cead20136

Pesquisar no blog

Carregando...

Pesquisar na net

Custom Search

sábado, 26 de outubro de 2013

Filo Porifera


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        


As esponjas representam o Filo Porifera.
Os representantes do Filo Porifera são aquáticos, a maioria do ambiente marinho. São animais de estrutura corpórea mais simples, sem tecidos diferenciados, não possuem órgãos de locomoção e grande parte está presa às rochas. Algumas espécies apresentam simetria radial, porém a maioria é assimétrica.

As esponjas podem viver isoladamente ou formar colônias. São pequenas, medem alguns centímetros de altura, entretanto existem algumas espécies em que os representantes medem até 2 metros de altura e 3 metros de diâmetro. As esponjas possuem forma e cor variáveis, resultantes da espécie e de fatores ambientais.

A água que conduz alimento e oxigênio penetra por uma série de poros apresentados na superfície de uma esponja.

Os poríferos são animais diblásticos, pois em seu desenvolvimento embrionário apresentam o corpo revestido externamente por células pavimentosas chamadas pinacócitos, que constituem a pinacoderme. A parede interna é formada de coanócitos, células flageladas, que constituem a coanoderme.

As esponjas são animais que se alimentam de partículas suspensas na água.

Os amebócitos (células que têm a capacidade de se deslocar pelo meso-hilo por meio de movimentos amebóides) é um tipo celular imerso no meso-hilo, constituído basicamente por um material gelatinoso.

As esponjas reproduzem-se assexuada e sexuadamente. A reprodução assexuada pode ser por brotamento, fragmentação ou gemulação. Na reprodução sexuada, elas produzem espermatozóides ou óvulos.

As esponjas possuem grande capacidade de regeneração.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger