Colégio Estadual Dinah Gonçalves
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Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
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Turno
Série 1º Ano
Ano
Unidade
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Bibliografia
Biologia
José Luiz Soares
FTD
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Planejamento
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Anual
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2016
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Conteúdos
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Objetivos
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Metodologias
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Avaliação
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1. Ecologia:
a. Níveis de organização
b. População, comunidade,
biosfera, biomas.
c. Hábitat e nicho ecológico.
d. Níveis tróficos
e. Cadeias e teias
alimentares.
f. Fluxo de energia e
matéria.
g. Pirâmides ecológicas.
h. Produtividade nos
ecossistemas
i. Ciclos biogeoquímicos
Ecologia:
• Sucessão ecológica
• Dinâmica de populações
• Relações ecológicas
1. Ecologia
• Desequilíbrios ambientais
• Biomas
Citologia
• Composição química celular
• Envoltórios celulares
• Citoplasma – organelas
• Núcleo celular
• Divisão celular
• Gametogênese
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Identificar os níveis de organização: população, comunidade, ecossistemas, biomas
e biosfera.
• Reconhecer o ecossistema como ambiente básico de interação entre os seres vivos .
• Conceituar espécie, população e de comunidade.
• Conceituar nicho ecológico e hábitat.
• Identificar o papel biológico, econômico e social dos microorganismos na ciclagem
de nutrientes.
• Descrever os fluxos de matéria e energia.
• Descrever os ciclos da água, nitrogênio, oxigênio e carbono , relacionando-os com
atividades antrópicas geradoras de desequilíbrios ambientais.
• Relacionar a ciclagem da matéria à respiração aeróbia, fermentação , fotossíntese e
quimiossíntese.
• Relacionar os sistemas à capacidade de absorver, sintetizar, armazenar e empregar
energia.
• Relacionar o Princípio da conservação de energia com os fenômenos naturais.
• Associar os processos bioquímicos respiração celular aeróbia e a fermentação com
obtenção de energia.
• Diferenciar cadeias e teias alimentares.
• Identificar os níveis tróficos a partir de cadeias e teias alimentares exemplificadas.
• Caracterizar os fluxos de energia e matéria em um ecossistema.
• Relacionar o fluxo de energia e matéria às pirâmides de energia e matéria.
• Identificar as pirâmides de energia, matéria e número em um ecossistema.
• Relacionar os mecanismos de respiração celular à produtividade primária bruta e
líquida.
• Compreender a importância ecológica dos microrganismos e sua participação nos
ciclos biogeoquímicos.
• Compreender o processo cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de
energia tendo referência os ciclos do nitrogênio, água, carbono e oxigênio.
Reconhecer a importância das interações entre os seres vivos na manutenção dos
ecossistemas.
• Identificar o papel das interações sociais na manutenção dos grupos humanos.
• Reconhecer o ecossistema como ambiente básico de interação entre os seres vivos.
• Descrever os ciclos da água, nitrogênio, oxigênio e carbono, relacionando-os com
atividades antrópicas geradoras de desequilíbrios ambientais.
• Perceber as vantagens e inconveniências da utilização de energia renováveis e nãorenováveis.
• Compreender os mecanismos relacionados com a dinâmica de populações.
• Relacionar o estudo da dinâmica de populações à análise de gráficos.
• Descrever o bioma cerrado com suas fitofisionomias.
• Descrever os processos de desequilíbrio ambiental relacionados com o bioma
cerrado.
• Identificar o homem como agente desencadeador da perda do equilíbrio de
ecossistemas nos diferentes biomas.
• Relacionar as taxas de mortalidade/natalidade e migração com a densidade
demográfica.
• Efetuar cálculos de densidade populacional.
• Descrever as séries de alterações nas comunidades ao longo de uma sucessão
ecológica.
• Identificar os principais desequilíbrios ambientais relacionando-os com as atividades
antrópicas.
Diferenciar células procariontes e eucariontes.
• Compreender a estrutura viral e a dificuldade de classificação dos vírus.
• Identificar o papel biológico das principais substâncias químicas que compõem a
célula.
• Descrever o modelo de Singer e Nicholson para a membrana plasmática.
• Diferenciar transporte ativo e passivo.
• Relacionar os diferentes tipos de transporte aos fenômenos celulares.
• Identificar, por meio de esquemas, os diferentes organelas citoplasmáticos.
• Identificar as funções das organelas citoplasmáticas.
• Relacionar os componentes do núcleo com o controle do metabolismo celular.
• Diferenciar cromatina e cromossomo.
• Relacionar a interfase, com suas subfases, ao comportamento do material genético.
• Identificar a importância da mitose e meiose.
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Aula Expositiva
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Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
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EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res
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