Bandeira do Ceará
Significado da bandeira: o verde representa as matas; o amarelo, as riquezas minerais; o farol é uma referência a Fortaleza, capital estadual. A jangada e a carnaúba simbolizam, respectivamente, o cearense e o extrativismo vegetal.
Localizado na Região Nordeste do Brasil, o estado do Ceará possui fronteiras com o Piauí (a oeste), Rio Grande do Norte (a leste), Paraíba (a sudeste) e Pernambuco (ao sul); a porção norte do território cearense é banhada pelo Oceano Atlântico.
O Ceará apresenta extensão territorial de 148.920,538 quilômetros quadrados. Situado na sub-região do Sertão Nordestino, a principal cobertura vegetal é a caatinga, além de trechos de vegetação de restinga e salinas na zona litorânea. O clima predominante é o semiárido; o relevo é caracterizado por áreas de planalto e planícies e a rede hidrográfica é composta pelos rios Acaraú, Banabuiú, Ceará, Jaguaribe, Pacoti e Salgado.
Localização do Ceará no mapa do Brasil
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é composta por 8.448.055 habitantes, distribuída em 184 municípios. Fortaleza, capital do Ceará, é a cidade mais populosa: 2,4 milhões de pessoas. A maioria dos cearenses reside em áreas urbanas (75%).
A economia do estado é impulsionada pelo setor de serviços, que tem no turismo uma importante atividade – o Ceará recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano. A indústria está em constante expansão, com destaque para os segmentos têxtil, químico, calçados, alimentício, siderúrgico, etc. A agropecuária baseia-se na criação de bovinos, caprinos e suínos e nos cultivos de cana-de-açúcar, mandioca, arroz, feijão, milho e frutas.
Quer saber mais sobre este estado? Então confira nossa subseção e conheça as principais características físicas, econômicas e populacionais do Ceará.
alunosonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário