Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 2º ano
Ano
Unidade
|
Bibliografia
Biologia José Luiz Soares
FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Classificação e
diversidade dos
seres vivos.
2. Vírus e viroses.
3. Reino Monera:
Seres procariontes.
4. Reino Protoctista:
algas e
protozoários
5. Reino Fungi
Reino Plantae
- Classificação e
critérios
taxonômicos
- Processo de
conquista do meio
terrestre
- Criptógamos
o Briófitas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo
reprodutivo
o Pteridófitas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo
Reprodutivo
Gimnospermas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo reprodutivo
�� Coníferas
�� Representantes
o Angiospermas
�� Estrutura
�� Historia natural
�� Ciclo reprodutivo
�� Monocotiledôneas
�� Dicotiledôneas
Morfologia
�� Anatomia
�� Histologia
�� Fisiologia
�� Plantas medicinais
Reino Animalia
- Classificação e critérios
taxonômicos
- Arvore filogenética
o Filo Porifera
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
Filo Cnidaria
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Hidrozoários,
Cifozoários,
Antozoários
o Filo Platyhelminthes
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Esquistossomose
�� Teníase
o Filo Nemathelminthes
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Ascaridíase
�� Ancilostomose
�� Elefantíase
Filo Mollusca
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Gastrópodes, Bivalves,
Cefalópodes
o Filo Annelida
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes:
Oligoquetos, Poliquetos,
Hirudíneos
o Filo Arthropoda
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais Classes: Insetos,
Crustáceos, Aracnídeos,
Quilópodes, Diplópodes
o Filo Echinodermata
�� Características gerais
�� Fisiologia
�� Aplicabilidades
�� Principais classes
Sistema Nervoso
- Central
- Periférico
- Autônomo
Drogas
- Conceito de saúde
- Dependência
- Tolerância
- Síndrome de abstinência
- Aspectos psicossociais
- Legislação penal
- Drogas depressoras
- Drogas estimulantes
|
Justificar e explicar as regras que regem a nomenclatura dos nomes científicos.
• Conceituar as características taxonômicas e enumerar os cinco reinos da natureza
correlacionando-os ao processo evolutivo dos seres vivos.
• Conceituar vírus e explicar por que, ainda hoje, não foram classificados num dos cinco
reinos.
• Diferenciar e demonstrar, esquematicamente, a estrutura viral.
• Identificar e exemplificar os vírus patogênicos para o homem.
• Conceituar, classificar, descrever e justificar a estrutura e as características destes
organismos.
• Reconhecer e exemplificar as bactérias patogênicas e úteis para o homem.
• Descrever como ocorre o processo de resistência destes organismos em relação aos
antibióticos, associando com a automedicação.
• Conceitua, classificar, descrever, identificar e justificar a estrutura e as características
destes dos protozoários, algas uni e pluricelulares
• Reconhecer e enumerar as protozooses humanas, seu modo de transmissão e profilaxia.
• Reconhecer e informar a importância econômica das algas.
• Identificar e relacionar as características evolutivas dos seres vivos pertencentes ao reino
Protista
Desenvolver a importância do aprendizado das estruturas das plantas.
• Formar o pensamento evolutivo no aluno através do processo de saída das plantas da
água.
• Compreender a taxonomia das plantas e os critérios sistemáticos.
Analisar as aquisições morfológicas de cada grupo de plantas.
• Aprender a anatomia, histologia e fisiologia das angiospermas.
• Estimular o aluno a conhecer as plantas medicinais e suas aplicabilidades.
• Conhecer as principais plantas medicinais do Cerrado.
• Compreender a taxonomia dos animais e os critérios sistemáticos.
• Compreender a estrutura dos animais e correlacioná-la com a taxonomia do
grupo.
• Observar as importâncias dos animais na vida humana.
• Desenvolver a importância do aprendizado das estruturas dos animais.
• Formar o pensamento evolutivo no aluno através do processo de aquisições
evolutivas e embriológicas dos animais.
• Analisar as aquisições morfológicas de cada grupo de animais.
• Aprender a anatomia, histologia e fisiologia dos diferentes filos de animais.
• Estimular o aluno a conhecer as verminoses e sua implicabilidade social.
Entender a importância dos artrópodes na natureza e na vida humana.
• Reconhecer os artrópodes vetores de doenças.
• Identificar os invertebrados utilizados na alimentação humana e sua
importância econômica.
Conhecer os principais tipos de peixes e sua utilização pela espécie humana.
• Entender o processo de saída dos vertebrados da água.
• Observar a importância do estudo dos venenos de anfíbios e répteis.
• Analisar as importâncias das aves na vida humana.
• Encontrar-se na escala evolutiva dentro da classe dos mamíferos.
• Compreender a variedade e estrutura dos diferentes tipos de tecidos.
• Observar a importância dos tecidos na vida humana.
• Estimular o aprendizado da reprodução do homem.
• Aprender as diferentes fases da embriologia humana.
• Estimular o aluno a conhecer as relações sociais da gravidez, parto e aborto.
• Entender a relevância das doenças sexualmente transmissíveis.
• Reconhecer e identificar as diferentes partes do sistema nervoso.
• Conhecer os principais tipos de drogas e sua implicabilidade social
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
sábado, 2 de maio de 2020
Planejamento de Biologia 2º ano autor Antonio Carlos carneiro Barroso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário