![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6814Eshv_h71kf7h5_5ZfL0J1Ec7WRFgRH_FdLUfKVAuUyiOzgadnnJmddJlcNGQmcgnMhJpqctGOl4JHHzfwmkNUsxeFhmDKw5LdQajDbg7qnjgi0sf9-T1S8rUoHhJ2tuBV47uFK0N5/s320/b5cb7202e3ee69aa9f4b6aa62804c66f.jpg)
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
Células do parênquima amilífero contendo amiloplastos.
O parênquima é um tipo de tecido formado por células pouco especializadas, preenchendo os espaços entre os demais tecidos de uma planta. Porém, apresentando funções específicas, conforme a classificação descrita abaixo:
Parênquima cortical → Tecido de preenchimento que fica abaixo da epiderme na região medular, denominada córtex. Pode ocorrer em caules e raízes.
Parênquima clorofiliano → Tecido formado por uma camada de células uniformes e clorofiladas, facilitando as trocas gasosas entre o gás carbônico e oxigênio (converter energia luminosa em energia química).
Parênquima Aqüífero → Tecido constituído por células relativamente grandes, com um notável vacúolo, envolvido por uma fina camada de citoplasma, sendo responsável pelo armazenamento de água.
Parênquima Aerífero → Tecido cujas células apresentam grandes espaços intercelulares, facilitando a circulação de gases, fazendo com que, principalmente os vegetais aquáticos flutuem.
Parênquima Amilífero → Tecidos vegetais contendo células com plastos responsáveis por armazenar substâncias de reserva (amido, proteínas e lipídeos).
www.mundoeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário