Pular para o conteúdo principal

Porcentagem



A palavra porcentagem ou percentagem vem do latim – per e cento – e significa por um cento. Ao que parece, o símbolo % foi usada por um comerciante inglês do século XVII, para registrar os cálculos que efetuava em suas operações comerciais.
Denomina-se porcentagem a medida da razão que apresenta como base o número 100 (razão centesimal). Isto é, toda razão a : b, na qual b= 100 pode ser escrita na forma de taxa percentual, utilizando o símbolo %.
Assim, admitindo a razão 2 : 5, podemos transformá-la em centesimal de um método fácil: achando a sua forma decimal (dividindo o numerador pelo denominador), e multiplicando-a por 100. Veja:
0,4 . 100 = 40% (forma porcentual)


Desse modo a razão centesimal 40 para 100 é equivalente a expressão 40 por cento e pode ser representada por 40% (forma porcentual).

Exemplos
1. Maria juntou 45% do seu salário, que é de R$ 900. Quanto de dinheiro Maria juntou?

Assim, Maria juntou R$ 405,00.


2. Numa pesquisa, foram entrevistadas 100 pessoas. Perguntadas sobre seu esporte preferido, responderam conforme a tabela abaixo:

Representar o percentual de preferência de cada esporte
a. Nos diagramas quadriculados
b. Na forma fracionária
c. Na forma decimal



Considerando a mesma pesquisa, responder:
Se das 100 pessoas entrevistadas, 60 forem homens e 40 forem mulheres, e se todos os homens escolherem futebol, quantas mulheres escolherão cada um dos outros esportes?

Represente os resultados obtidos na forma de fração e na forma percentual em relação ao número de mulheres entrevistadas.

Exercícios1) Um fichário tem 25 fichas numeradas. Sabe-se que 13 dessas fichas têm números ímpares e as fichas restantes têm números pares. Nessas condições, as fichas que têm números pares representam quantos por cento das fichas numeradas do fichário?

2) Quanto vai custar um casaco cujo preço era de 65 reais e teve um aumento de 12%?
3) Uma TV de plasma que custava R$ 1.200 passou a custar R$ 900 durante uma promoção. Qual foi a porcentagem de desconto da TV?

4) Na papelaria da esquina estão dando um desconto especial de 15% para os alunos da minha escola. Fiz umas compras para o clubinho de ciências e gastei 153 reais. Qual seria o preço da compra sem o desconto?

5) Um corretor de imóveis recebe 6% de comissão nas vendas que realiza. Qual foi sua comissão em uma venda de R$ 60 000,00?

6) Uma financeira cobra multa de 11% ao mês em caso de conta paga com atraso. Qual deverá ser o valor cobrado por uma conta de R$ 7 500,00, vencida há um mês?

7) Um posto de gasolina oferece um desconto de 2% se o cliente completar o tanque. Se o total gasto for de R$ 85, 00, qual será o valor pago com desconto?

8) Das 15 crianças que foram acampar 10 são meninas. Qual é a porcentagem de meninas em relação ao número total de crianças?

9) Em uma trilha de 12 quilômetros, os alunos percorreram 9,6km. Qual foi a porcentagem percorrida desta trilha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de