Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno
Série 1º Ano
Ano
Unidade
|
Bibliografia
Biologia
José Luiz Soares
FTD
|
Planejamento
|
Anual
|
2016
| |
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1. Ecologia:
a. Níveis de organização
b. População, comunidade,
biosfera, biomas.
c. Hábitat e nicho ecológico.
d. Níveis tróficos
e. Cadeias e teias
alimentares.
f. Fluxo de energia e
matéria.
g. Pirâmides ecológicas.
h. Produtividade nos
ecossistemas
i. Ciclos biogeoquímicos
Ecologia:
• Sucessão ecológica
• Dinâmica de populações
• Relações ecológicas
1. Ecologia
• Desequilíbrios ambientais
• Biomas
Citologia
• Composição química celular
• Envoltórios celulares
• Citoplasma – organelas
• Núcleo celular
• Divisão celular
• Gametogênese
|
Identificar os níveis de organização: população, comunidade, ecossistemas, biomas
e biosfera.
• Reconhecer o ecossistema como ambiente básico de interação entre os seres vivos .
• Conceituar espécie, população e de comunidade.
• Conceituar nicho ecológico e hábitat.
• Identificar o papel biológico, econômico e social dos microorganismos na ciclagem
de nutrientes.
• Descrever os fluxos de matéria e energia.
• Descrever os ciclos da água, nitrogênio, oxigênio e carbono , relacionando-os com
atividades antrópicas geradoras de desequilíbrios ambientais.
• Relacionar a ciclagem da matéria à respiração aeróbia, fermentação , fotossíntese e
quimiossíntese.
• Relacionar os sistemas à capacidade de absorver, sintetizar, armazenar e empregar
energia.
• Relacionar o Princípio da conservação de energia com os fenômenos naturais.
• Associar os processos bioquímicos respiração celular aeróbia e a fermentação com
obtenção de energia.
• Diferenciar cadeias e teias alimentares.
• Identificar os níveis tróficos a partir de cadeias e teias alimentares exemplificadas.
• Caracterizar os fluxos de energia e matéria em um ecossistema.
• Relacionar o fluxo de energia e matéria às pirâmides de energia e matéria.
• Identificar as pirâmides de energia, matéria e número em um ecossistema.
• Relacionar os mecanismos de respiração celular à produtividade primária bruta e
líquida.
• Compreender a importância ecológica dos microrganismos e sua participação nos
ciclos biogeoquímicos.
• Compreender o processo cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de
energia tendo referência os ciclos do nitrogênio, água, carbono e oxigênio.
Reconhecer a importância das interações entre os seres vivos na manutenção dos
ecossistemas.
• Identificar o papel das interações sociais na manutenção dos grupos humanos.
• Reconhecer o ecossistema como ambiente básico de interação entre os seres vivos.
• Descrever os ciclos da água, nitrogênio, oxigênio e carbono, relacionando-os com
atividades antrópicas geradoras de desequilíbrios ambientais.
• Perceber as vantagens e inconveniências da utilização de energia renováveis e nãorenováveis.
• Compreender os mecanismos relacionados com a dinâmica de populações.
• Relacionar o estudo da dinâmica de populações à análise de gráficos.
• Descrever o bioma cerrado com suas fitofisionomias.
• Descrever os processos de desequilíbrio ambiental relacionados com o bioma
cerrado.
• Identificar o homem como agente desencadeador da perda do equilíbrio de
ecossistemas nos diferentes biomas.
• Relacionar as taxas de mortalidade/natalidade e migração com a densidade
demográfica.
• Efetuar cálculos de densidade populacional.
• Descrever as séries de alterações nas comunidades ao longo de uma sucessão
ecológica.
• Identificar os principais desequilíbrios ambientais relacionando-os com as atividades
antrópicas.
Diferenciar células procariontes e eucariontes.
• Compreender a estrutura viral e a dificuldade de classificação dos vírus.
• Identificar o papel biológico das principais substâncias químicas que compõem a
célula.
• Descrever o modelo de Singer e Nicholson para a membrana plasmática.
• Diferenciar transporte ativo e passivo.
• Relacionar os diferentes tipos de transporte aos fenômenos celulares.
• Identificar, por meio de esquemas, os diferentes organelas citoplasmáticos.
• Identificar as funções das organelas citoplasmáticas.
• Relacionar os componentes do núcleo com o controle do metabolismo celular.
• Diferenciar cromatina e cromossomo.
• Relacionar a interfase, com suas subfases, ao comportamento do material genético.
• Identificar a importância da mitose e meiose.
|
Aula Expositiva
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
sábado, 2 de maio de 2020
Planejamento de Biologia 1º ano autor Antonio Carlos carneiro Barroso 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário