domingo, 23 de fevereiro de 2020

Planejamento de Matemática (Ensino Médio )


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade I
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Conjunto numérico
Operações;
Conjuntos N,Z,Q,I,R
Intervalos reais
Problemas
2- Funções
Definições
Domínio e Imagem
Gráficos
Plano cartesiano
Análise de gráficos
3- Noções de Matemática
financeira
Razão e proporção
Porcentagem
Reconhecer os conjuntos numéricos, bem
Como as operações de em conjuntos;
Identificar os tipos de intervalos
Resolver problemas com conjuntos
Identificar uma função
Identificar e construir gráficos
Identificar seu domínio e imagem
Ser capaz de extrair dados significativos
de um gráfico através de sua análise;
Identificar razões proporcionais,
diretamente ou inversamente.
Ser capaz de trabalhar com porcentagem,
bem como aplicar em cálculos de juros ou
descontos simples
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Função Afim
Definição
Gráfico
Coeficientes
Zero ou raiz
Crescimento
Sinal
Inequações
2- Noções de Matemática
Financeira
Juros e desconto
Simples
Juro composto
Reconhecer uma função Afim bem como
seu gráfico
Identificar seus coeficientes e saber qual a
função de cada um deles
Ser capaz de trabalhar com estudo de
sinais e resolver inequações
Identificar razões proporcionais,
Diretamente ou inversamente.
Ser capaz de trabalhar com porcentagem,
bem como aplicar em cálculos de juros,
descontos simples ou juro composto
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Função Quadrática
Definições
Domínio e Imagem
Gráficos
Equações
Inequações
2- Progressão Aritmética -PA
Definição
Termo Geral
Soma dos Termos
3- Geometrias Plana
o Conceitos primitivos
o Ângulos
o Paralelismo
o Ângulos na
circunferência
Ser capaz de reconhecer uma função do 2º
grau e suas propriedades, além de resolver
Problemas com equações e inequações.
Identificar seqüências entre elas a PA
Ser capaz de trabalhar com trabalhar com
suas aplicações
Relembrar conceitos básicos de
Geometria plana e trabalhar suas
aplicações com ângulos e retas
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade I
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1-Trigonometria
Unidades de medida de
ângulos: graus e
radianos
Razões trigonométricas
no triângulo retângulo
Tabela – ângulos
notáveis: 30°, 45°, 60°.
Ciclo Trigonométrico
Lei dos senos e lei dos
co-senos
Funções
trigonométricas
Construções de gráficos
Propriedades gráficas
Soma de arcos
Transformações
trigonométricas
Identidades
trigonométricas
Identificar e reconhecer as unidades de
medidas de ângulos mais importantes
Saber transformar as unidades: grau – radiano
Resolver problemas trigonométricos em um
triângulo retângulo
Interpretar as razões trigonométricas
Identificar seno, co-seno e tangente dos
ângulos notáveis (30°, 45°, 60°)
Localizar ângulos no ciclo trigonométrico
Identificar seno, co-seno e tangente dos
ângulos no ciclo trigonométrico
Aplicar e interpretar as leis do seno e do cosseno
Construir e interpretar os gráficos das funções
trigonométricas
Aplicações das funções trigonométricas
Resolver problemas de transformações e
identidades trigonométricas
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
2- Matrizes
Definição
Representação
algébrica
Tipos de matrizes
Operações com
matrizes
3-Determinantes
Determinantes de
matrizes 2x2 e 3x3
Regra de Sarrus
Propriedades dos
determinantes
Determinantes de
matrizes de ordem
maior que 3
Reconhecer matrizes, bem como as
operações;
Identificar os tipos de matrizes
Resolver problemas com matrizes
Ser capaz de operar com matrizes
Ser capaz de montar matrizes
Calcular o determinante de matrizes de ordem
2 e 3
Resolver problema que necessitem do
determinante
Ser capaz de identificar e classificar um
sistema linear
Ser capaz de utilizar a Regra de Cramer na
Resolução de Sistemas.
Ser capaz de fazer a discussão de um Sistema
Ser capaz de resolver um Sistema por
escalonamento
Ser capaz de discutir um Sistema por
escalonamento
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
4-Função exponencial
Propriedades de
potenciação
Equações
exponenciais
Função exponencial
Condição de
existência: Domínio
Inequações
exponenciais
5-Logaritmos
Definição
Propriedades
Condição de
existência: Domínio
Manipulação dos
logaritmos
Conhecer as propriedades das potências
Resolver equações e inequações exponenciais
Identificar uma função exponencial
Analisar graficamente uma função
exponencial e suas propriedades
Reconhecer as aplicações da função
exponencial
Conhecer as propriedades dos logaritmos
Resolver exercícios de logaritmos
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 2º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
6-Função logarítmica
Definição
Gráficos
Aplicações
Relação: Função
exponencial x Função
logarítmica – Função
inversa
Funções e seqüência
7-Sistemas Lineares
Definição
Forma matricial de
um Sistema Linear
Classificação
Regra de Cramer
Discussão de
Sistemas
Escalonamento
Identificar uma função logarítmica
Analisar graficamente uma função logarítmica
e suas propriedades
Reconhecer as aplicações da função logarítmica
Estabelecer relações entre a função exponencial
e a função logarítmica
Obter a inversa de uma função exponencial e
de uma função logarítmica
Relacionar a função exponencial e a
logarítmica com as progressões aritmética e
geométrica
Ser capaz de identificar e classificar um sistema
linear
Ser capaz de utilizar a Regra de Cramer na
Resolução de Sistemas.
Ser capaz de fazer a discussão de um Sistema
Ser capaz de resolver um Sistema por
escalonamento
Ser capaz de discutir um Sistema por
escalonamento
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1-Geometria Plana
Semelhança de
triângulos
Relações métricas
Polígonos Regulares
Comprimento e arco de
circunferência
Área de figuras planas
2- Geometria dos corpos
sólidos
Poliedros e poliedros de
Platão
Relação de Euler
Prisma, pirâmide e
tronco
3- Progressão Geométrica
Definição
Termo Geral
Soma dos Termos
PG convergente
PG e PA
Ser capaz de trabalhar com semelhança de
triângulos bem como com outros tipos de
triângulos;
Identificar e aplicar a situações problemas os
polígonos inscritos, bem como comprimento
de arco e circunferência
Trabalhar com áreas de figuras planas
Ser capaz de identificar corpos sólidos bem
como trabalhar aplicações voltadas a eles
Ser capaz de reconhecer um PG bem
como aplicar suas fórmulas de termo geral
e de soma dos termos;
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios






Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade I
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Geometria Analítica
Plano Cartesiano
Distância entre dois
pontos
Ponto médio
Condição de
alinhamento de 3
pontos
Equação geral e
reduzida da reta;
Paralelismo e
perpendicularismo;
2- Análise Combinatória
Principio
Fundamental da
Contagem (PFC)
Fatorial
Arranjos Simples
Combinações
Ser capaz de trabalhar no plano cartesiano
com ponto e retas;
Calcular a distancia de dois pontos usando
suas coordenadas
Ser capaz de determinar a equação de uma
reta
Ser capaz de criar retas paralelas e
perpendiculares no plano cartesiano
Reconhecer as aplicações do PFC
Calcular e aplicar o fatorial
Diferenciar e aplicar arranjos e combinações
Resolver problemas utilizando PFC, Arranjos
e Combinações
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Geometria Analítica
Ângulos entres retas
Distância de ponto a
reta
Área de triângulo
Bissetrizes do ângulo
de duas retas
Equação geral e
reduzida de uma
circunferência
Posições relativas
Inequações de 2º grau
com duas incógnitas
Tangencia
2- Números complexos
Definição
Operações
Plano Argand-Gauss
Módulo
Argumento
3- Análise Combinatória
Permutação
Ser capaz de calcular a distância entre ponto e
reta;
Calcular ângulos entre as retas;
Calcular a área de um triângulo usando as
coordenadas dos pontos de vértice
Traçar a bissetriz entre duas retas
Ser capaz de construir as equações de reta;
Ser capaz de trabalhar com posições relativas
e inequações
Identificar e calcular retas tangentes
Compreender o conjunto dos números
complexos;
Ser capaz de operar números complexos
Ser capaz de representá-los no Plano Argand-
Gauss, bem como identificar seu módulo e
seu argumento
Trabalhar com permutações e resolver
problemas
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Números Complexos
Forma Polar
Operações na forma
polar
Potenciação e
radiciação
2- Polinômios
Função Polinomial
Operações
Teorema Fundamental
da Álgebra
3- Probabilidade
Experimento
aleatório
Espaço amostral
Evento
Probabilidade em
espaços amostrais
equiprováveis
Probabilidade da união
Ser capaz de representar um número
complexo em sua forma polar e resolver
operações, inclusive de potenciação e
radiciação
Ser capaz de reconhecer uma função
polinomial e resolver operações;
Aplicar o Teorema Fundamental da Álgebra
Entender os conceitos de experimento, espaço
e evento para o cálculo de probabilidades
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 3º Ano Básico
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
Planejamento
Anual
2019

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Polinômios
Teorema da
Decomposição
Raízes complexas e
multiplicidade de
raízes
Relações de Girard
Raízes Racionais
2- Probabilidade
Probabilidade
Condicional
Probabilidade de
eventos sucessivos
3-Binômio de Newton
4- Estatística
Variável
Tabelas de
Freqüência
Medidas de
centralidade e
dispersão
Ser capaz de identificar e aplicar o Teorema
da decomposição
Ser capaz de calcular as raízes de um
polinômio
Ser capaz de utilizar as relações de Girard
para resolver problemas de equação
polinomial
Ser capaz de identificar outros tipos de
probabilidades e resolver problemas
Identificar e calcular coeficientes binomiais
Ser capaz de construir e aplicar o triângulo de
Pascal
Ser capaz de identificar o termo geral do
binômio
Ser capaz de identificar variáveis, gerar e
interpretar tabelas de frequência e calcular
medidas de centralidade e dispersão
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios

17 comentários:

  1. ótimo planejamento que seus alunos possa tirar muito proveito neste ano letivo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professor... Agradeço pelo material... Gostaria se o sr puder, enviar-me esse arquivo no email:
    edmarribeiro35@gmail.com
    Agradeço desde já...por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia professor... Agradeço pelo material... Gostaria se o sr puder, enviar-me esse arquivo no email:
    edmarribeiro35@gmail.com
    Agradeço desde já...por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo material professor, se puder enviar para esse e-mail: evsvieira42@gmail.com, eu agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Poderia me enviar o material do EJA 1 ano ensino médio por favor. mariana_oliveir@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei todo esse conteúdo! Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. boa tarde!
    professor, pode compartilhar?
    se sim obrigado!
    brunoduarte12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá professor,muito obrigada por esse material riquíssimo! Está me ajudando muito no meu planejamento.Esta de parabens

    ResponderExcluir
  9. excelente material!!! poeria me enviar nesse e-mail? dossantos.damares32@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  10. Se puder enviar o material para esse email: costafab31@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Pode enviar por e-mail professor por favor

    ResponderExcluir
  12. Pode enviar por e-mail professor por favor luizaevelma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. queria que vcs mandassem para mim esse plano anual pro meu e-mail, por favor.gostei muito.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom material, mas não entendi o porque de duas 1ª séries e duas 2ª com duas unidades III. As duas da 2ª séries, uma é continuação, já para a 1ª série, não.

    ResponderExcluir