A função Horária do Movimento Uniforme
No movimento uniforme temos que a velocidade escalar é constante e coincide com a velocidade escalar média em qualquer instante ou intervalo de tempo. Matematicamente, a velocidade escalar média pode ser expressa da seguinte forma:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT41QaQPvTyn4nzp6e0q4DaHULOEL9WM8i54ASLIL48W1PD_iWYoZkaqPYwgZne-oY_dOQI0KQQE5i0RsZjhHiQGGLS_dF3dBspJekyQ0NIfwJ0hqwhDF2-W_zg27ie37hVYzqI8qaW3E/s320/velocidade.jpg)
Onde:
• ΔS é a variação de posição do móvel, ΔS = S – So;
• Δt é a variação do tempo, Δt = t – to.
Substituído ΔS e Δt na equação da velocidade descrita acima, temos:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnTyVdb8qr8Jju5-z2MXAvtw9oOc2R2fF7Diu3bl_4fl8J6KnRxiN7bNlwLxIO_yHOLjT9Q4SZhhyJcbfPZWxu4oTQa59NGgAcb0lZA1V5hALrKW1vxN7XDx0DBPUy0-aETOFYcvu7ukw/s320/velocidade+2.jpg)
Fazendo tempo inicial igual a zero, to= 0, temos a função horária do movimento uniforme.
S = So + Vt
Essa é uma função do primeiro grau e é chamada de função horária da posição. Através dela podemos determinar a posição de um móvel num determinado instante.
Encontro entre um móvel A e um Móvel B
Considere dois móveis A e B se movimentando em uma mesma trajetória simultaneamente em sentido opostos ou em mesmo sentido. O encontro entre o móvel A e o móvel B ocorrerá quando eles estiverem na mesma posição. Ou seja: Sa = Sb
Características do Movimento Uniforme
Como vimos inicialmente, o movimento uniforme é o movimento que possui velocidade constante, ou seja, ela não varia com o passar do tempo. Entretanto, essa velocidade, apesar de ser constante, é diferente de zero, ou seja, ela pode assumir qualquer outro valor que não seja o zero.
Sendo a aceleração definida da seguinte forma:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyqAeuqdsUnsrlpXN6b__-KPTeYiMgFkVEC-iR-230o6OtNPGf6swQ1SCzKkSydEO2XJtFUJhmIn6VN7Q-cZYoFfSYF7s0boDwR-BebLZX0x61dkGrQ4GVPrZQ0pvoFT26BB_saJJODKE/s320/aceleracao.jpg)
E sabendo que no movimento uniforme a variação da velocidade é igual a zero, pois a velocidade final é igual à velocidade inicial, concluímos que a aceleração é constante e igual a zero.
Ao observamos atentamente os movimentos dos móveis no cotidiano vamos perceber que o movimento uniforme na realidade não existe, pois sempre é necessário aumentar ou diminuir a velocidade durante o trajeto até determinado local. Todos os móveis e até nós, os seres humanos, fazemos quando, por exemplo, corremos para não chegar atrasado ao serviço. O movimento que retrata de forma clara os movimentos que ocorrem no cotidiano é o movimento uniformemente variado, o qual possui velocidade variável e aceleração constante.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário