiva dentro da classe dos mamíferos.
Compreender a variedade e estrutura dos diferentes tipos de tecidos.
Observar a importância dos tecidos na vida humana.
Estimular o aprendizado da reprodução do homem.
Aprender as diferentes fases da embriologia humana.
Estimular o aluno a conhecer as relações sociais da gravidez, parto e aborto.
Entender a relevância das doenças sexualmente transmissíveis.
Reconhecer e identificar as diferentes partes do sistema nervoso.
Conhecer os principais tipos de drogas e sua implicabilidade social
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário