Ao olharmos ao nosso redor, nos deparamos com figuras geométricas de formas variadas, estudos são desenvolvidos no intuito de desvendar as propriedades de tais situações geométricas. Uma forma conhecida e muito utilizada é o cone, figura que iremos estudar.
O cone reto é uma figura de base circular gerada pela revolução de um triângulo retângulo.
Elementos de um cone
O cone é composto por uma base circular de raio (r), altura (h), vértice e lateral chamada de geratriz. No cone reto a altura é perpendicular ao centro da base de raio (r), isto é, a altura e o centro da base formam um ângulo de 90º.
Classificação e exemplos
Cone Reto Cone Oblíquo
Planificação do cone
Áreas pertencentes ao cone
Área da base
A área da base de um cone é a região limitada por um círculo, que pode ser calculada pela expressão: Ab = пr2 (п = 3,14).
Área lateral
A área lateral de um cone é formada pela geratriz do cone, podemos considerá-la como o raio, veja que a planificação lateral do cone é um arco de circunferência de comprimento 2пr, pois este arco é o comprimento da base do cone. Podemos calcular a área lateral do cone utilizando a seguinte fórmula: AL = пrg.
Área total
Calculamos a área total de um cone adicionando a área lateral e a área da base, para isso podemos utilizar a seguinte expressão:
At = пr (g+r)
Volume
O volume do cone é calculado multiplicando a área da base pela altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário